Nova Geração #163 – Passagem do tempo no ser

 

Como os espíritos veem, ouvem e escutam no mundo espiritual? É o que Kardec discute com os espíritos nas as questões 237 e 238.


Baixar Áudio


Livro dos Espíritos

Parte II – Vida Espírita

 

Item – Percepções, sensações e sofrimentos dos espíritos

 

237. Uma vez no mundo dos espíritos, a alma tem ainda as percepções que possuía enquanto viva?
“Sim, e ainda outras que não possuía, porque seu corpo era como um véu que as obscurecia. A inteligência é um atributo do espírito, mas ela mais livremente se manifesta, quando não tem entraves.”

238. As percepções e os conhecimentos dos espíritos são ilimitados? Numa palavra: eles sabem tudo?
“Quanto mais se aproximam da perfeição, mais sabem; se são superiores, sabem muito; os espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes acerca de todas as coisas.”

239. Os espíritos conhecem o princípio das coisas?
“De acordo com sua elevação e sua pureza; os espíritos inferiores não sabem, sobre isto, mais do que os homens.”

240. Os espíritos compreendem a duração do tempo como nós?
“Não, e é o que faz com que nem sempre nos compreendais, quando se trata de fixar datas ou épocas.”

Os espíritos vivem fora do tempo, tal como o compreendemos; o transcurso do tempo, para eles, anula-se, por assim dizer, e os séculos, tão longos para nós, são-lhes apenas instantes que se apagam na eternidade, do mesmo modo que as desigualdades do solo se apagam e desaparecem, para aquele que se eleva no Espaço.

 

Mensagem de Encerramento

 

Meus filhos, percepção é um tema por demais  importante e por demais precioso para todos nós. Como diz Kardec: o Espiritismo faz o adepto sincero mudar o ponto de vista. O que é isto? Mudar a percepção de tudo. Hoje vocês viram uma coisa muito curiosa, que eu penso que vocês gostariam que eu comentasse.

A percepção de como o tempo passa, para falar linguagem de vocês, como o tempo passa diferente. Filhos, quando nós temos uma profunda paz, o tempo passa muito rápido e nunca de forma monótona. Para vocês que vivem agitados, angustiados, acelerados, tudo é muito ruim, porque vivem fazendo pouco e criando grande confusão. Quando tempo se torna um amigo, a vida se torna pacífica.

Veja o exemplo do Cristo, foi o que mais fez e foi o mais pacífico dos homens. No sentido de uma relação muito tranquila com o tempo. Vocês não vão encontrar o Cristo apressado… Ocupado… Muita coisa fazer… Entretanto, ele é o espírito que mais fez e faz atividades neste mundo.

Penso que alterar esta percepção do tempo, no dia a dia  de vocês, pode e deve trazer muita paz para o coração de vocês. Essa vida agitada é vida de louco, é vida de quem quer treinar para viver no hospício.

Vida produtiva, sim, vida agitada, jamais! Não é necessário até porque os agitados são os que menos fazem, filhos. Então pensamos o que podemos dizer de realmente útil para vocês em relação a a relação com p tempo é que: quanto mais maduro é o espírito, mais ele consegue uma relação saudável com o tempo.

Conheço muitos amigos que dizem: que bom, em mil anos Terra estará um lugar agradável. Se dizem isto para encarnados, encarnados se assustam. Mas eles dizem para nós, com alegria, com sinceridade. Talvez vocês não entendam isto, mas muitos planejam reencarnar na Terra daqui a mil anos, para ajudar.

Muitos hoje na vida espiritual desenvolvem tarefas que vão aparecer no mundo, daqui a trezentos anos. Esses são amigos que eu acompanho mais de perto. Preciso que encarnado entenda, nada na natureza se faz sem um longo planejamento e um longo percurso a ser realizado. Descobertas da ciência hoje tem uma longa história espiritual e vocês não imaginam que daqui a trezentos anos descobertas maravilhosas vão ocorrer, mas que já estão aqui em plena atividade.

Existem sempre muitos detalhes para as coisas bem feitas, filhos. Vocês hoje já podem entender que o planejamento do Cristo, a parte mais direta dele, dar-se com a formação do povo judeu e muitos os estudos ocorreram antes disto. Porque conto tudo isso? Para falar maravilhas deslumbrantes, místicas, vazias? Não! Para que vocês entendem, filhos, desculpe a fala direta, não existe solução mágica para vocês. Porque vocês fazem parte do universo e no universo tudo são processos milenares, no mínimo. Não há nada que se conte com a medida menor que milênios quando falamos de evolução humana. Nada. Então, isso deve deve trazer paz a vocês, valorizar o minuto, mas ter metas milenares. É o que eu posso dizer para vocês como funciona a emoção  em relação ao tempo em espírito realmente evoluído.

Vejam Eurípedes, não há minutos desperdiçados, há milênios programados, pensem nisto.

Pensem nisso. Permita que esta compreensão toque pelo menos a superfície do coração de vocês. E vocês vão aprender sair da loucura desesperada como vocês fazem.  São expressões infelizes e muito negativas: correr contra o tempo. Quem corre contra o tempo é um louco, porque o tempo é criação divina. Precisamos caminhar junto ao tempo. Vocês quererem brigar com tudo, até contra o tempo! Isto é muito triste para nós. Sempre a revolta, sempre a oposição, sempre a discórdia.

É triste e também  engraçado, alguns amigos dizem ao visitar a Terra, estes seres bestiais ainda brigam até com o tempo.

É verdade, filhos, é preciso parar de brigar com o tempo. É preciso entender que ele é uma dádiva de Deus que deve nunca ser desperdiçada e nunca ser vista como alguém que se opõem, como um opositor. Por isto, filhos, dizemos: aproveite os minutos, almeje milênios, nunca briguem com o tempo.

O tempo é um amigo nobre e silencioso que sempre, sempre, está disposto a colaborar, e aquele que entende isto realiza grandes obras que sempre requerem milênios.

Muita paz do amigo espiritual de sempre.

 

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s