Nova Geração # 212 – Sonho: saber a época da morte

A morte é uma das melhores referências para aproveitarmos sabiamente a vida. Saber o que devemos fazer e realizar é ser fiel a nossa verdadeira felicidade.

A São Pedro de Piracicaba


Último instante, derradeira imagem
Nas procissões da sombra em longas filas…
Era a morte, cerrando-me as pupilas
No doloroso termo da romagem.


Graças a Deus, a crença era meu pajem
E buscando-lhe, ansioso, as mãos tranqüilas,
Chorei de gratidão ao pressenti-las,
Conduzindo-me à luz doutra paisagem.


Ó terra de São Pedro, que amo tanto,
Com que angústias te vi, banhado em pranto,
Nos supremos e tristes estertores!…


Trabalha e espera sob os céus risonhos,
Que a morte é vida para os nossos sonhos,
E paraíso para as nossas dores.

Gustavo Teixeira. Paulista, nascido na cidade de São Pedro, em março de 1881. Escreveu Ementário, Poemas Líricos, Último Evangelho e outras obras assaz estimadas, falecendo em 1937. Fonte: Parnaso de Além Túmulo, Editora Feb.

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos

Capítulo 8 – Emancipação da alma. Item 1. O sono e os sonhos

411. O espírito encarnado, nos momentos em que está desprendido da matéria e age como espírito, sabe a época de sua morte?

“Frequentemente, ele a pressente; algumas vezes, disso tem a consciência bem nítida e é o que, no estado de vigília, lhe dá a intuição; daí resulta que certas pessoas preveem, por vezes, sua morte, com uma grande exatidão.”

412. A atividade do espírito, durante o repouso ou o sono do corpo, pode ocasionar a fadiga deste último?

“Sim, pois o espírito se mantém preso ao corpo, como o balão cativo se mantém preso à estaca; ora, assim como as sacudidelas do balão abalam a estaca, a atividade do espírito reage sobre o corpo e pode fazê-lo experimentar a fadiga.”

Mensagem de Encerramento

Que a paz do Cristo esteja em nossos corações.

A morte é muito importante para todos vocês, filhos e filhas, vocês precisam pensar todos os dias: sou espírito em passagem por este mundo.

O que importa fazer aqui? Não se esqueçam disto: tenho tempo limitado, tenho que cumprir as minhas principais obrigações. Como posso aproveitar melhor meu tempo, minha vida? Que missão o Cristo me concedeu? Não pense que o Cristo foi atrás de vocês, ao contrário, pediram a oportunidade para provar o seu valor. Cristo disse: tudo bem, meu filho. Vou dar-lhe esta chance, vou conceder- lhe tudo o que precisa, vou dar-lhe esta bolsa de estudo na Terra; vou te dar toda a estrutura necessária para que você aprenda e prove que vai fazer o que prometeu.

É assim que existe encarnação na Terra, para a imensa maioria. Então, não vamos imaginar que o Espiritismo é essa coisa estúpida que vocês estão fazendo dele. Uma brincadeirinha, uma distração de fim de dia e de fim de semana… Vai ser o final de vocês na Terra.

Não é assim! Espiritismo é luz para iluminar a toda hora: em brigas, em confusões, em trânsito, em doença, em alegria, em comemoração… Por isso vocês precisam mudar a cabeça, para que a luz do Cristo entre em seu coração. Porque hoje não querem aceitar a luz do Cristo. Precisam filhos, vocês, saberem dizer sim à luz do mais alto. Não é distração, não é teatro de ser bonzinho por duas horas. Isto não presta! É compromisso eterno. Quem não quer assumir, não vai conseguir receber luz do Cristo. Filhos, sem a luz do Cristo nada presta, nada funciona adequadamente.

Não pensem: ah… Vou fazer isto e fica tudo bem… É triste, mas vou dizer algo muito duro: muitos de vocês querem tratar o Cristo como se fosse uma criança, e vocês os adultos. Ah… Vou dar este brinquedinho aqui, este presentinho, porque fica satisfeito e pronto… Imagine que estupidez! Imaginem como vocês vão ficar tristes quando reconhecerem isto e tiverem muito longe da reencarnação, porque desencarnaram e ninguém sabem quando será a próxima.

Peço que vocês pensem muito! Que compromisso desejo ter? Neste tempo tão curto, tão estreito que vocês têm na Terra e se perdem em tamanhas distrações tolas.

Já vivi em mundos que são oitocentos anos a encarnação e não perdíamos um dia, porque sabíamos que ia acabar logo, era preciso aproveitar cada instante, e muitos de vocês tem poucas décadas de vida e ficam ainda… Será que eu faço? Será que assumo o compromisso? Ou vou continuar enganando aqui, esperando o tempo passar para um dia fazer algo sério?

Não é possível filhos que vocês levantem sem orar e sem pensar nisto: Senhor, mais um dia, talvez seja o último… Claro que um dia será este dia, preparem-se. Preparem-se na fé e no trabalho. Muitos poderiam ter programação totalmente revelada, por que não tem? Porque não estão se preparando todos os dias, orando, alimentando consciência.

Alimentar a consciência de que se é imortal e que a Terra é passagem breve, meus filhos. Não façam outra coisa sem ter esta consciência, senão vocês se perdem e caem em abismos de loucura. Constroem labirintos terríveis para si mesmos… Pensemos na seguinte forma que é a mais simples, que é a mais clara e traz luz. Rogando ao Senhor: Senhor tenho pouco tempo, me ilumina hoje para que eu comece a perceber a Sua vontade. Passe o dia sempre se perguntando: Senhor, qual é a Sua vontade? Senhor, qual é a Tua vontade? Pergunta feita em paz, em tranquilidade, respirando. Façam isto, sempre, e tudo será revelado, porque a sua mente estará apta a captar esta informação. E seu anjo da guarda vai ficar muito feliz, pois se você entender a vontade do Senhor, entende o seu planejamento reencarnatório que necessita ser realizado e vocês conseguirão ser uma dupla de fato, de sintonia, trabalhando pelo Bem.

Muita paz, do amigo espiritual de sempre.

Leave a Reply