Nova Geração #213 – Cultivar o que tem valor

Refletimos sobre a importância das amizades espirituais para o projeto do Cristo no mundo.

Onde quer que nos encontremos, são os nossos amigos que constituem
o nosso mundo.


William James

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos. Capítulo 8 – Item 2- Visitas Espirituais entre pessoas vivas

413. Do princípio da emancipação da alma, durante o sono, parece resultar que temos uma dupla existência simultânea: a do corpo, que nos dá a vida de relação exterior, e a da alma, que nos dá a vida de relação oculta; isto é exato?

“No estado de emancipação, a vida do corpo cede à vida da alma; porém, não são, propriamente falando, duas existências; são, antes, duas fases da mesma existência, pois o homem não vive duplamente.”

414. Duas pessoas que se conhecem podem visitar-se durante o sono?

“Sim, e muitas outras que julgam não se conhecer, reúnem-se e se falam. Podes ter, sem que o suspeites, amigos num outro país. O fato de ir ver, durante o sono, amigos, parentes, conhecidos, pessoas que podem vos ser úteis, é tão frequente, que vós mesmos o fazeis, quase todas as noites.”

415. Qual pode ser a utilidade destas visitas noturnas, já que delas não nos lembramos?

“Comumente, dela fica uma intuição ao despertar e, frequentemente, originam certas ideias que vêm, espontaneamente, sem que se possa explicá-las e que não são outras senão as que se adquiriram nessas conversações.”

Mensagem de Encerramento

Que o Cristo nos acompanhe e nos ilumine sempre!

Meus filhos, espero que vocês entendam, nós queremos ser seus verdadeiros amigos.

Queremos ter sintonia com vocês, queremos nos reunir com cada um ao saírem do corpo. Queremos levar vocês a viagens, excursões e passeios espirituais instrutivos. Queremos apresentar vocês a uma multidão de espíritos bons que estão na Terra trabalhando. Queremos, de todo o coração, que vocês façam parte da nossa equipe.

Vocês podem fazer, devem fazer, precisamos que vocês queiram ardentemente, precisamos que se preparem ao longo do dia, precisamos que vocês saibam como aquietar a mente e o coração antes de dormir, para poderem estar conosco em atividades, em conversas, em estudos, em diálogos verdadeiramente educativos.

Por isso filhos, não achem apenas interessante, perguntem-se:

Eu quero construir amizades superiores ao redor do mundo?

Eu quero construir amizades com muitos membros de muitas equipes de trabalhos cristãos?

Eu quero ter uma imensa e bela rede de amizades no mundo espiritual?

Filhos, se vocês quiserem vocês terão, porque o Cristo quer a fraternidade entre todos os povos. Hoje trabalhamos também nisto. Como vocês acham que o Brasil se torna Pátria do Evangelho, senão por meio dos corações dos brasileiros, senão por meio de uma fraternidade que começa no coração e é ampliada no mundo espiritual?

O Brasil terá de estar preparado para acolher milhões de pessoas vindas de várias partes do mundo. Como vai se preparar apenas com um simples e estúpido plano de governo? Isto é tolice! Precisa de uma base muito mais profunda, que base é esta? É o vínculo espiritual, é o brasileiro olhar para um chinês, para venezuelano, para norte americano necessitado e sentir empatia, sentir carinho. Não é atitude boba: acolhe ou não acolhe? Isto é de uma estupidez inaceitável, é uma discussão que não pode existir. Porque tem que haver antes um vínculo espiritual profundo, ao ponto de a mãe brasileira olhar para a mãe estrangeira necessitada e dizer: eu vou dedicar o meu fim de semana para ajudar esta mãe.

Não é negócio de governo! É coisa de coração! Enquanto povo brasileiro não tiver isto, não será capaz de nada, vai ficar com discussões superficiais...

Mas, quando o brasileiro amar, vai dizer: eu, representante de Pátria do Evangelho, vou tirar uma semana que seja de meu trabalho, para dedicar-me a construir uma proposta de acolhimento e desde então me dedicar um dia de meu fim de semana para construir isto. É muito diferente, não é ficar botando culpa em governo… Em fulano… Não!

Aprendamos a sermos cristãos com o Cristo. Quando quiseram envolver o Cristo em questões superficiais, administrativas, o que ele disse? Não é o meu negócio, não desprezo, mas não vim fazer isto aqui. Porque a base de tudo é o coração que leva a ação sincera. Então, povo brasileiro, necessita aprender a amar-se e a aprender a amar os outros povos até lá não teremos solução. Até lá não teremos esperança verdadeira.

Por isto, espíritas – cristãos em geral – precisam aprender a vincular ao coração… A ter amigo em todas as nações. Eu tenho amigo em todas as nações e estimulo a todos da minha equipe a desenvolver amizade com espíritos de todas as coletividades espirituais, porque, senão, como faremos bom trabalho em Pátria do Evangelho se o nosso coração não está vinculado em todos os grupos espirituais na Terra? Estaremos falindo em nossa missão! Porque o Cristo ama a todos os povos!

Como seremos Pátria representante do Cristo se não aprendermos a amar todos os povos? É muito simples, é muito óbvio isto! Ou vocês ainda são estúpidos o suficiente para pensar: vamos construir aqui um pequeno paraíso e vamos fechar tudo e vamos ser felizes egoisticamente em nome do Cristo? Pelo amor de Deus, não é possível continuar assim!

Vocês, muitos fizeram isto na Idade Média, porque tinham feito em impérios antigos. Vamos vincular nosso coração a todos os povos! Não podemos ter inimigos… É natural ser mais próximo de um povo do que de outro, mas com a obrigação moral de não ser inimigo de ninguém.

Portanto, filhos, vocês querem saber o que é a política externa do Cristo leiam estas questões com muita atenção. Esta é a prática de política internacional do Evangelho: amar a todos e ter amigos em todos os cantos de uma maneira real e objetiva. Reuniões, estudos, compartilhamento de experiências, porque assim vocês de fato estarão se preparando para ser à base da Pátria do Evangelho.

Que todos fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.

Categories: Nova Geração

4 thoughts on “Nova Geração #213 – Cultivar o que tem valor

  1. É muito importante esse esclarecimento em sabemos onde estivermos nossos amigos espirituais estão nos ajudandos. Gratidão 🙏🙏🙏

    1. Certamente, Farima! Estes amigos querem estar o mais próximo possível.

  2. Sempre aprendendo com os estudos do Grupo Marcos, eles tem ajudado muito na minha vida.

    1. É importante para nós ouvirmos isso, Wagner. Obrigado!

Deixe uma resposta