Nova Geração #218 – O Corpo e Você

A reflexão sobre letargia e a catalepsia – morte aparente – é um tema estudado por Kardec para mostrar as formas de relação do espírito com o corpo.

O pássaro é livre 
na prisão do ar.
O espírito é livre 
na prisão do corpo.


Carlos Drummond de Andrade

Livro dos Espíritos

422. Geralmente, os letárgicos e os catalépticos veem e ouvem o que se passa em torno deles, mas não podem manifestá-lo; será pelos olhos e pelos ouvidos do corpo que têm as percepções?

“Não, é pelo espírito; o espírito se reconhece, mas não pode se comunicar.”

a) Por que ele não pode comunicar-se?

“O estado do corpo a isso se opõe; esse estado particular dos órgãos vos dá a prova de que há, no homem, outra coisa além do corpo, visto que o corpo não funciona mais; o espírito, porém, age.”

Mensagem de Encerramento

Que a paz do Cristo esteja conosco sempre, porque precisamos nos renovar a cada instante, vinculando-nos com este Mestre tão amado, querido e tão devotado ao nosso bem-estar, à nossa alegria, à nossa felicidade verdadeira.

Meus filhos, hoje vocês começaram a estudar um tema de excepcional importância para a renovação da vida na Terra e do movimento espírita em particular.

Precisamos tratar este assunto com muita atenção, com muito carinho. Porque o que irá renovar vocês é a experiência definitiva, no sentido de ser inquestionável, de sua imortalidade. A experiência de perceber além do corpo.

Vocês precisam investir neste tipo de experiência para que não venham viver tantas tolices, tratando médiuns, sensitivos, como se fossem seres especiais. Isto é uma besteira tamanha!

Vocês precisam viver estas experiências para entender que estas experiências são comuns de filhos de Deus. Apenas isto! Experiências comuns de filhos de Deus…. E vocês que precisam sentir-se filhos de Deus, devem pedir por estas experiências – perceber algo distante, perceber algo que não é com o corpo, nem que seja um copo de água, na cozinha, na sala de sua casa, enquanto você está no quarto.

Isto é muito significativo, porque com isto você dirá: realmente, não há dúvida. Existe algo a mais do que esse corpo… Eu não sou este corpo, então ter este tipo de experiência com uma reflexão séria, profunda, sobre o que você é, o que é a vida, o que fazer neste breve período de experiência na Terra. Tudo isto é muito importante, meus filhos. Por isso vamos aprofundar muito estes estudos.

Estamos começando, quero que vocês se preparem. Os que quiserem se preparem, fazendo o seguinte: uma vez por dia façam um relaxamento da forma que vocês acharem melhor, com respiração, observando… Com música, sem música, como acharem melhor… Mas relaxem todo o corpo. Simples!

E neste relaxamento se pergunte de olhos fechados: o que eu consigo perceber? E abram o coração, peçam para perceber alguma coisa que seja fora dos sentidos físicos. Faça isso todo o dia, filhos.

Evoquem o Anjo da Guarda e se pergunte: o que eu consigo perceber? Não pensem que estamos aqui de brincadeira ou fazendo mágica. Quem fizer isso seriamente ao longo dos dias e ao longo dos meses, conseguirá perceber alguma coisa. Poderão ser percepções, naturalmente, diferentes para cada um de vocês. Isso é muito importante, vocês precisam ter seriedade, dedicar-se cada vez mais a perceber algo sem o auxilio do corpo físico.

É um exercício simples, mas se vocês fizerem, evocando a proteção do Cristo e a presença do Anjo da Guarda de vocês, eu asseguro: faremos com vocês experiências muito interessantes, não tenham medo, mas dedicação, continuidade, seriedade e muita coragem, porque Deus quer que todos os seus filhos tenham plenos poderes espirituais.

Vamos começar filhos! Evoquemos o Cristo como o patrocinador desta experiência que eu farei com muitos de vocês, com todos os que quiserem, não importa em que momento você ouve este programa. Eu estarei presente!

Paz a todos,

Do amigo espiritual de sempre.

Deixe uma resposta