Conheça o Grupo Marcos

Convidamos você a nos conhecer: nossas atividades e objetivos. Quem sabe você não sente alguma afinidade? 

Grupo Marcos

Apresentação

o Grupo Marcos iniciou há dois mil anos

Conheça o fundador e coordenador Espiritual

Eurípedes Barsanulfo

Eurípedes Barsanulfo é o coordenador espiritual do Grupo Marcos. Fundador do primeiro colégio espírita do mundo em Sacramento – MG: Colégio Allan Kardec.

Foi um adolescente essênio que ao encontrar com Jesus ainda na adolescência tornou-se sue fiel seguir, sendo morte em Nazaré ao afirmar que Jesus era o Messias enviada de Deus. Foi o primeiro mártir do cristianismo no mundo. Sua vida está relatada no livro psicografado – revisado por Francisco C. Xavier com orientação de Emmanuel – A Grande Espera. 

Coordenador espiritual

Em sua última existência, nasceu em Sacramento em 1880 e desencanou em 1918 aos 38 anos conforme anunciara. Não foi apenas um dos médiuns mais extraordinários do cristianismo, mas também educador, estudioso e amigo de todos. Psicografava e preparava mais de mil remédios por dia, além de cuidar de loucos e obsidiados, realizar partos, inclusive, materializado. Eurípedes é o líder da Nova Geração. 

Para conhecer a história de Eurípedes sugerimos a leitura Meu Amigo: Eurípedes Barsanulfo. 

O que é o grupo marcos

O grupo Marcos é um grupo de jovens idealistas

Juventude idealista

Por muito tempo refleti sobre o conceito de juventude, em particular, sobre como o definir em nome do Grupo Marcos. Amigos e participantes do blog sempre falaram, mas eu tenho 60 anos… Para nossa alegria, Léon Denis, na década de 1920, elabora um descrição que expressa nossa compreensão. Podemos definir juventude com um trecho do texto de Léon Denis que se chama A Juventude Idealista e o Progresso.

Em todas as épocas da história do mundo, tendo recebido grandes dons, a juventude sempre teve a obrigação de realizar grandes tarefas. No momento presente, as suas responsabilidades aumentam proporcionalmente com a gravidade das circunstâncias.
Para reerguer um edifício que desaba sob o peso dos séculos, é imprescindível reformá-lo a partir das fundações, isto é, pela base. O mesmo conceito se aplica às sociedades quando estão perecendo: é pela base que é preciso recuperá-las; ocorre que a base viva da humanidade é a juventude, ou seja, a humanidade futura, os homens do amanhã.

Existe, porém, dois tipos de juventude: uma é frívola, insensata, demente e considera os seus dons uma força inútil que lhe é permitido desperdiçar de qualquer maneira e consumir o mais rápido possível, como um pródigo que gasta a herança de um avaro. Sua máxima é: “É preciso que a juventude passe.”. E ela passa, com efeito, como passam as rosas, como passam as enchentes, como passam as horas — e delas nada fica.

Léon Denis

Não nos ocuparemos deste tipo de juventude, pois não é ela que trabalhará nas grandes reformas do país e da humanidade.

Entretanto, há outra juventude, cuja máxima é precisamente contrária àquela, porque estes jovens conservam a poesia e o frescor das primeiras horas de existência de suas almas até avançarem para a idade madura e até mesmo na velhice. São eles que, tendo conservado os grandes entusiasmos, o fogo sagrado, o ardor do pensamento e a religião altiva e radiosa do ideal, salvarão o futuro; foram feitos para as grandes devoções e estão preparados para nobres e gloriosos sacrifícios.  Já no que diz respeito aos primeiros, por mais que se multipliquem os apelos generosos, fazendo eco a estas palavras do poeta*. “Cedam-me seus vinte anos já que não os utilizam para nada!”, eles respondem com um sorriso cético e irônico. Porém, se pedirmos aos outros que se arrolem sob as bandeiras sublimes que levam direto ao campo de batalha, eles responderão: “Estamos aqui!”.

A juventude é muito bela, mas esta aqui possui grandeza, que constitui uma beleza suplementar!

Analisemos o papel que ela terá de desempenhar e as condições nas quais deverá iniciar o seu nobre labor.

A juventude de elite à qual me refiro é digna de receber um título que ela saberá glorificar e imortalizar um dia: este título é juventude idealista!

Extraído do livro Um Olhar Sobre o Tempo Presente, de Léon Denis, 1. ed., da editora CELD. Tradução de Elena Gaidano, do ano de 2018.  Este livro faz parte da série Denis na Revista Espírita.

Nosso objetivo

Colaborar com a formação da Nova Geração

A Nova Geração a que se refere Allan Kardec está no mundo. É preciso entender que esse amigos mais evoluídos possuem tarefas árduas, mesmo sacrificiais, a executar e que nós, os espíritos aprendizes, podemos colaborar com a regeneração da Terra se entendermos as propostas de renovação e atuarmos com devoção para a implantação dos valores do Cristo no mundo.

Reunimos um conjunto de mensagens mediúnicas anunciam o reencarne deste espíritos. Além destes mensagem colhemos ao longo de mais de vinte anos informações de diversos grupos mediúnicos de que confirmam as informações apresentadas. Acrescentamos o texto de Allan Kardec sobre a Nova Geração.

Para acessar as mensagens clique no botão abaixo.

O que fazemos

Nosso ideal: compartilhar

Você pode ouvir, ler, baixar e divulgar todo material produzido pelo Grupo Marcos. 

Compartilhe. Você deve colaborar na construção de uma sociedade melhor, amparando a melhoria de todos.

Educação Espírita: um Convite à Juventude

Nossa formação  é composta de cinco cursos, aberto a todos.

  • Iniciação à Psicologia Crística
  • Doutrina Secreta
  • Anjo Guardião
  • Magnetismo
  • Reencarnação

Nova geração

Programa de áudio semanal com temas individuais e séries.

  • Série Livro dos Espíritos - Primeira e segunda Parte
  • Sonho Segundo o Espiritismo
  • Os essênios e o Cristo
  • Prevenção à Autodestruição

Livros

Todos os livros do Grupo Marcos são gratuitos e estão disponíveis para baixar,

  • Se a Mediunidade Falasse - série
  • Meu Amigo Eurípedes Barsanulfo
  • Nova Geração: comentários mediúnicos de O Livro dos Espíritos

Deseja colaborar conosco?

existem muitas possibilidades

O que você achou?