Nova Geração 280 – Saber assistir-se a si mesmo

Livro dos Espíritos

532. Os espíritos têm o poder de desviar os males de certas pessoas e atrair para elas a prosperidade?

“Não inteiramente, pois há males que estão nos decretos da Providência; eles, porém, amenizam vossas dores, dando-vos a paciência e a resignação.

“Ficai sabendo, também, que, frequentemente, depende de vós desviar esses males ou, pelo menos, atenuá-los; Deus vos deu a inteligência para dela vos servirdes e é, principalmente através dela, que os espíritos vêm em vosso auxílio, sugerindo-vos ideias propícias; mas não assistem senão aqueles que sabem assistir-se a si mesmos; este é o sentido destas palavras: Buscai e achareis, batei e se vos abrirá.

Sabei ainda que o que vos parece um mal nem sempre o é; frequentemente, de um mal deve sair um bem muito maior. É o que não compreendeis, porque só pensais no momento presente ou na vossa própria pessoa.”



Mensagem de encerramento

Queridos filhos e filhas, que o Mestre nos ilumine sempre com a sua luz suave, doce e bela! Caminhemos sempre para a compreensão correta da vida! 

Sabedoria é compreender como devemos nos relacionar com tudo o que nos cerca, a partir de uma relação mais sábia de como devemos nos relacionar com os seres superiores que também nos cercam, e, acima de tudo, saber nos relacionarmos com o Pai, Criador de todos nós. 

Entendamos que este ser extraordinário, Deus, nos ama com infinito amor. Aceitemos os males da vida, perguntando-nos de forma muito honesta: qual o bem que devo extrair deste mal? O mal só existe enquanto precisamos extrair as boas lições. 

Uma vez aprendido, o mal vai cedendo até chegar a um ponto que não precisamos mais. Precisaremos cada vez menos. Todos aqueles que se espiritualizam, sim, enfrentarão males daqui há cem, duzentos anos, mas será de outra característica, de outra qualidade, bem menos pungente, pesado, grosseiro. 

Por isto, filhos, o mal é algo muito interessante, porque ele aniquila a si mesmo… À medida que vocês vão aprendendo, ele vai se esvaindo… É como uma casca, que oprime a semente. A semente sofre muito para furar a casca, sofre muito para se desfazer. Depois, aquela casca, que de um ponto de vista poderia ter sido considerada um mal, pois oprime, desfaz-se, não tem mais sentido de ser. Qual o sentido de uma casca de uma semente de uma grande árvore? Não faz mais sentido… Algo que oprimia, cercava, desfez-se… Não ameaça mais nada, não existe… O que é uma casca de semente para a imensa árvore, filhos?

Nós vemos o mal que vocês acham que é imenso, e observamos: é só uma pequena casca que oprime, mas oprime para que vocês se desenvolvam, rompam e floresçam e um dia aquilo não vai fazer mais nenhum sentido, porque vocês já cresceram, pois vocês já floresceram. 

Simbolicamente, cuidado os tolos que tenham medo disto, não quero assustar vocês, mas preciso ensinar os que tem bom coração… Então digo: simbolicamente, podemos dizer, que a encarnação no mundo é como colocar o espírito em uma casca, ele se torna semente. Ele vive em um meio que o oprime. O próprio corpo é uma opressão para o espírito de um determinado ponto de vista. 

Uma sociedade atrasada realiza uma opressão no espírito pela cultura, por tudo, pela forma de viver, pelas energias… E tudo isto deve, precisa, levar o espírito  que ele floresça, para que ele rompa estas barreiras, por isto Cristo manda buscar. Não é ficar feito tolo: ah… vou ficar aqui escondido, como um covarde. Não! Está errado, precisa como a semente: está tudo escuro, não entendo nada, ainda assim vou buscar a Luz. Vou confiar em Deus, saber que a vida vai me ajudar se eu ajudar a mim mesmo, se eu buscar, se lutar contra tudo o que me oprime, tudo o que é obstáculo para que alcance a Luz. 

Isto é encarnação em mundo como o de vocês. Uma luta terrível, continuada, sem tréguas quase, para que você, espírito, alcance a luz. Mas para alcançar a Luz, tem de ter certeza de que Deus existe! Tem de ter convicção profunda da imoralidade! Para que você não tenha dúvidas, caminhará e um dia verá uma Luz maravilhosa e crescerei ainda mais. 

Filhos, coragem! A Luz do mundo é o Cristo, busquemos Ele por mais forte que seja a opressão, por mais tenebrosa que seja a escuridão, esta Luz é poderosíssima e pode nos atingir desde que queiramos romper com a casca de nosso orgulho e de nosso egoísmo. 

Paz, 

Do amigo espiritual de sempre.   


                       Livro dos Espíritos 
                          Segunda Parte 
     Capítulo IX Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal
                                 -
1. Penetração dos espíritos no nosso pensamento.
2. Influência oculta dos espíritos nos nossos pensamentos e nas nossas ações.
3. Possessos.
4. Convulsionários.
5. Afeição dos espíritos por certas pessoas.
6.Anjos guardiães, espíritos protetores, familiares ou simpáticos.
7. Pressentimento.
8. Influência dos espíritos nos acontecimentos da vida.
9. Ação dos espíritos nos fenômenos da Natureza.
10. Os espíritos durante os combates.
             
                 Perguntas do capítulo 459 a 557
Categories: Nova Geração

2 thoughts on “Nova Geração 280 – Saber assistir-se a si mesmo

  1. Amei esse email, nossa facilitou meu estudo. Gratidão Carlos.

    1. Que bom!!!

O que você achou?