Nova Geração 281 – Pedido de criança

Livro dos Espíritos

533. Os espíritos podem fazer que se obtenham os dons da riqueza, se isto lhes for solicitado?

“Algumas vezes, como prova, mas frequentemente se recusam, como se recusa a uma criança o atendimento de um pedido inconsiderado.”

a) São os bons ou os maus espíritos que concedem esses favores?

“Uns e outros; isso depende da intenção; porém, na maioria das vezes, são os espíritos que querem vos arrastar para o mal e que, para isso, encontram um meio fácil nos gozos que a riqueza proporciona.”



Mensagem de encerramento

Queridas filhas e queridos filhos, que o Cristo possa, acima de tudo, nos ajudar a aprender a desenvolver a verdadeira sabedoria em nós. 

Este é o sentido geral da vida, para todos vocês: se tornar mais inteligente, mais sábio, equilibrado. Entender a vida de uma forma mais profunda; entender a riqueza de tudo o que Deus coloca ao nosso redor com o objetivo de nos fazer evoluir. Isto é muito importante. 

A riqueza da vida nunca abandona o ser. Observe quantos recursos você por menos dinheiro que tenha, tem a sua disposição: um corpo complexo, integrado com milhões de operações que ocorrem a cada momento. Observa o ar que sofre transformações continuadas, para que possa lhe nutrir. Observa tudo, e você verá que há um imenso investimento em ti, meu filho, para que cresça, todas as condições necessárias, para ser verdadeiramente sábio e feliz. 

Por isto dizemos que quando se fala de riqueza material, a riqueza do mundo, se fala de um tipo de riqueza mais limitada que se possa imaginar, porque a riqueza da vida é infinitamente maior.

E você aprendendo a lidar com esta riqueza, a riqueza de ter um corpo, a riqueza de teus sentimentos, a preciosidade das intenções superiores que você já tem! Filho, cuida disto, e você vai agradecer cada dificuldade necessária que enfrentou. 

Vamos entender assim: o objetivo do espírito é se fortalecer. Então é como um animal que você coloca para fazer uma corrida de obstáculos e ele vai pulando aqueles obstáculos, pode ser um cachorro ou um cavalo e você diz: o importante, o mais importante não é pular este obstáculo, o mais importante é ele desenvolver os músculos, a habilidade, a capacidade de superar o obstáculo. Isto é a vida! É uma corrida de obstáculos, mas não para chegar em primeiro lugar, mas para que você aprenda a superar o obstáculo e, ao superar, pelo menos, ao tentar superar o obstáculo, você já está crescendo. Por isto a vida não é uma simples busca de um resultado. A vida é um esforço para te desenvolver, filhos! Mais importante do que superar obstáculo é o seu desenvolvimento. 

O obstáculo, às vezes, é uma coisa artificial. Mas o teu desenvolvimento é uma conquista que não vai ser perdida jamais! Portanto, é assim que pensamos. Que os obstáculos são necessários que você enfrente, para que se fortaleça, porque a vida é este fortalecimento. É conjunto de provas e expiações que têm como objetivo máximo o seu fortalecimento. 

Você, às vezes, como animal que faz o exercício pensa que o objetivo é chegar ao final e ganhar um premiozinho…. Mas aí é quem tem mentalidade estreita. Você, às vezes, pensa que está aí para pagar um erro do passado. É como um animal que ao final corre para ganhar um biscoito. Não é isto! O objetivo central é você se desenvolver, é você fazer com que todas os poderes que Deus já colocou em ti, floresçam, se desenvolvam, se tornem uma realidade palpitante e objetiva. 

É assim que avaliamos todos os pedidos. Ah… Quero riqueza… Bem… Se você tem condição de lidar com esta prova, de uma forma para crescer, nós lhe daremos riquezas imensas. Não tem problema! Porque Deus já lhe deu riquezas muito maiores do que ter milhões em conta bancária. Já estão dadas riquezas muito maiores para você, e talvez você não tenha a maturidade de perceber. Então, um pouco de riqueza a mais ou a menos não faz diferença, muito fácil. Mas nós avaliamos neste momento se este obstáculo vai estimular você a crescer?  Esta é a única preocupação, filhos. 

Riqueza do mundo, quanta tolice! Quantos espíritas abandonam o contato com os seus guias espirituais, porque tem de cuidar da vida material… Eles nunca entenderam o Espiritismo. Porque o Espiritismo ensina a lidar com a vida material, de forma que o indivíduo se espiritualize. Portanto, se seguirem o Espiritismo, nunca vão abandonar práticas de elevação com esta desculpa. Nunca! Sempre estarão atentos: a vida material não é o meu objetivo. É o meu instrumento de aprendizagem. 

A vida material coloca obstáculos, para que eu me exercite. Portanto, não vamos pedir que os espíritos retirem de dentro de nós todos os obstáculos, porque eles vão pensar: mas como você vai se desenvolver? Podemos até tirar um obstáculo ou outro, trocar o obstáculo A pelo B, mas entenda: foi Deus que criou tudo e na criação divina nós nos desenvolvemos enfrentando batalhas, guerras terríveis, por vezes, outros problemas de variadas naturezas. Para um dia, uma vez conhecedores de todos os obstáculos e capazes de superá-los com muita tranquilidade, entrarmos em um outro patamar da criação, mas, por hora, fiquemos com a fase que estamos: aprender a enfrentar com muita coragem e determinação os obstáculos, entendendo o seguinte, o obstáculo não é tão importante, o importante é eu poder desenvolver o poder de ação. 

Agindo assim, nós estaremos em sintonia com vocês, e potencializaremos a sua ação, pois você está fazendo a sua parte para desenvolver-se. 

Paz, 

Do amigo espiritual de sempre. 


                       Livro dos Espíritos 
                          Segunda Parte 
     Capítulo IX Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal
                                 -
1. Penetração dos espíritos no nosso pensamento.
2. Influência oculta dos espíritos nos nossos pensamentos e nas nossas ações.
3. Possessos.
4. Convulsionários.
5. Afeição dos espíritos por certas pessoas.
6.Anjos guardiães, espíritos protetores, familiares ou simpáticos.
7. Pressentimento.
8. Influência dos espíritos nos acontecimentos da vida.
9. Ação dos espíritos nos fenômenos da Natureza.
10. Os espíritos durante os combates.
             
                 Perguntas do capítulo 459 a 557
Categories: Nova Geração

O que você achou?