Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão – 563 – Ocupação dos Espíritos

Previous
Next

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo X -Ocupações e missões
dos espíritos

Livros
Dos
Espíritos

563. As ocupações dos espíritos são incessantes?
“Incessantes, sim, se entendemos que o pensamento deles está sempre ativo, visto que vivem pelo pensamento. Porém, é importante não comparar as ocupações dos espíritos com as ocupações materiais dos homens; essa mesma atividade constitui um prazer, pela consciência que têm de ser úteis.”
a) Isto se concebe com relação aos bons espíritos; mas, acontecerá o mesmo com os espíritos inferiores?
“Os espíritos inferiores têm ocupações apropriadas à sua natureza. Confiais ao trabalhador braçal e ao ignorante os trabalhos do homem de inteligência?”

Mensagem de encerramento

Queridos filhos e queridas filhas, que o Cristo nos auxilie a entender como devemos agir também neste aspecto, aqui comentado.  

Ora! O Cristo em tudo é nosso maior modelo, senão vejamos: a quanto tempo ele trabalha de forma ordeira e pacífica pelo bem de todos nós? O Cristo encontrou muitos Espíritos extremamente perversos, quando veio ao mundo, digamos assim, para ser uma referência, há dois mil anos. E não se exaltou, não ficou angustiado, desequilibrado, não! Começou um trabalho com muito carinho e muitos, milhares, destes Espíritos que há dois mil anos eram verdadeiros demônios terríveis, hoje já são trabalhadores do Bem!  

Mas porque conseguiu isto? Porque ele foi capaz de durante dois mil anos trabalhar ativamente em clima de profunda paz. Imagine se ele ficasse angustiado, porque fulano é terrível, está fazendo isto…. Não teria conseguido ajudar tanto e talvez tivesse se perturbado. Mas ele é o padrão, manteve a sua paz. 

Também por amor àquele que fazia o mal, ora! Ele sabia que se perdesse a própria paz não poderia ajudar. Então, continuou sendo feliz, continuou amando e, ao mesmo tempo, continuou trabalhando em prol de seus irmãozinhos. E hoje, quanto milhares destes Espíritos já estão redimidos ou já estão no caminho da redenção? Já se tornaram colaboradores do Bem! 

Mas como exercer fez uma tarefa de dois mil anos de abnegação, se você não é capaz de ter um clima de profunda paz? Filhos, quem não tem paz não consegue esperar, porque paciência verdadeira não se dá sem paz. Sem o cultivo da paz, não há paciência. E sem paciência, não há grandes realizações espirituais. Quando digo grande, falo também de grandes realizações íntimas, pessoais, do coração de cada um. 

Portanto, entendamos: queremos servir ao Cristo? Queremos servir junto ao Cristo? Tem uma exigência: cultivar a paz. Não é correndo desesperado, não se atropelando que você serve em nome do Cristo. Isto é um erro imenso que muitos Espíritos não notam, porque saem de casa desesperados para ir para a atividade da caridade, e durante o percurso cometem muitas descaridades. Não é estranho isto, filhos? O primeiro dever do cristão verdadeiro é iniciar um cultivo muito intenso da paz. 

Vocês esqueceram que fez Paulo? Ele, antes do encontro com o Cristo era um agitado. Não parava! Depois, ele entende que a primeira coisa, mais importante, a base do trabalho com o Cristo, é um inicio muito sério de cultivo da paz. Vocês não podem querer passar por cima disto! Como muitos fazem hoje, não pode querer atropelar tudo. Não! Portanto, quer trabalhar com o Cristo? Aprenda a cultivar a paz, senão não conseguirá nada.   

Como cultivar a paz? Sente o amor de Deus por você. Sente que há sempre uma luz lhe protegendo e guiando e nada de mal acontecerá, porque Deus o ama. E se acontecer um mal aparente, sente:  o amor de Deus cuidando de você, porque o que chama de mal é a preparação para uma felicidade suprema.  

Que vocês fiquem em paz, 

Do amigo espiritual de sempre.  

Outros Programas

Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 585 – Os Três Reinos

O que os Espíritos pensam da divisão da Natureza em três reinos, ou melhor, em duas classes: a dos seres orgânicos e a dos inorgânicos? Segundo alguns, a espécie humana forma uma quarta classe. Qual destas divisões é preferível?

O que você achou?