Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão – 564 – Ociosidade dos Espíritos

Previous
Next

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo X -Ocupações e missões
dos espíritos

Livros
Dos
Espíritos

564. Dentre os espíritos, haverá os que são ociosos ou que não se ocupam com coisa alguma de útil?
“Sim, este estado, porém, é temporário e subordinado ao desenvolvimento de sua inteligência. Certamente, há, como há entre os homens, os que só vivem para si mesmos; mas, esta ociosidade lhes pesa e, cedo ou tarde, o desejo de progredir os fará experimentar a necessidade da atividade e ficarão felizes por poderem tornar-se úteis. Falamos dos espíritos que chegaram ao ponto de ter a consciência de si mesmos e do seu livre-arbítrio, já que, em sua origem, são como crianças que acabam de nascer e que agem mais por instinto do que por uma vontade determinada.”

Mensagem de encerramento

Queridos filhos, filhas, 

Alegria é o nome do sentimento de quem sente a presença do Cristo, uma alegria tão profunda, tão elevada, que quem sente não troca por nada deste mundo.

Filhos, quanta satisfação o coração de vocês já podem sentir, hoje, agora! Pensa no Cristo, sente que ele os ama e teu coração já sentirá  paz. Esta é a mensagem do Consolador: existe amparo, carinho, misericórdia para você, basta que queira aceitar.

Já foi dada, está a disposição como quem diz: está na prateleira a sua frente é só pegar, é de graça. Pega, coloca em seu coração e leva contigo.

É isto que digo a Espíritos, às vezes desencarnados que estão desesperados… Digo: olha, já está tudo dado bastando que você queira assimilar. Você não precisa ser um Espírito superior para ter uma paz relativa; não precisa conquistar acesso às esferas mais elevadas; você já pode começar a sentir agora uma paz muito boa. Uma tranquilidade verdadeira.

Basta querer, porque toda a estrutura, todo o seu mecanismo psíquico, se assim posso dizer, foi feito desde o início para funcionar muito bem com o amor.

É assim que comparo para muitos, em uma linguagem grosseira mas necessária, o que é o psiquismo humano. Pensa em um motor, muito bom, eficiente, que foi feito para funcionar de forma ideal com determinado combustível. Um combustível muito puro, limpo, eficiente, que nada poluiu, nem dentro e nem fora. Ele funciona de forma maravilhosa há longo de milênios e não há problema… Mas você pega este motor e coloca um combustível imundo, cheio de impurezas, de coisas toxicas, metais pesados, corrosivo. O que fará? Estragará o mecanismo e poluirá o ambiente.

Isto se chama o psiquismo de vocês, o psiquismo humano… Que combustível é este que funciona muito bem? Amor, otimismo, ou como diria Paulo para que vocês me entendam melhor: Fé, Esperança e Caridade!

Se vocês colocarem no psiquismo de vocês esta mistura química de combustíveis: Fé, Esperança e Caridade! Que maravilha, sempre funcionarão bem!

Fé: o que é fé? É a relação com Deus; fidelidade, honestidade, relação sincera.

O que é a Esperança? Como tenho uma relação sincera com Deus, sei que Ele vai me ajudar sempre. Então, independente de qualquer coisa, Ele vai ajudar.

O que é Caridade? Vocês já sabem: o padrãode relação com tudo.

O que colocaria o apóstolo Paulo:

Primeiro: fé: padrão com relação com Deus. Relação sua com Deus.

O que é esperança? Padrão de relação com a vida. Tudo o que me acontecer será para o meu bem. Tudo!

O que é caridade: padrão com relação com o próximo.

Entende filho? Se você se alimenta deste combustível, em um padrão honesto com relação com Deus. Não digo perfeito, apenas honesto: fidelidade, fiel. Se você tem um padrão de otimismo, de confiança em tudo que lhe acontece, e se você age com caridade para com o seu próximo. Este mecanismo vai funcionar de forma maravilhosa. Não vai poluir, vai funcionar muito bem.

Mas, se ao invés de fé, você se torna infiel a Deus, não falo de erros, falo de desonestidade emocional com Deus. Se você é um pessimista, pensa que tudo é para lhe atrapalhar, adoece. Se você não trata o outro com caridade, você apodrece.

São escolhas. Espíritas sabem de tudo isto! Estão escolhendo, cada um avalie que combustível coloca? Fé, Esperança e Caridade ou infidelidade, pessimismo e maldade?

Quem não é caridoso é maldoso, vocês já sabem disto, está bem explicado em O Livro dos Espíritos. Então escolham!

Filhos, é melhor a Fé do que a infidelidade! É melhor a Esperança do que pessimismo! É melhor a Caridade do que maldade!

Um dia vocês estudarão a fundo, porque quando Paulo, o grande apóstolo fala: Fé, Esperança e Caridade, ele está ensinando o caminho do Cristo.

Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.

Outros Programas

Categories: Nova Geração

O que você achou?