Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão – 571 – Capacidade e Elevação Espiritual

Previous
Next

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo X -Ocupações e missões
dos espíritos

Livros
Dos
Espíritos

571. Apenas os espíritos elevados desempenham missões?
“A importância das missões corresponde às capacidades e à elevação do espírito. O estafeta que leva um telegrama também cumpre uma missão, mas que não é como a do general.”

Mensagem de encerramento

Filhos e filhas, vamos falar disto hoje que vocês estão comentando.  

Sim! Lembrem-se que o Cristo nasceu em manjedoura, lugar simples, no meio de animais. E que não eram animais evoluidíssimos, eram animais como qualquer um que vocês encontram. Que fazem barulho, atrapalhavam, cheiravam mal às vezes, tudo isto.  

Que interessante, não tem ai uma lição profunda? A grande missão começou na extrema simplicidade, não é o mesmo exemplo que foi dado aqui? Acho que sim! 

Quem quer fazer algo de valor tem de começar na extrema simplicidade. Tem de entender que a grande base de qualquer realização é o que é aprendido na simplicidade. Na humildade, na pequenez, e necessita aprender em profundidade senão não consegue, como não conseguiu, por exemplo, até tentou mas não conseguiu como queríamos, Napoleão. Começou na simplicidade como soldado, mas não assimilou o suficiente e perdeu a cabeça.  

Então, filhos, é preciso começar na simplicidade e isto é mais importante, aprender as lições da simplicidade verdadeira. Quem aprende as lições da simplicidade verdadeira, nunca mais vai errar com tolice. Isto é que é fundamental! E o que são as lições da simplicidade, que são tão difíceis de serem assimiladas por vocês? Nenhuma tarefa é desprezível, por um simples motivo: nenhum filho de Deus é desprezível. E se Deus criou aquela tarefa, para um filho que Ele ama, nada é desprezível. Mas é muito difícil vocês falarem isto do fundo do coração. Já falam, da boca para fora, como vocês dizem. Mas um dia, precisarão falar isto do fundo do coração e precisarão repetir quantas vezes necessário.  

O sábio é aquele que estrutura os raciocínios mais complexos, que entende as situações mais diversas, norteado pelo o que aprendeu na simplicidade, porque no final das contas, ele consegue compreender a complexidade, guiando-se pelos reais valores da simplicidade. 

Que coisa mais complexa é governar um planeta como a Terra, mas o Cristo era simples. Isto precisa ser entendido, pois as questões mais complexas são sempre solucionadas com os valores da simplicidade. Um pedido de desculpa, um reconhecimento de erro, uma compreensão da loucura do outro, entender um equívoco humano, um perdão, uma explicação, um relato honesto. Pensem se não é assim. Quantas vezes disputas terríveis seriam conduzidas de outra forma, se os líderes tivessem entendido o valor do aprendizado do que é mais simples.  

Precisamos uns dos outros, todos são filhos de Deus, mesmo os que erram muito. E os espíritas se etendenssem o Espiritismo pensarem com muito mais sabedoria, pensando o seguinte, como tem depoimento no Evangelho Segundo o Espiritismo: hoje preciso suplicar àqueles que socorri. Que interessante, eu também uso para dizer outra coisa: talvez no futuro, você talvez necessite pedir orientação a que corrigiu hoje. 

Então não é para corrigir? É para corrigir! Mas faça com carinho, porque pode ser aquele que hoje corrige, daqui há 50 anos saiba muito mais do que você. E chegando no mundo espiritual, será aluno dele. Cenas interessantes ocorrem por aqui, digo a vocês. 

Portanto, o que age com sabedoria no caso deste, corrige com respeito, corrige com carinho, com educação, sem ser falso, utilizando palavras necessárias, mas nunca humilhando, desprezando, pisando nas pessoas

Tudo isto é uma aplicação de algo muito simples: todos somos filhos do mesmo Pai, amados igualmente. Entendemos isto? Que aquele que erra é amado por Deus, tanto quanto você, que acerta ou pensa que acerta 

Filhos, entendamos algo muito importante: todos estão convidados pelo Cristo a aprenderem as profundas lições das situações mais simples de suas existências. Pensem nisto. Quando limpam uma casa, quando consertam algo quebrado, quando estão cuidando de uma criança, que lições profundas o Pai não está dando a vocês a oportunidade de aprender. E eu asseguro: apenas depois de aprender toda a profundidade destas lições é que vocês estarão aptos a missões maiores.  

Que vocês fiquem em paz, 

Do amigo espiritual de sempre.  

Outros Programas

Categories: Nova Geração

O que você achou?