Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão – 582 – Paternidade é Missão

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo X -Ocupações e missões
dos Espíritos

Livros
Dos
Espíritos

582. Pode-se considerar a paternidade como uma missão?
– É, sem contradita, uma missão. E ao mesmo tempo um dever muito grande, que implica, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade para o futuro. Deus põe a criança sob a tutela dos pais para que estes a dirijam no caminho do bem, e lhes facilitou a tarefa, dando à criança uma organização débil e delicada, que a torna acessível a todas as impressões. Mas há os que mais se ocupam de endireitar as árvores do pomar e fazelas carregar de bons frutos, do que de endireitar o caráter do filho. Se este sucumbir por sua culpa, terão de sofrer a pena, e os sofrimentos da criança na vida futura recairão sobre eles, porque não fizeram o que lhes competia para o seu adiantamento nas vias do bem.

Mensagem de encerramento

Queridos filhos e filhas, que o Mestre esteja sempre conosco com otimismo e coragem.

Este ponto é muito mais importante do que vocês possam imaginar. Neste período de turvação mental, emocional, de tantas confusões sociais; o espírita tem de entender que nunca sofre por acaso. Cada dor, dificuldades, fazem parte de seu progresso verdadeiro. São os estímulos desagradáveis que ele necessita e que, por isto, se quiser crescer, ao invés de culpar, tem de aproveitar.

Sim, filhos. Aproveitar a dor! Porque a dor não é algo que se deve simplesmente sair correndo feito louco dela. É algo que se deve viver para superar. É como quem diz: esta experiência assim como outras vai passar. É impossível que daqui a mil anos eu esteja nesta experiência, com esta dor, com esta preocupação específica. A não ser que eu queira ser um louco revoltado. Mas, se entendo isto, tenho a convicção de que Deus vai tirá-la na hora correta. 

Isto dá paz, isto dá harmonia profunda diante de quaisquer circunstâncias da vida. Isto é apenas uma etapa. É apenas mais um degrau que eu quero subir com dignidade, eu quero dar este passo difícil, com firmeza. Eu quero um dia olhar para trás e dizer: que bom que dei tantos passos em direção à vontade de Deus.

Por isto, temos que primeiro tirar a loucura de que a vida é um jogo de sorte e de azar, de lances como se fosse de um dado. Não! A vida é uma etapa planejadíssima da vida do Espírito. Toda uma estrutura do universo colabora para seu crescimento. 

Cada etapa é pensada com muita seriedade, com muito carinho, com muita técnica, presteza, atenção. Mas, você tem de querer entender isto, senão estraga tudo, porque vai sair correndo, gritando, revoltado, fazendo todas as maluquices. Não, filho, todos erram, normal da vida no mundo, mas é necessário que você amplie sua consciência. 

A minha consciência pode ampliar-se com o hoje? Como posso compreender melhor a vontade de Deus? O que ele quer me ensinar com isto? O que Deus quer me ensinar com esta experiência dolorosa? O Que posso aprender com o erro que cometi? Isto é o que importa. Cometi o erro, o que posso aprender? O que preciso transformar em mim não de forma arrogante, grosseira, mas sutil, profunda. O que preciso transformar em mim? Fazer esta pergunta com sinceridade em silêncio. Quantas coisas preciso transformar em mim? 

E começar, pouco-a-pouco. Que hábitos, que práticas, que posturas necessito ter para não cometer este erro repetidas vezes? Ah…. cometi um erro. Ok. Analisa-se. O que faço para não cometer este erro mais cem vezes? Mais mil, cem mil vezes? O que faço? Então começo a tentar entender, mudar este quebra-cabeça. O que me levou? Isto, isto, e tentando juntar… Como vocês dizem, juntar as peças, para que tenham uma imagem clara. Ah… Acho que se trabalhar este e este ponto, isto vai transformar o meu ser e isto vai me distanciando deste tipo de erro. É isto que se precisa. Este carinho do cultivar a si mesmo para se tornar uma bela árvore do pomar divino.

Ter esta atenção e quem isto faz, vamos ao tema agora, isto faz terá muito mais condições de educar os filhos, porque se você não fez isto consigo mesmo, como irá fazer com os outros? Como? Não dá, fica maluco…. 

Porque você não sabe na prática como é. Você pode até falar, mas se você faz isto com você, terá capacidade de fazer isto de uma forma muito mais sábia com os seus filhos.
Por isto, a grande responsabilidade começa neste autoexame e autotransformação e a partir da sabedoria pequena ou grande adquirida, com isto você se tornará capaz de educar o seu filho para o Bem, para Deus, para a Verdade.

Espero que vocês pensem muito sobre isto, porque é isto que o Cristo faz com cada um de nós. O Cristo, discretamente, cultiva o amor em cada coração deste mundo e um dia quando menos esperarmos seremos seres iluminados, seremos seres que exalarão paz, energia superior e harmonia, se colaborarmos com o Mestre em nossos corações.

Que vocês fiquem em paz, 

Do amigo espiritual de sempre.

Outros Programas

Categories: Nova Geração

O que você achou?