Nova Geração Livro dos Espíritos – Conclusão Capítulo 10 – Comentário de Kardec

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo X -Ocupações e missões
dos Espíritos

Livros
Dos
Espíritos

Os Espíritos encarnados têm ocupações inerentes à sua existência corporal. No estado errante ou de desmaterialização, suas ocupações são proporcionadas ao seu grau de adiantamento. Uns percorrem os mundos, instruindo-se e preparando-se para uma nova encarnação. Outros, mais avançados, ocupam-se do progresso dirigindo os acontecimentos e sugerindo pensamentos favoráveis; assistem aos homens de gênio que concorrem para o adiantamento da humanidade. Outros se encarnam com uma missão de progresso. Outros tornam sob a sua tutela indivíduos, famílias, aglomerações humanas, cidades e povos dos quais se tornam anjos da guarda, gênios protetores e Espíritos familiares. Outros, enfim, presidem aos fenômenos da Natureza, dos quais são os agentes diretos. Os Espíritos comuns se imiscuem nas ocupações e divertimentos dos homens. Os Espíritos impuros ou imperfeitos esperam, em sofrimentos e angústias, o momento em que praza a Deus conceder-lhes os meios de se adiantarem. Se fazem o mal, é pelo despeito de ainda não poderem gozar do bem.

Mensagem de encerramento

Queridos filhos e filhas,

Cristo esteja em nossos corações. Ficamos felizes porque vemos que muitos de vocês, sim, se empolgam com a grandeza da Criação revelada, apresentada e explicada pelo grande Allan Kardec. Naturalmente, por equipe que ele lidera, de espíritos maravilhosos. Isto tudo, filho, é verdade. Tudo isso é verdade.

Precisamos muito ocupar nossas mentes, nossas expectativas com coisas superiores. “Vou me esforçar hoje para que no futuro possa visitar outros mundos”, isso é justo e bom. Não pode, como uma criança infantil, exigir “quero isso”, não. Mas pode dizer “vou fazer o meu máximo hoje e sempre até chegar nesse ponto quando for vontade de Deus, e aí vou conhecer pessoas maravilhosas, experiências de espíritos que viveram em outras galáxias, que coisa fascinante, outro sistema solar, que coisa interessantíssima”.

Todos vocês podem e devem desejar isso. Trabalhando sério, claro. Dedicando-se com afinco, sem fantasia tola. Precisamos unir ação real, material, abnegada, com um desejo ardente de chegar aos mundos superiores. Nem uma coisa extrema nem outra: só sonho ou só trabalho desnorteado. Não. Trabalhar sabendo o objetivo, porque isso dá ânimo “um dia conseguirei ter um acesso a um curso em tal área que eu sou apaixonado por ela, vou aprender sobre isso, sobre a natureza, sobre a psicologia humana, sobre biologia do corpo, o que quiser! Mas sei que devo conquistar isso com um esforço imenso, com fé, com determinação, com melhoria de mim mesmo”.

Filhos, quem faz isso vence, quem faz isso consegue, vocês conseguirão, se tiverem clareza no objetivo e firmeza nos meios apontados pelos espíritos superiores da Codificação sob a coordenação de Allan Kardec.

Despeço-me dizendo: sonhem, sonhem muito alto, porque o nosso Mestre vê diretamente a Deus e nos orienta. Ao mesmo tempo, disponham-se a todos os sacrifícios necessários para que a luz brote dentro de vocês e vocês estejam em condições de receber de nosso Mestre tão amado as benesses que Ele guarda para cada um de vocês.

Que vocês fiquem em paz,

Do amigo espiritual de sempre.      

 

Outros Programas

Categories: Nova Geração

O que você achou?