Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 585 – Os Três Reinos

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo XI – Dos Três Reinos

Questão 585

585. O que os Espíritos pensam da divisão da Natureza em três reinos, ou melhor, em duas classes: a dos seres orgânicos e a dos inorgânicos? Segundo alguns, a espécie humana forma uma quarta classe. Qual destas divisões é preferível?
“Todas são boas, conforme o ponto de vista. Do ponto de vista material, há apenas seres orgânicos e inorgânicos. Do ponto de vista moral, há evidentemente quatro graus.”


De fato, esses quatro graus apresentam características determinadas, muito embora pareçam confundir-se nos seus limites extremos. A matéria inerte (que constitui o reino mineral) só tem em si uma força mecânica. As plantas — ainda que compostas de matéria inerte — são dotadas de vitalidade. Os animais, também compostos de matéria inerte e igualmente dotados de vitalidade, possuem além disso uma espécie de inteligência instintiva, limitada, e a consciência de sua existência e de suas individualidades. O homem — tendo tudo o que há nas plantas e nos animais — domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a
percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus. (Comentário de Allan Kardec)

Mensagem de encerramento

Queridos filhos, queridas filhas.

Como ficamos felizes em ver o esforço de cada um de vocês em compreender. Talvez alguns digam: “Reino mineral, reino vegetal, o que isso tem a ver com espiritismo? ” Natural que pensem assim, os que não entenderam proposta espírita. O espiritismo não foi estruturado, eu vou usar palavra mais fácil, fabricado, sabemos que é só uma forma de dizer, para ser uma seita. Não! O espiritismo é uma visão integradora de toda a vida. Mas é preciso esforço para compreender isso. Não há necessidade, na verdade é sempre um grande erro isolar espiritismo da vida, das áreas do saber, da compreensão geral do universo.

Desse pequeno ponto podemos estudar história de galáxias. Como será que se desenvolve em uma galáxia, o que se chama hoje aqui de reino mineral? Como será que se desenvolve, em toda sua riqueza, o reino vegetal em uma galáxia? E o animal? Será que o animal de um sistema solar é idêntico ao animal de outro sistema solar, cada um no extremo de uma galáxia? Isto é importante, é fazer esse estímulo íntimo de uma visão que integra. Porque reino mineral não é só uma pedra. Não é também um planeta? Não é também um sol? Não é também um sistema solar? O reino mineral do sistema solar. O reino, quando vocês entenderem mais, vegetal de um sistema solar. e assim continuarão. Então visão de Kardec integra. Como fazer isso de forma prática?

Observe em si. O que você tem do reino mineral? Que coisa, nada! Vamos pensar. Poderia dizer, brincando, alguns tem algo muito, muito evidente que se chama pedra nos rins. Ah! Que coisa! Mas só quem tem pedra nos rins tem o reino mineral em si, ou aquilo foi uma junção excessiva do que existe no corpo de todos? Então podemos dizer que todos vocês têm pequenas pedras dentro de si. Sim, todos vocês têm elementos minerais dentro de si. Pequenas pedrinhas. Pedrículas, se querem chamar assim.

 E reino vegetal, o que vocês têm de reino vegetal em si? Vamos tentar imaginar. O que será? Como será que vocês aprenderam bioquimicamente a transformar luz do sol em energia? Ah! Que interessante. Então nós possuímos uma habilidade desenvolvida no reino vegetal? Que coisa muito curiosa. Transformar energia solar em elementos de energia corporal. Que interessante! Que interessante! Do reino animal há tanta coisa, inteligência instintiva que nunca deveria ser desprezada, nunca. Percepções que são muito valiosas. O animal ele percebe seu corpo de tal forma que quantas e quantas vezes não vemos ele cuidando de si e da própria doença. Isto é uma percepção que todos os seres humanos deveriam preservar. Espíritos lúcidos sabem disso. Eles, de alguma forma, cuidam e utilizam-se dessa inteligência e não desprezam, como vocês desprezam. Percebe o corpo, percebe se está tudo bem, percebe o que não está compensado e, de repente, sabe o que fazer para se curar. Não estou falando de quem vai e faz exame, mas de uma inteligência instintiva que vocês hoje desprezam. Em breve vão valorizar muito em mundo de regeneração. Porque vão aprender que grande parte dos problemas podem ser percebidos de início e já corrigidos com a valorização desse tipo de inteligência.

Portanto, filhos, não nos esqueçamos, nada deve ser desprezado, nenhum reino, nenhuma encarnação, nenhum aprendizado. Tudo sempre deve resultar em sabedoria e crescimento para Deus. Erros, acertos, exercícios tantas vezes considerados inúteis, vocês podem hoje aproveitar o aprendizado para crescer espiritualmente.

Paz,

Do amigo espiritual de sempre.

O que você achou?

%d