Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 586 – 587 – 588 – As Plantas

Previous
Next

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo XI – Dos Três Reinos 

Livros
Dos
Espíritos

586. As plantas têm consciência de que existem?
“Não, pois não pensam; só têm vida orgânica.”
587. Elas experimentam sensações? Sofrem quando são mutiladas?
“Recebem impressões físicas que atuam sobre a matéria, mas não têm percepções. Conseguintemente, não têm a sensação da dor.”
588. A força que as atrai umas para as outras independe da vontade delas?
“Certo, pois não pensam. É uma força mecânica da matéria, que atua sobre a matéria, sem que elas possam se opor a isso.

Mensagem de encerramento

Filhos e filhas, queridos e amados, 

Aprendamos a despertar em nós a sede de verdade, a busca de realidade, porque ou o mundo é a expressão do amor ou não é nada.

Então você pode dizer: “Ah.. Mais tem esta teoria, mas a vida acontece de outra”. Está errado, porque a vida é expressão divina. Dá para entender, filho? Ninguém tem autoridade de querer ser mais do que Deus. E Deus fala pelos fatos. Então, não tem que ter medo, se é assim que esta vendo, precisa entender isto. Não pode dizer: “ah, o espírito disse uma coisa, mas eu observo outra e vou ficar calado para não ser chato”. Está sendo hipócrita! Tem que dizer: meu amigo, eu estou observando isto e você disse aquilo, me ajuda a entender. É o que Kardec está dizendo: tá, tudo bem, planta não tem vontade, mas porque se junta? E o que prova o que você está dizendo? Claro, com carinho, respeito, educação, com uma certa elegância. OK! É isto! Mas sempre com núcleo da verdade, da busca da verdade, da sede da verdade. 

Ora! Se Kardec não fosse grandioso espírito talvez ficasse inibido em questionar repetidas vezes espíritos iluminados, mas há um sentimento de equipe. E há um sentimento que está acima deles, de individualidade de cada um deles, que é o sentimento de servir a humanidade.  

Ora! Se o saber espírita não fosse elaborado em diálogo de observação com a realidade a cada instante, não serviria para nada. Vocês ficam achando que Kardec fez só observação de espíritos. “Ah, então espírito existe, agora faço votação e pronto. Quem ganhar a votação eu público”. Estupidez! Burrice! Tem que amar saber e não ter ódio preguiçoso pela Codificação.

O que ele observou? Ele não observou só a imortalidade. Tudo que se dizia para ele, ele observava na vida. Se era de planta era planta, se era animal era animal, se era ser humano era ser humano, se era espírito inferior observava espírito inferior encarnado e desencarnado. Tudo, tudo! E vocês só vão entender Espiritismo se fizerem isto na vida real.

Como funciona uma ataque obsessivo no teu trabalho? Se você não sabe tem que se preocupar, porque é um bobo. Os espíritos atacam e você não nota. Como funciona uma transmissão magnética entre você e seu chefe ou um subordinado? Como isto se dá? Tem de estar percebendo, aplicando, estruturando, senão vira bobo. Fica repetindo Espiritismo e não entende. Espiritismo só presta se for aplicado, senão não ajuda em nada e atrapalha! 

Então, aplicar o Espiritismo não é só: “ah, vou ser bonzinho”. Não! É entender toda a vida, é entender como dorme, acorda, relaciona-se, come, deseja, isso e aquilo, tudo! E como o universo funciona ao teu redor. Isto é fundamental!

Então, filhos, claro, não vai entender tudo de O Livro dos Espíritos de forma ampla, não. Mas começa e o assunto que se interessar, pensa: “Tá, onde eu vejo isto em minha vida? Onde eu constato que isto acontece ou que não acontece?” Não precisa ter medo, na verdade não pode! Porque quem tem medo da verdade vive na mentira, e nós não queremos que nenhum espírita viva na mentira. Ninguém que queira a verdade viva na mentira. Portanto, filhos, eis a grande lição do maravilhoso espírito de Allan Kardec: qualquer teoria tem de ser observada na prática! E quem não faz isto será vítima da mentira, porque o Cristo nos ensinou, olha que coisa bonita, pelos frutos se conhece a árvore. E vocês não entendem que isto é também método cientifico.

Que vocês fiquem em paz,

Do amigo espiritual de sempre.

Outros Programas

Categories: Nova Geração

O que você achou?