Livro dos Espíritos
Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos
Capítulo XI – Os três reinos
Questão 595
Livros
Dos
Espíritos
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas,
Que o Cristo nos auxilie nesse instante em que estamos aprendendo as primeiras palavras do alfabeto divino. Estamos começando a conhecer tudo aquilo que será essencial para o nosso trabalho no próximo milênio, ou no milênio que já se iniciou, está apenas no começo.
Entender tudo isso, saber o que você realmente precisa para crescer, para servir a Deus, para ter uma paz inabalável, é o mais importante. Não a exibição, a vaidade, não a tolice de querer sentir-se melhor que ninguém. Você já imaginou que tolice: passar a vida brigando para se sentir melhor que fulano e depois nunca mais vê fulano. Passa dez mil anos sem encontrar o fulano, e você estragou uma encarnação preciosa simplesmente para competir com alguém que depois você vai passar milênios sem ter a menor notícia. Entende, filho? Então, pensar.
Vida na Terra é muito breve. Por que Kardec explica isso? Para que você possa usar bem seu próprio livre-arbítrio. Se você não usa bem o seu livre-arbítrio, tudo fica ruim. Então, entender o mínimo, o básico como funciona. “Possuo poder de ação maior que os animais, menor que os espíritos iluminados, mas possuo. Onde esse poder de ação deve atuar? Como deve atuar? Como usar esta liberdade que Deus me deu para fazer o bem? Para ajudar aos outros? Para me tornar melhor? Como?”. Esta é a pergunta que busca conquistar mais poder espiritual e mais liberdade.
Como? Como o animal que usa toda a sua capacidade para escolher o melhor alimento. Façam algo melhor. Usem toda a sua capacidade para escolher o melhor alimento espiritual. As melhores atividades, as melhores companhias, os melhores hábitos. Façam tudo isso, filhos. Façam tudo isso que vocês conseguirão, porque é o próprio Cristo que protege e ampara a cada um de vocês que, independente de crenças formais, se autodeclaram seus discípulos, seus protegidos, seus irmãozinhos. Isto é uso da liberdade.
“Não vou ficar escravo de moda de grupo. Não vou ficar escravo de partido, não vou ficar escravo de clube, não vou ficar escravo de nada. Quero ser um amigo aprendiz de Jesus de Nazaré”. Se fizer isso, filho, tua liberdade estará sendo muito bem usada. E você só terá a lamentar por aqueles que usaram a liberdade dada por Deus para o ódio, para a destruição e para a maldade. Pensemos nisso: o melhor uso da liberdade é carinhosamente, devotadamente, tornar-se aprendiz de Jesus de Nazaré.
Muita paz,
Do amigo espiritual de sempre.
Outros Programas

Nova Geração Livro dos Espíritos – Questões 617 e 617a – A abrangência das leis divinas

Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 616 – Deus muda de opinião?
