Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão – 596

Previous
Next

Livro dos Espíritos

Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos 

Capítulo XI – Os três reinos

Questão 596

Livros
Dos
Espíritos

596. De onde se origina a aptidão de certos animais para imitar a linguagem do homem e por que essa aptidão se encontra muito mais nos pássaros do que no macaco, por exemplo, cuja conformação tem mais analogia com a dele?
“Conformação particular dos órgãos vocais, auxiliada pelo instinto de imitação; o macaco imita os gestos; alguns pássaros imitam a voz.”

Mensagem de encerramento

 

Filhos e filhas,

Que vocês tenham paz, que o Cristo toque seus corações com muita ternura e amor. Que possamos nós pensar o seguinte: Cristo, espírito humilde de verdade, é o maior modelo de todos. Então, filhos, avaliem. O Cristo foi humilde em todos os momentos, se você vê a vida do Cristo e acha que ele não foi humilde é porque você ainda não sabe o que é humildade. Se você acha que é falta de caridade ser firme, é porque você não entende a caridade segundo Jesus de Nazaré. É preciso ter o mínimo de lucidez e entender que o Cristo é a virtude sendo exercida na vida. E só é cristão quem se dispõe a exercer a virtude do Cristo em sua própria vida. Erros e acertos são necessários, mas precisam ser estudados, precisam ser amadurecidos, precisa se questionar: como melhoro isso? Como faço aquilo? E aí você conseguirá.

Permitam-me uma pequena história que conhecemos aqui no mundo espiritual. Paulo de Tarso certa vez estava sendo muito enérgico com um jovem. E este, ousando repreeendê-lo, disse: ah, você é falso, o Cristo jamais seria firme como você é. Paulo parou por um instante, olhou o jovem nos olhos e disse: meu filho, o Cristo me atravessou com a sua luz e foi terrível, e também maravilhoso. Nunca pense que o senhor da vida deste mundo é alguém capaz de amar pela metade. O nosso Mestre, disse Paulo abraçando o jovem, tem tanto poder, tanto amor e tanto carinho que se precisar ele dará um berro mais alto do que você jamais pode imaginar para que nenhuma das ovelhas dele se perca. Por isso, filho, e Paulo agora segura muito firme no ombro do jovem e diz: não tema o que pode magoar teu coração orgulhoso, apenas fuja do que te distancia do Cristo, porque o fogo da provação é indispensável para que tu te abras para o amor do Mestre. Vai, não fraqueja, enfrenta, e cada vez que pensar em fraquejar, diz para ti mesmo: é da dificuldade que eu preciso para que o meu coração seja capaz um dia de acolher o fogo sagrado dos olhos de Jesus de Nazaré.

Filhos, o Cristo é firme e belo. Que cada um de vocês entenda: ser cristão é ser discípulo do mais elevado espírito deste mundo, alguém que dialoga com Deus e alguém que tem mão poderosa, capaz de guiar a todos.

Que vocês fiquem em paz,
Do amigo espiritual de sempre.

Outros Programas

Categories: Nova Geração

O que você achou?