Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 619 – Origem e conhecimento da lei natural

Livro dos Espíritos

    Terceira parte - As leis morais

Capítulo I – A lei natural

Item  –  Origem e conhecimento da lei natural

Questão 619

 619. Deus deu a todos os homens os meios de conhecer sua lei? “Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem; os que melhor a compreendem são os homens de bem e os que querem investigá-la; todavia, todos a compreenderão um dia, pois é preciso que o progresso se efetue.”


A justiça das diversas encarnações do homem é uma consequência deste princípio, visto que, a cada nova existência, sua inteligência encontra-se mais desenvolvida e ele compreende melhor o que é bem e o que é mal. Se tudo devesse cumprir-se para ele, numa única existência, qual seria a sorte de tantos milhões de seres que morrem, todos os dias, no embrutecimento da selvageria ou nas trevas da ignorância,
sem que tenha dependido deles o se esclarecerem? (Ver questões 171 e 222.) [Comentário de Kardec]

Mensagem de encerramento

Filhos e filhas, que o Cristo esteja conosco sempre. 

Queridos irmãos e irmãs amadas. A busca da compreensão vivida porque isto aqui é fundamental: só compreende de fato a lei de Deus quem a vive com consciência. Todos vivem, claro, estão dentro da lei, não tem como não viver a lei, mas pode viver como brutos! A vivência consciente da lei de Deus é indispensável para a cura das tuas mazelas espirituais. Esta é a verdadeira cura! A vivência interna e externa, íntima e social, de sentimento e de ação da lei de Deus.

Quer uma cura espiritual? Aqui está: vivencia na dimensão interior e exterior as leis de Deus. Não tudo, não de uma vez, mas vai aplicando em teu ser a lei de Deus, vai aplicando em ti a lei de Deus. Com isso tu conseguirás a tua cura, a harmonia que tu busca, a paz que tu sente que existe, mas que tu não tem. O preenchimento de tuas angústias por harmonia. À medida que você vivencia a lei de Deus ele se harmoniza. À medida que o ser busca compreender, como estamos aqui dizendo o que significa isso, o ser abre espaço e o próprio Criador atua nele com mais impulso, porque ele quis. 

Porque não esqueça, a misericórdia é a lei de Deus do universo. Todas as outras se subordinam ao amor divino. Se é árduo, se é difícil – e é! – para vocês espíritos inferiores ainda mais, há também o amor que penetra e suaviza a todos que querem de verdade compreender a lei de Deus. Por isso o Cristo vos disse que o fardo que Ele apresentava era leve. É um fardo, mas quando você começa a carregar esse fardo com ânimo, com devoção, a lei de amor começa a suavizar todos os mecanismos de todas as outras leis divinas. 

Entendam isso, filhos, e vocês serão corajosos e otimistas, porque no momento de maior dor vocês entenderão “oh, está para começar a atuação do amor em minha vida”. Entende, filho? Esta é a percepção de Paulo de Tarso. 

Quando chega no extremo da dor vem a convicção: agora vai começar a misericórdia. Por isso tornou-se um trabalhador incansável, porque sabia que quanto mais intenso estava o seu testemunho muito mais próximo ele está em relação ao amor. Esta é a lição de viver a lei de Deus. Saber que todas, sem exceção, são reguladas pelo amor divino, o amor de um Pai infinitamente bondoso! Uma misericórdia que suaviza e conduz todas as criaturas do universo para uma situação de plena felicidade.

Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.

O que você achou?

%d blogueiros gostam disto: