Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo I – A lei natural
Item – Origem e conhecimento da lei natural
Questão 626
626. As leis divinas e naturais só foram reveladas aos homens por Jesus? E, antes dele, só se teve conhecimento delas por intuição?
“Não dissemos que elas estão escritas por toda a parte? Todos os homens que meditaram sobre a sabedoria puderam, portanto, compreendê-las e ensiná-las, desde os séculos mais remotos. Através dos seus ensinos, mesmo incompletos, eles prepararam o terreno para receber a semente. Estando as leis divinas inscritas no livro da Natureza, o homem pôde conhecê-las, quando quis investigá-las; é por isso que os preceitos que elas consagram foram proclamados, em todos os tempos, por homens de bem, e é também por isso que delas se encontram elementos, na doutrina moral de todos os povos saídos da barbárie, embora incompletos ou alterados pela ignorância e a superstição.”
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas, a busca da verdade deve inflamar os vossos corações. Deve aquecer vossa alma. Sim, há muitas pequenas coisas na terra que vocês têm que lidar, mas isso de nada serve se vocês não transformarem isso em busca da verdade.
Como agir quando eu devo dinheiro a alguém? Como agir quando alguém me deve dinheiro? Isso pode ser uma questão inicial de busca sincera da verdade, da compreensão profunda das leis divinas e nada de respostas tolas e simples: “ah, eu pago”; “eu não pago”; “eu cobro”; “eu não cobro”. Não é simples assim, vocês sabem! Eu não sei para os hipócritas e farsantes, mas “pago”; “como pago”; “quanto devo pagar”; “se nesse momento não posso, como agir?”. Questão simples, mas que podem abrir para vocês algo que é muito mais valioso do que receber um dinheiro. Entende, filhos? “Vou resolver uma questão financeira pontual, como organizar minha vida”.
Então, buscar isso é fundamental. “Como ter uma vida sincera que me aproxime de melhor compreensão e vivência das leis divinas”. Isso é muito importante, muito importante. O que fazer com isso. Precisamos sempre entender: Cristo é nossa referência. E buscar neste diálogo aprender cada passo é fundamental.
Então, filhos, busco a dizer a vocês que se vocês não tiverem buscando melhor compreender as leis divinas, vocês estão perdendo tempo da sua encarnação. Espiritismo não é um fazer maluco. Espiritismo é a busca da compreensão e da integração do ser na harmonia de todo o universo. Por isso é tão importante espiritismo para quem realmente O ama, O respeita, quer segui-lo, porque não basta agir externamente, é necessário conhecer e sintonizar vibratoriamente com as leis divinas, passo a passo, mas é essa busca que é tão necessária, não é entregar a sopa, é entregar a sopa com profunda consciência de como aquilo vai te tornar uma pessoa mais próxima do teu irmão sofredor e, consequentemente, de Deus.
Não é escrever um livro, é se perguntar como este conjunto de palavras vai servir para que o meu irmão se aproxime de Deus e, assim, eu também. Como isso vai servir para mim e para o meu próximo nos aproximarmos da lei divina, nos aproximarmos do criador do universo, como? Se não se faz essa pergunta consegue sempre muito pouco, independente do que fazem. Se essa pergunta se torna um guia de atitude, de sentimento, você terá frutos extraordinariamente maravilhosos! Porque você terá o amor divino! Por que? Porque você estará buscando o amor divino com muita sinceridade.
É isso, filhos, que digo. É isso. Busca e acharás. Bate e a porta se abre. O que significam essas duas coisas? Intenção e ação! Deseja e age para que tu estejas mais perto do criador do universo, das leis de Deus, e tu terás uma paz extraordinária e realizará conquistas maravilhosas e é o que eu desejo a cada um de vocês, porque vocês podem tudo isso conquistar, se pedirem. O amparo do Cristo que expressa para cada um de nós o amor de Deus.
Paz, do amigo espiritual de sempre.
2 respostas para “Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 626 – Leis divinas e naturais”
Muito bom. Sempre que posso, ouço para minhas reflexões.
Boa tarde. O que foi dito que não basta ler os escritos de Kardec e gravar em nossas mentes, mas devemos utilizar esse estudo como alavanca para aprofundar nossos conhecimentos, buscando a verdade através do estudo, observação das leis divinas implementadas em nossos pensamentos e ações é extremamente relevante e devemos buscar formas de implementar esse comportamento.