Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo I – A lei natural
Item – O bem e o mal
Questão 638
638. O mal parece, algumas vezes, ser uma consequência da força das coisas. Tal é, por exemplo, em certos casos, a necessidade de destruição, até do seu semelhante. Pode-se dizer, então, que haja prevaricação à lei de Deus?
“Embora necessário, o mal não deixa de ser o mal; essa necessidade desaparece, porém, à medida que a alma se depura, passando de uma existência a outra; e, então, mais culpado por isso é o homem, quando o comete, porque melhor o compreende.”
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas, que o Cristo nos ampare e ajude sempre.
Tema delicadíssimo que precisamos vir sempre aplicados em nós mesmos. Porque o mal que nos atinge é o mal que nós fizemos desenvolver no nosso íntimo. Ninguém foge disso. Há sempre níveis de correspondência magnética entre o mal interior e o mal exterior. Quer mudar tudo? Dulcifica teu coração. Clarifica tua mente. Age segundo o Mestre. E assim você irá transformar em si o mal em virtude e irá ser um colaborador natural.
Vejo muito ativista aí querendo transformar tudo. É uma estupidez! Uma tolice milenar que seres inferiores carregam em si. Quer mudar o mundo? Muda tua vibração, muda tua ação do dia-a-dia, porque o mal existe não por Deus, mas é porque vocês, covardes e rebeldes, nutrem-no energeticamente e ele se toma um mal social, político, financeiro etc. etc. etc.
Então não digo para fugir do confronto, mas digo: começa pelo confronto verdadeiro, o mal em ti! Que mal alimentem não adianta dizer “ah, mas isso não tem consequência”, é estupidez, espírita sabe. Espírita que conhece magnetismo não pode fugir de compreender que realidades magnéticas dos indivíduos geram realidades magnéticas de pequenos grupos, que se unem a outros e criam verdadeira realidade magnética da nação. Quer mudar? Ora mais hoje e todos os dias que se seguem. Quer mais honestidade? Não seja cruel, mas seja mais honesto com si mesmo. Faz a lista dos teus principais vícios. Faz a lista dos principais atos de maldade que você cometeu nos últimos meses; nos últimos seis meses; nos últimos doze meses, antes de combater os atos maldosos dos outros. Isto é muito importante! Faz transformação verdadeira, porque na hora que você fizer isso você vai conseguir ser um colaborador verdadeiro do Cristo.
Acha que Cristo não tem poder pra mudar tudo? Tem. Mas Ele diz: “eu só mudo quando meus irmãozinhos e maioria se transformar em pontos de apoio à transformação. Se transformarem em pequenos tijolos da construção do mundo melhor”.
Então, filhos, nada está perdido e tudo pode ser alcançado em nome do Cristo se vocês tiverem a coragem verdadeira de olhar o mal que está em si. Se vocês fizerem isso em nome do Cristo, nós, junto com vocês, construiremos a Pátria do Evangelho e ninguém jamais poderá se opor à implantação da civilização do espírito desse País que há de ser maravilhoso, chamado Brasil, mas também foi chamado historicamente “a pátria do cruzeiro”
Que a cruz do Cristo, o sacrifício construtivo e abnegado, seja o símbolo da renovação desta Nação que há de ser cristã um dia.
Paz, do amigo espiritual de sempre.
2 respostas para “Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 638 – O mal inevitável”
Boa tarde. Qdo falamos de conteúdo sexual, as pessoas compreendem que certos comportamentos e falas muitas vezes são inapropriadas e condenáveis. Mas quando se trata de maledicência, essa perspectiva muda, pois na nossa sociedade parece existir uma naturalização do ato de falar coisas inadequadas sobre outras pessoas, julgando seus atos.
Lutemos com as armas do amor para vencermos nossas mas tendências.