Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo II – Lei de adoração
Item – Objetivo da adoração
Questão 650
650. A adoração é o resultado de um sentimento inato ou o resultado de um ensino?
“Sentimento inato, como o da Divindade. A consciência de sua fraqueza leva o homem a se curvar diante daquele que pode protegê-lo.”
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas. Que todos que buscam o caminho da luz verdadeira, da paz inabalável, das conquistas extraordinárias, que o Mestre de Nazaré nos guie, porque apenas Ele neste mundo tem o poder de verdadeiramente elevar-nos até Deus.
Fiquemos hoje apenas com um pequeno exemplo de um pobre trabalhador que vivia em um ambiente isolado do mundo dos recursos mais abundantes. Sua filhinha adoeceu gravemente e o homem não sabia o que fazer. Médico? Tinha ouvido falar que tinha pessoas que curavam, mas não sabia sequer onde encontrar algum para suplicar misericórdia.
Sabia muito pouco da vida, nada entendia do mundo. Sua vida era rude, lidando com a terra, limpando mato, cultivando pequeníssima lavoura que garantia o sustento seu e dessa filhinha. A mulher já tinha desencarnado e velava, sem que ele se desse conta, também a filha, mas não conseguia curá-la.
A enfermidade era gravíssima! Gravíssima! E o homem deixava a filhinha de 12 anos em casa, adoecida, porque tinha que trabalhar. Ao sair fazia pequena prece e não sabia se quando voltasse da labuta austera se a encontraria com vida. Nada podia fazer, a não ser pedir: Jesus, toma conta dela.
E este drama eu acompanhei por muitos dias, por várias semanas e, com lágrimas nos olhos, eu me juntava a ele em prece. A doença era gravíssima e eu não teria poder de curar. Que fazer por esse homem tão simples e tão sincero, que já enterrara a esposa amada? Em idade um pouco avançada, mas envelhecido o bastante pela rudeza da sua labuta diária. E eu nada podia fazer a não ser juntar-me a ele em prece.
E um dia ele volta e sua filhinha está em pé, de mãos dadas com alguém muito especial. Ele vê os dois, assusta-se e apenas escuta: você confiou em mim a tua filha e eu vim cuidar dela. Era o próprio Cristo em pessoa, que não apenas curou, mas fez questão de responder à prece daquele homem que simplesmente dizia: Senhor, eu nada tenho, por favor, cuida de minha filhinha. A alegria daquele momento filho jamais será esquecida por aqueles que puderam presenciar.
Por isso eu digo: mais do que todos os recursos desse mundo inferior, vale a confiança na proteção de Deus e de seu representante máximo nesse mundo: Jesus de Nazaré.
Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.
2 respostas para “Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 650 – A origem da adoração”
Excelentes comentários!
Obrigado Rui!