Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 654 – Adoração preferida por Deus

Livro dos Espíritos

Terceira parte – As leis morais

Capítulo II – Lei de adoração

Item  –  Objetivo da adoração

Questão 654

Questão 654.

  1. Deus tem preferência por aqueles que o adoram desta ou daquela maneira?

“Deus prefere os que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que acreditam honrá-lo, através de cerimônias que não os tornam melhores para seus semelhantes.”

“Todos os homens são irmãos e filhos de Deus; ele chama para si todos os que seguem suas leis, qualquer que seja a forma sob a qual as exprimam.”

“Aquele que apenas possui as exterioridades da piedade é um hipócrita; aquele cuja adoração é afetada e está em contradição com sua conduta dá um mau exemplo.”

“Aquele que professa adorar o Cristo e é orgulhoso, invejoso e ciumento, que é duro e implacável para com outrem ou ambicioso dos bens deste mundo, digo-vos que a religião está nos seus lábios e não no seu coração; Deus, que tudo vê, dirá: aquele que conhece a verdade é cem vezes mais culpado do mal que faz, do que o ignorante selvagem do deserto e, como tal, será tratado no dia da justiça. Se um cego, ao passar, vos derruba, vós o desculpais; se for um homem que enxerga perfeitamente, reclamais, e com razão.”

“Portanto, não pergunteis se há uma forma de adoração mais conveniente, pois isto seria perguntar se é mais agradável a Deus ser adorado numa língua do que em outra. Digo-vos, ainda uma vez: os cânticos só chegam até ele, pela porta do coração.”

Mensagem de encerramento

Queridos filhos, queridas filhas. Que a paz do Cristo esteja presente de forma poderosa em nossos corações.

Por que criticar os outros? Para se fingir de superior? Para alegar que sabe mais? Para fazer de conta que já é muito evoluído? E quando você vê um espírito profundamente evoluído de joelhos, dentro de uma catedral, orando para o Cristo? Como você vai se virar com a sua consciência?

Quando você, nos estudos espirituais, puder ver o grande São Luís, Rei, e quando toda a sociedade parisiense de estudos espíritas se ajoelhar diariamente diante do altar, suplicando bençãos do Mais Alto? Ah, vai dizer que ele é tolo e você, então, é o sábio porque sabe fazer galhofa de determinada cerimônia histórica?

Todos vocês já participaram de centenas de cerimônias diversas, milhares de vezes, filhos. Portanto, cuidado! Não joguem pedra no próprio passado. Vocês, no Brasil, têm um ditado que eu acho muito curioso. É: “aquele que cospe pra cima não se dá conta que o cuspe vai cair na própria cabeça”, algo assim que fala. É isso que espíritos muitas vezes fazem hoje, zombando. E quando eles tiverem que ver quando eram sacerdotes? E quando eles tiverem que ver que eram participantes de rituais primitivos, inclusive com coisas feias.

Então, filhos, por que não olhar com misericórdia para vocês mesmos? E com sabedoria que está expresso aqui no Livro dos Espíritos! Deus olha coração. Se o ritual ajuda, ok. Porque durante milênios, muitos de vocês precisaram de rituais e na verdade todos nós, no passado ou na atualidade, apenas consegue se impulsionar por meio de certos rituais. Qual o problema, filho?

Se o teu coração está voltado para o Criador do universo, por que fingir um desapego que não tem, criticando os outros? Se para você não faz sentido, não há problema. Mas por que humilhar outros? Por que policiar outros? Por que se arrogar de “diretor espiritual da consciência alheia”?

Espíritas precisam entender que pessoa humilde que vai para ritual católico, evangélico, seja o que for, com humildade, agrada muito mais a Deus do que ficar, mesmo por pensamento, classificando os outros de inferior. Carinho e respeito filho, muitas vezes um ritual ajuda uma alma descontrolada emocionalmente a se harmonizar. Por que negaremos um socorro a quem busca o Cristo com sinceridade? Por que seremos nós que iremos zombar daquele que usa todos os recursos que possui para se aproximar de Deus?

Portanto filhos sim, vocês devem se libertar pouco a pouco de muitas coisas, não só disso, mas sempre o sinal de quem caminha para Deus é o respeito profundo por cada um dos seus irmãos, porque o Cristo nunca zombou de nenhum ritual feito com devoção. Ao contrário, já vimos o Cristo emocionar-se com rituais muito primitivos quando via sinceridade em corações devotos. Isso é importante, filhos, porque ao longo dos milênios é esse o fator que irá elevar a tua história ou fazer você estacionar de forma muito amarga.

O Cristo ama e sempre se devota por cada um de vocês, com os meios que cada um de vocês podem assimilar para guiar todos os nossos corações para Deus. Lembrem-se disso quando vocês virem qualquer ritual que vocês queiram classificar de “desimportante”, porque o Cristo avalia tudo de outra forma, sob o ângulo de Deus.

Paz a todos, do amigo espiritual de sempre.

O que você achou?

%d