Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 654 – parte 2 – Modo de adorar a Deus

Livro dos Espíritos

Terceira parte – As leis morais

Capítulo II – Lei de adoração

Item  –  Objetivo da adoração

Questão 654

Questão 654.

  1. Deus tem preferência por aqueles que o adoram desta ou daquela maneira?

“Deus prefere os que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que acreditam honrá-lo, através de cerimônias que não os tornam melhores para seus semelhantes.”

“Todos os homens são irmãos e filhos de Deus; ele chama para si todos os que seguem suas leis, qualquer que seja a forma sob a qual as exprimam.”

“Aquele que apenas possui as exterioridades da piedade é um hipócrita; aquele cuja adoração é afetada e está em contradição com sua conduta dá um mau exemplo.”

“Aquele que professa adorar o Cristo e é orgulhoso, invejoso e ciumento, que é duro e implacável para com outrem ou ambicioso dos bens deste mundo, digo-vos que a religião está nos seus lábios e não no seu coração; Deus, que tudo vê, dirá: aquele que conhece a verdade é cem vezes mais culpado do mal que faz, do que o ignorante selvagem do deserto e, como tal, será tratado no dia da justiça. Se um cego, ao passar, vos derruba, vós o desculpais; se for um homem que enxerga perfeitamente, reclamais, e com razão.”

“Portanto, não pergunteis se há uma forma de adoração mais conveniente, pois isto seria perguntar se é mais agradável a Deus ser adorado numa língua do que em outra. Digo-vos, ainda uma vez: os cânticos só chegam até ele, pela porta do coração.”

Mensagem de encerramento

Queridos filhos, queridas filhas. Que a paz do Cristo toque em nossos corações com suavidade e ternura. Pensemos sempre que a paz do Mestre está disponível em todas as situações da vida. Todas. Precisamos apenas estar atentos, na alegria e na tristeza, para que o desespero e o excesso nunca tomem posse de nossas almas. Ficaremos sempre em paz se entendermos de verdade que o Cristo é nosso amigo e, se assim é, devemos ser amigos de todos.

Não podemos achar que colaboramos diminuindo a crença sincera do outro. Já pensou que triste você encontrar alguém no mundo espiritual e dizer: eu interrompi o caminho da minha fé porque você a condenou de maneira tão dura e drástica que resolvi largar tudo porque me senti ridículo. 

Veja que coisa triste quem planta isso. Veja que legado infeliz! Ao invés de infundir ânimo e coragem, vocês se tornaram devastador do coração alheio. Você ser um obstáculo para que o Cristo cresça em um coração. Que triste, filho.

E aqui tenho encontrado espíritas que fizeram isso com muito empenho, com muita ênfase, com muita razão na sua entonação. Com muita autoridade que pensava que tinha. Então filhos muito cuidado, a fé ainda é uma planta frágil em muitos corações. Por que não ter mais um incentivo? Sim, sua igreja, se você vai com fé, continue, continue! Isso é respeito a todos. Se você se sente bem, se você se aproxima do Cristo, continue. E se você quer alguma coisa a mais, posso lhe indicar um livro espírita ou trechos do Evangelho, não tem problema. 

Mas a postura do espírita cristão, do espírita verdadeiro é o que? Estimular o bem na medida em que o bem pode ser estimulado. Não adianta eu pegar uma plantinha que acaba de sair e ficar: “vamos, vou lhe ajudar, até amanhã de manhã dá um lindo fruto, delicioso”. 

Não, mas respeitando o momento, a circunstância, cada fase específica, eu posso botar um pouco de água, um pouco de adubo, sem excesso e orar para que aquela fé se fortaleça. O espírita é um servo do Cordeiro, ele não é um dragão tenebroso que sai cuspindo fogo e destruindo tudo. Esse é o papel do anticristo. E que triste, filho, se você desencarna e vê que você ajudou mais o anticristo do que o verdadeiro Cristo. E isso muitos têm feito. Porque tem estudo, porque tem diploma, porque tem isso e aquilo e se tornam verdadeiros antagonistas do Mestre verdadeiro. Por isso ter muito cuidado filho, às vezes um pequeno grão de fé muda a trajetória espiritual de alguém. Portanto não sejamos nós, com críticas levianas e digo mesmo satânicas, a destruir a fé de ninguém. Cada um tem o seu momento. Nos cabe ser um irmão de incentivo, de suporte, e nunca aquele que vai criticar de forma condenatória, o que nem o Mestre condenou!

Sim, o mestre condenou com muita austeridade os sacerdotes hipócritas, sim. Mereciam e merecem sim. Os fariseus hipócritas de todas as religiões, inclusive muitos palestrantes e dirigentes espíritas estão nesse grupo, mas isso não quer dizer que, criticando aqueles que são cínicos, se critica a prática daquele que é sincero! Jesus nunca proibiu de ninguém adorar com sinceridade no templo. Jesus nunca condenou quem ia na sinagoga com fé. Nunca! Não há uma linha! Então por que você vai condenar? Por que você vai se tornar aquele que se acha melhor do que o próprio Mestre? 

Então, quando adoramos o Cristo, sabemos, sim, sabemos, Ele é maior do que nós. Não podemos querer ser mais inteligentes, ousados ou austeros que Ele. Porque Ele é o amor e é a sabedoria. E toda medida que não está submissa ao padrão do Cristo, é loucura e gera infelicidade.

Portanto, filhos, fiquemos sempre com a postura do Cristo. Austeridade para os que sabem que estão verdadeiramente mentindo e um carinho extraordinário para todos, para todos que estão buscando, independente da sua compreensão, a Deus. Não condeno jamais quanto aqueles que têm suas práticas específicas. Não condeno jamais aquelas senhorinhas, com fé e simplicidade, que acendem suas velas para o anjo guardião de quem ama. Como são belas! Não a luz da vela, mas a luz que elas acendem no próprio coração. E como é triste ver espíritas de vozes empoladas que não tem sequer a luz mínima dentro de si! 

Cuidado filhos, com as críticas apressadas. Cuidado quando você tem o impulso de desestimular alguém, porque eu garanto: uma coisa é muito preciosa para o Mestre, como Ele diz: que a fé em Deus cresça no coração de seus irmãozinhos. Não seja você aquele que vai ser um obstáculo para o crescimento dessa fé.

Usemos nosso conhecimento muito valioso do Consolador para estimular a fé e a verdadeira piedade. A devoção sincera também, em todas as crenças e principalmente, em todos os corações, independente de como eles expressem em cerimônias ou não, esse sentimento. Sejamos esses amigos que vão ajudar a acender as luzes nos corações, aonde estivermos.

Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.

O que você achou?

%d