Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo II – Lei de adoração
Item – Vida contemplativa
Questão 658
658. A prece é agradável a Deus?
“A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração, pois a intenção é tudo para ele; a prece feita de coração é preferível àquela que podes ler, por mais bela que seja, se a lês mais com os lábios do que com o pensamento. A prece é agradável a Deus, quando dita com fé, fervor e sinceridade; mas não creias que ele seja tocado pela do homem vão, orgulhoso e egoísta, a menos que represente, de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade.”
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas, que a ternura do Cristo toque em vossos corações, enchendo-os de paz, de tranquilidade, de um clima de ternura que permite uma vida dinâmica e ativa, de um sentimento de confiança no amor de Deus, que permite que todos os vossos potenciais floresçam.
Aqueles que atuam para distanciar seus irmãos de Deus cometem um erro muito mais grave do que podem imaginar. Entre os espíritas existe, sim, seres infelizes que, ao invés de divulgar a importância do amor a Deus, do serviço cristão, enchem-se de teorias vazias e tenebrosas. Que não apenas os distanciam de Deus, mas induzem muitas criaturas desavisadas a precipícios terríveis. Por isso é preciso alertar a vocês: nunca respeitem verdadeiramente aqueles que não sabem orar com humildade a Deus, porque eles carregam a mais terrível doença que o ser humano pode ter: a revolta contra o amor, a rejeição da verdadeira felicidade. E esses seres, se vocês sintonizarem com eles, eles poderão, sim, induzi-los a destruir todo seu planejamento de reencarnação.
Portanto, filhos, é assunto um tanto grave que tratamos aqui hoje. Indivíduos que vos levam a se distanciar de Deus têm ocupado muito espaço nas tribunas espíritas, têm tido muito espaço em certas instituições, com suas “novidades”, que, na verdade, nada mais são do que as obras dos espíritos inferiores, que sempre combateram o Cristo. Então, essas “grandes novidades intelectuais” expressam a podridão que existe nesse mundo, desde o início dos tempos.
Claro, algo de novo, aparentemente, algo de culto, algo de sábio, como fachada, sempre utilizada para destruir as sementes preciosas que o Cristo cultiva no coração de vocês. Por isso nunca se deixem levar por essas coisas, independente do brilho que eles apresentem, do falso brilho a que eles são promovidos. Deus está acima de tudo!
Não interessa tua situação espiritual. Se tu oras com verdadeira humildade, se tu se arrependes dos teus erros do passado, ou dos teus erros de uma hora atrás, Deus se comove contigo, filho. A linguagem dos espíritos é bela! Deus, quando se ora com arrependimento, Ele se sensibiliza, Ele é tocado, Ele se movimenta em direção a te beneficiar. Isto ninguém deve tirar de ti, filho! Esta compreensão sustenta toda a tua vida! Se você quer tê-la, se você a respeita, se você a entende, fundamental é isso. Esta é a base que você deve ter para construir toda a tua vida. Lembre-te, filho, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade toca o Criador do universo!
Que coisa bonita o Criador dá a você: a possibilidade de sensibilizá-lo! E que você precisa ser evoluído? “Não!” Fazer uma obra espetacular? “Não!” Você precisa apenas de duas coisas: sincero arrependimento e verdadeira humildade. Que belo! Vocês já pensaram nisso? Deus deu a vocês o poder de sensibilizá-lo. Não precisa de milênios de evolução para isso. Precisa de poucos minutos de concentração, com sincero arrependimento e verdadeira humildade, para que você mobilize, para que você toque o nosso Criador de poder infinito!
Portanto, filhos, por que abrir mão disso? Por que desprezar um ato de tanto carinho do Criador em relação a você? É como se Deus dissesse: “Eu te amo infinitamente. Tudo o que você precisa é ser sincero e verdadeiro comigo”. Essa é a única exigência de Deus para que a prece tenha um valor imenso. E isso não precisa de evolução, precisa de sinceridade, precisa querer. Por isso os espíritos ensinaram à humanidade, por meio de Kardec.
Todos os filhos de Deus têm acesso ao coração do Criador. Você tem acesso ao amor de Deus, sem precisar muito, bastando apenas ser sincero e humilde. Não precisa entender coisas complexas, não precisa ser socialmente importante, porque você é muito mais do que isso, você é filho de Deus. Todos têm acesso ao amor de Deus. Todos! Se você entender isso, filho, ninguém jamais irá te separar do amor do Criador.
Que se elevem monumentos à estupidez humana! Que se criem promoções esquisitas dentro do movimento espírita! Que se minta usando o próprio nome do Cristo! Nada disso te separará de Deus, porque você entendeu, pelos ensinos do grande codificador, que uma vez que você tenha sincero arrependimento e uma verdadeira humildade, você tem acesso imenso ao coração do Criador do universo.
Que vocês fiquem em paz!
Do amigo espiritual de sempre.