Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo II – Lei de adoração
Item – A prece
Questão 660
660. A prece torna o homem melhor?
“Sim, pois aquele que ora com fervor e confiança torna-se mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons espíritos para assisti-lo. É um socorro que jamais é recusado, quando é pedido com sinceridade.
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas, que o Cristo nos ampare e ajude sempre!
Porque, o que fazemos quando nós dizemos isso? Uma prece, uma pequena evocação, um pedido de solicitação para que esse Espírito maravilhoso nos dê força, coragem, lucidez em tudo que fazemos.
Como ensinar a vocês a importância da prece, em um mundo tão inferior, quando parece ser tão mais fácil convencer vocês do valor da força física do ouro? Quando, na verdade, tudo isso é muito pequeno diante do poder da prece.
Vocês pensam que podem alterar tudo ou vocês gostam de imaginar que alguém pode, um outro ser humano pode. “Ah, fulano tem muito poder!” E quase sempre é um coitado! E vocês ficam adorando, bajulando outros seres humanos. Às vezes, pedindo coisas físicas, às vezes, pedindo coisas espirituais. Toda essa bajulação fundamenta-se na ignorância que vocês possuem em relação à prece.
Observe o que dizem os espíritos a Kardec: “se você quer força, a prece te dá! Se você quer coragem, a prece te dá! Se você quer paz, a prece te dá!” Por que ignoram este recurso? Às vezes, vejo pessoas pensando: “não, se eu conseguir ajuda de fulano, eu conseguirei fazer tudo isso”. Não entro no mérito, mas será que a ajuda de Deus não é mais importante que a de fulano? Entendem, filhos, o grau de perturbação que vocês têm dentro da cabeça de vocês? Vocês pensam: “ah, se fulano me ajudar, eu vou conseguir fazer o que eu quero”. Não estou desprezando cooperação de ninguém, mas muitos que dizem isso não entenderam que, antes de fulano ajudar, seria indispensável a ajuda de Deus!
Veja como a percepção de vocês é tão infantil, que muitas vezes nos apiedamos. Sim, dá pena de vocês, espíritas, que têm esse livro nas mãos, mas não têm ainda na mente. Se comportam como crianças tolas, que nada compreendem da vida de vocês! Das situações concretas!
Muitos dizem: “ah, se o médico tal atender meu filho ele vai ficar bom”. Não sou contra pensar assim, mas é triste ver que espíritas não entendem que, antes de um médico bom atender o próprio filho, não deveria ele pensar: “se eu pedir para o Criador do universo, Ele poderá atuar, Ele poderá me ensinar como melhor lidar com a doença de meu filho e Ele poderá enviar os bons espíritos para curar meu filho, se for o melhor caminho”?
Vejam como muitos de vocês desprezam o recurso da prece. Não que muitos não orem, mas a maioria de vocês não tem a dimensão da importância desse ato de diálogo com o Pai Criador! E aí vocês colocam um pouquinho de confiança na prece e uma montanha de confiança nos recursos materiais. Acho que poderia ser o contrário. Acho que o Cristo ensina: “uma montanha de confiança em Deus e um pouquinho de confiança nos recursos materiais”. Porque não significa desprezar as ações, as pessoas que sabem, aqueles que podem ser até missionários daquela área, mas a entender que, muito antes do missionário agir, muito antes da tua confiança estar depositada nele, tu precisas depositar muito, muito mais confiança no Criador do universo. Isto é fundamental, filho! Se vocês não entendem isso, se perdem no mundo, porque acham que alguém, uma organização qualquer vai ser responsável pelas grandes realizações do mundo. E isso só mostra uma coisa: a infantilidade do coração de vocês!
Espíritas achando que um indivíduo vai decidir tudo. Num hospital, num clube, num grupamento humano, num centro espírita, sem entender que a maior parte da decisão é Divina e que Deus envia sempre bons espíritos para resolver a situação, conforme Ele deseja. Então os espíritas oram, sim, mas não têm, infelizmente, e isso é triste dizer, não têm a menor compreensão do valor da prece! É como se dissesse: “ok, vou orar, porque ajuda, mas quem resolve é o fulano”. E aí pensam em um encarnado qualquer, cheio de limitações, e botam nele a maior parte da energia da fé, quando Cristo ensina o contrário. Quando os espíritos aqui explicam, didaticamente, para vocês como funciona, como tudo se realiza, como a prece é o caminho da realização de teus compromissos espirituais.
Ora, se você está mais forte contra as tentações, se você tem os bons espíritos ao teu lado, tua vida será feliz. Tudo o que é importante dará certo, independente da pessoa, da instituição, do grupo, da aprovação social, dessas coisas que, às vezes, vale pouco e, às vezes, vale nada e, muitas vezes, atrapalha. Porque vocês são míopes, a vista de vocês é muito embaçada e muitas vezes a cabeça de vocês é exatamente o contrário do que deve ser.
Portanto, filho, compreender estas palavras simples que aqui estão e colocá-las em prática em tua vida é profundamente transformador. Às vezes, meditamos aqui no mundo espiritual: “qual seriam as questões, se os homens encarnados entendessem que alterariam a face da Terra?” Esta questão, filho, é uma delas.
Se vocês soubessem se relacionar com Deus, como está aqui escrito, nada complexo, ter esta oração, com confiança e fervor, o recurso jamais seria negado. É o que diz aqui! É o que nós sabemos concretamente. E vocês transformariam tudo! Claro, vão sempre colocar uma certa confiança no que é mais inferior, não tem problema. Mas a energia geradora de tudo se acumularia na sociedade. Seria uma energia tão elevada que, se o que tem que fazer não fizesse o certo, alguém apareceria para fazer, porque teríamos um ambiente psíquico muito poderoso e muito superior. Porque a maioria estaria colocando a maior força, a maior esperança, a maior carga de amor, vinculando-a com os Planos Superiores. E isso cairia na Terra como uma chuva, que atingiria a todos.
Espero que vocês pensem muito sobre essa questão, porque ela pode ser muito decisiva para tudo o que vocês viverão no Brasil. Vocês não têm força material para ajeitar essa sociedade, mas vocês têm força espiritual. Se a maioria de vocês investir nessas forças, mais do que qualquer outra coisa, eu asseguro, o Brasil se tornará um lugar maravilhoso para se viver.
Que vocês fiquem em paz.
Do amigo espiritual de sempre.