Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 660a – Pessoas que não melhoram

Livro dos Espíritos

Terceira parte – As leis morais

Capítulo II – Lei de adoração

Item  –  A prece

Questão 660a



660 a) Como é que certas pessoas que oram muito são, apesar disso, de péssimo caráter, ciumentas, invejosas, ranzinzas, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?

“O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas acreditam que todo o mérito está no comprimento da prece e fecham os olhos para seus próprios defeitos. A prece é, para elas, uma ocupação, um emprego do tempo, não, porém, um estudo de si mesmas. Não é o remédio que é ineficaz, mas a maneira como é utilizado.”



Mensagem de encerramento

Queridos filhos, queridas filhas,  que o Mestre, em sua glória inimaginável, possa nos ensinar o sentido da verdadeira humildade.

“Senhor, ajuda-me a ver as minhas feridas. Senhor, ajuda-me a ver os meus erros, os meus pecados, as minhas mesquinharias. Porque, se Tu não me ajudar, continuarei carregando toda essa podridão ao longo dos milênios”. É uma prece que vocês podem fazer toda hora. Não demora muito e é muito eficaz. Sabem por que, filhos? Porque só há um jeito: é que vocês peçam que a luz do mundo brilhe dentro de vocês!

O Mestre é corajoso! Vocês não sabem que Ele entrou no Templo e expulsou toda a imundície de lá? Pois bem, façam isso. Peçam a Ele que entre no Templo que vocês são, templos de Deus, e ajude vocês a expulsar toda a podridão que vocês têm nos corações. Isto é muito importante.

Não adianta fazer o que eu chamo aqui, em tom de brincadeira, espero que entendam, de “prece maquiagem”. “Senhor, me ajuda a esconder quem eu sou”; “Senhor, me ajuda a fazer de conta”; Senhor, me ajuda a ter uma postura de espírito superior”. É a “prece-maquiagem” que vocês tanto fazem, em movimento espírita, essa nós ouvimos. Pedem para ter uma maquiagem falsa. É o contrário do que eu sugeri no começo.

Peçam para o Cristo mergulhar na podridão que vocês carregam e limpar tudo. Isso é muito mais bonito, muito mais belo, muito mais austero, muito mais nobre, tem muito mais grandeza. É assim que vocês podem se curar. Não pensem que a cura dos leprosos, pelo Cristo, foi para atuar no problema de saúde no mundo. Há um sentido mais importante ainda. É mostrar para vocês que Ele quer curar a lepra que cada um de vocês traz. Ele quer por a mão nas feridas que vocês carregam. É isso o que o Mestre quer. Ele quer desimobilizar os vossos sentidos espirituais. Ele quer tornar ativo o vosso psiquismo de uma maneira que vocês nunca tiveram. É isso o que o Mestre quer. Mas para isso é preciso que vocês, que já sabem o remédio, queiram se submeter a Ele. Porque se o Mestre quer tudo isso, Ele espera que vocês também queiram. Porque há respeito Dele em relação a cada um de vocês. Há carinho, porque Ele sabe que a cura será dolorosa, que o caminho é desagradável. Então Ele espera que vocês peçam, que vocês queiram. Ele espera, às vezes, até sofrendo, que vocês um dia parem de tanta mentira, de tanto faz-de-conta, de tanto fingimento, e procurem, e abram o coração, e com confiança, como dizem os espíritos a Kardec. E, com fervor, vocês digam para Ele: “Senhor, eu confio em Ti. Me cura! Me ajuda a atravessar o caminho que vai levar à cura. Me ajuda a sentir as dores que vão me tornar melhor. Me ajuda a passar sabiamente pelas experiências que irão arrancar de mim o ciúme, o ódio pelos meus irmãos.”

Tudo isso vocês podem fazer, filhos. Não precisa ter título de sabedoria do mundo, não precisa ter cargo em instituição espírita, não precisa ser considerado importante, de se valer de trevas, que vocês tanto valorizam, que a vida social é um mundo inferior. Não! É preciso ter fervor e confiança. E a confiança aqui não é apenas no poder do Mestre. Isso nem precisa ter confiança, já é público. Precisa ter uma confiança profunda, que a misericórdia do Cristo existe também em relação a ti. Isto é fundamental!

A misericórdia do Cristo não é uma misericórdia de publicidade! “Ah, ele disse que ama todo mundo, porque quer ser governador da Terra”. Não! É ao contrário. Por ser capaz de ter misericórdia por você e por todos os espíritos deste mundo, Ele se tornou Governador. Não é o contrário. Não é como vocês fazem. Faz de conta que é para depois, dar uma desculpa, e ganhar o que quer, e enganar a todos. Não é assim. Não em nosso mundo. Os mundos espirituais superiores são rigorosamente regidos pela misericórdia, pelo amor, pela verdadeira caridade. E o nosso Senhor máximo dos Planos Superiores se chama Jesus de Nazaré. É a Ele que vocês devem confiar uma misericórdia incansável! Incansável! Um amor inabalável! Então esta confiança precisa ter. E, a partir dela, ter fervor, ardor, querer! Não é assim: “ah, Senhor, por favor, se der, quem sabe, me cura”. Não! “Como eu confio que a Tua misericórdia por mim existe e é inabalável, me cura, Senhor! Não do meu jeito, do Teu, porque eu confio no Teu jeito. Eu confio nas situações que Você vai me encaminhar para que eu me cure. Acima de tudo eu confio que, no final das minhas provas, que Você vai conduzir, eu estarei curado.” Isto é orar, meus filhos. Porque a oração é a relação de amor que você estabelece com o Cristo. É só isso.

Precisa desenvolver e comentar muito para que vocês entendam tudo, ou pelo menos uma parte, do que comporta a palavra “Amor”. Porque o Cristo, Ele não fala de amor, Ele é o Amor!

Paz!

Do amigo espiritual de sempre.

3 respostas para “Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 660a – Pessoas que não melhoram”

  1. Aprendi hoje algo que há tempos me confundia o entendimento: O que é orar com FERVOR ? Pensei que fosse orar afetando frases e/ou palavras, “quase um sofrimento” ao proferir nossas preces. Mas você esclareceu e simplificou o “Orar com fervor” dizendo: “orar com fervor e confiança, ou seja, tem que haver um envolvimento emocional com Deus e você tem que confiar em Deus. Isso se chama fervor”. Não esquecerei essa explicação nunca mais.

  2. Boa tarde. O esclarecimento sobre como devemos orar, é extremamente importante. Somente repetimos as palavras de forma decorada. Essa perspectiva eu não tinha conhecimento. Agradeço ao Pai Maior por ter esse esclarecimento pelo grupo marcos.

O que você achou?

%d