Perdão das nossas faltas |
Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo II – Lei de adoração
Item – A prece
Questão 662
662. Podemos orar, utilmente, por outrem?
“O espírito daquele que ora age pela sua vontade de fazer o bem. Através da prece, atrai para si os bons espíritos, que se associam ao bem que ele deseje fazer.”
Comentário de Kardec: Possuímos, em nós mesmos, através do pensamento e da vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites da nossa esfera corporal. A prece por outrem é um ato dessa vontade. Se for ardente e sincera, pode chamar, em seu socorro, os bons espíritos, a fim de sugerir bons pensamentos e lhe dar a força do corpo e da alma de que ele necessite. Mas, ainda aqui, a prece do coração é tudo, a dos lábios nada representa.
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas.
Que fiquemos sempre com o coração em paz, aproveitando cada oportunidade para fazer o bem a nós mesmos, através de pensamentos elevados e para beneficiar a todos que estão em nosso caminho.
E digo caminho do ponto de vista material, físico, mas também emocional. Porque às vezes uma pessoa que você nunca encontrou fisicamente está no seu caminho, seja porque você admira, seja porque ela é um mau exemplo. Então você pode orar por ela para que ela se melhore e por você, para que você não siga um exemplo infeliz.
A prece, portanto, é um exercício extraordinário. Porque a prece é um exercício também mediúnico. Às vezes pessoa pergunta: ”ah, como faço para desenvolver, para ampliar minha mediunidade?” A melhor fórmula que eu tenho é essa: preces sinceras ao longo do dia. Esta alegria de reconhecer-se filho de Deus é uma prece extremamente poderosa! Olha para o céu, filho, sente a grandeza da tua origem, de teu Pai, e te alegra com isso.
Olha pra sabedoria que rege toda a vida. Procura ver a sabedoria de Deus na vida dos homens atrapalhados. Procura ver a sabedoria de Deus na vida de mulheres confusas. Porque Deus é sempre o Pai amoroso que está sempre puxando um pouco pro lado, pro outro, para evitar que a queda seja ainda mais desastrada.
Vê, acima de tudo, filho, a sabedoria de Deus na tua vida. Este é um ponto inicial. Quando você faz isso diariamente, você se qualifica! Para que? Você se qualifica para fazer parte dessa associação que falam aqui os espíritos. Você se qualifica para fazer parte de grupo de bons espíritos para ajudar os outros.
Por exemplo, você viu alguém necessitado na rua, um mendigo. Você pode fazer uma prece sincera por ele e pedir: “Senhor, como eu gostaria, Senhor, de ser útil a esse meu irmão que está aí sofrendo”….você já convoca bons espíritos e você já associa sua energia a deles para socorrer essa pessoa!
Isto é atitude de um cristão, natural, de toda hora!
Ah, ver alguém tão doente na televisão fazendo fama e sucesso, você diz: “Senhor, ajuda o socorro desse espírito, porque eu sei que ele vai ter na mesma proporção de dor dessa falsa alegria; ajuda para que a queda dele não seja imensa demais”…. isto é prece por outro!
Cada passo, cada vez que você faz isso você melhora a tua associação com os bons espíritos. Alguns dizem: ‘ah, mas fulano, desde pequeno, desde criança, tem grupo de bons espíritos que estão ali trabalhando com ele’. Por que isso? Porque esse espírito fez por merecer! Esse espírito criança, que falamos aqui de exemplo, já trabalhou muito com a equipe espiritual em benefício de outros. Então ele conquistou afinidade. Então ele conquistou facilidade de comunicação.
Você entende, filho? Então quando você hoje está com amor desejando o bem por um mendigo, por uma pessoa doente, e está pedindo ajuda de bons espíritos, você está criando o que todo mundo sabe o que é: afinidade fluídica. Essa afinidade não vai ser só por 30 segundos, não vai ser só durante o socorro! Porque se você faz isso todo dia, você vai criando uma afinidade profunda que vai continuar ao longo do tempo, que vai continuar quando você desencarnar, que vai lhe ajudar no processo de desencarne, que vai continuar no mundo espiritual. E pode se aprofundar tanto que quando você reencarnar, ela continua também poderosamente. E aí vocês dizem: “ah, mas eu vejo uma criança de 5 anos, ela faz uma prece e os espíritos atendem, como é isso?” São amigos! São amigos de muito tempo! Então são amigos que atendem carinhosamente aquele amigo encarnado porque já possuem um longo histórico de trabalho em conjunto.
Isso que eu quero que vocês entendam. Se vocês querem viver em companhia do bem, vocês têm que ter um longo histórico de trabalho com os bons espíritos. Claro que você é inferior, mas os bons espíritos aceitam na equipe deles espíritos inferiores que queiram aprender!
Isso vocês têm que entender, porque vocês parecem crianças mimadas! “Ah, então já que eu sou inferior não participo de nada”; ou “eu vou fazer de conta, vou colocar minha capa de espírito superior para poder ser aceito”. Melhor a verdade! Seja o que vocês são: espíritos atrasados! Mas espíritos atrasados que querem participar da equipe dos bons espíritos.
Observem que nesta questão Kardec não coloca nenhuma condição evolutiva. Ele não diz: ‘mas ainda é preciso dizer que isso serve apenas para quem é espírito superior’. Não, não diz isso! Ele diz: isto funciona para aqueles que são pessoas que fazem prece de coração. Não exigem evolução. Não exige esse tipo de coisa, de jeito nenhum! Então, filhos, nós estamos explicando muito detalhadamente pra vocês o que vocês podem fazer agora.
Todos os dias busque alguém na sua vida e ore sinceramente por essa pessoa, além das suas preces diárias que vocês fazem. Busque alguém todo dia. Saia procurando na rua, na notícia, em alguma coisa, nas conversas, e todo dia, diga: “bons espíritos, vamos ajudar fulano. Peço por fulano, peço por ciclano”, porque essa pessoa vai receber força do corpo e da alma e você vai criar uma afinidade maravilhosa que nunca será desfeita! Porque se os laços do mal são duradouros, os do bem são indestrutíveis! Não terminam nunca, filhos! Por que não fazer isso?
Todos vocês podem e há muitas equipes de espíritos bons na Terra, hoje, que buscam companheiros de boa vontade, encarnados, para que aumente a equipe do bem, porque essa é a vontade do Cristo!
Muita paz, do amigo espiritual de sempre.
2 respostas para “Nova Geração Livro dos Espíritos – Questão 662 – Orar por outro”
Achei ótimo mais estou com dificuldade de entender como fazer para assistir os primeiros do livro dos Espíritos
Oi Lazara!
Ficamos felizes com seu interesse! É fácil acessar todos os programas de áudio do Livro dos Espíritos.
Uma forma é você clicar no botão “Livro dos Espíritos” na parte do site “NOSSAS SÉRIES DE ÁUDIO” que está na primeira pagina do site.
Outra fomra é você escutar os programas no Spotify. – https://open.spotify.com/show/4VgUv2wBVQsCVuhPi0TxIp