Perdão das nossas faltas |
Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo III – Lei do trabalho
Item – Necessidade do trabalho
Questão 674
674. A necessidade do trabalho é uma lei da Natureza?
“O trabalho é uma lei da Natureza, por isso mesmo, constitui uma necessidade e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque ela aumenta suas necessidades e seus gozos.”
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas. Que a paz do Cristo se instale em nossos corações.
Não tenhamos dúvida: o trabalho elevado é uma das mais especiais maneiras de nos vincularmos ao Cristo e ao Criador. Todos vocês podem e, sim, devem ser úteis. Não há nada na Criação divina que não possa ser útil. Muitas vezes a criatura, por covardia, por excesso de medo, foge. “Ah, eu não sei fazer nada”, o que é sempre uma mentira muito grande! Todos vocês da Terra já fizeram tantas coisas, já realizaram tanto, já conquistaram tanto, mesmo errando e acertando, conquistaram, sim. Ninguém na Terra pode dizer isso: “não sei fazer nada, não posso ser útil”.
Talvez não possa fazer o que a tua fantasia arrogante, orgulhosa, quer. Mas todos podem ser verdadeiramente úteis. Todos podem ser úteis, desde que queiram. Quem não pode tirar um lixo da rua? Quem não pode sorrir para alguém que está triste? Quem não pode dar um presentinho a uma criança? Quem não pode? Quem não pode fazer uma prece para aquele que sofre? Quem não pode? Quem não pode melhorar o ambiente em que se encontra, discretamente e poderosamente vibrando para que aquele ambiente seja inundado de bons fluidos? Quem não pode perdoar? Quem não pode ser educado? Quem não pode dar uma palavra de estímulo e de coragem? Quem não pode dizer: “é, a situação é terrível, mas nós somos filhos de Deus, nós somos maiores do que o problema”. Tudo isso é possível! Tudo isso é possível.
Então, filhos, pensemos que a cada instante podemos fazer uma pequena e valiosa obra. A cada instante. Quem não pode, olhando para um prato de comida, agradecer aos milhares de pessoas que colaboraram para que a comida chegasse à tua mesa? Quem não pode, caminhando por uma rua limpa, emitir um sentimento de gratidão pela pessoa que se deu ao trabalho de limpá-la? Portanto, filhos, é impossível que qualquer um de vocês não possa realizar milhares de pequenas obras ao longo da vida.
Que vocês se preocupem não em salvar o planeta, como agora virou moda dizer, como se o planeta tivesse cometido um pecado e estivesse no inferno e vocês têm que ir lá tirá-lo. É uma coisa tão infantil, filho! Se preocupe, filho, em salvar a você por meio de boas obras, todos os dias. Todos os dias, isso é importante.
Então que se pense: “quais são as pequenas e belas obras que eu vou realizar hoje; qual a minha meta; que farei?”. E ao fim do dia, avalie: “salvei o meu dia?” Não tenta nem salvar a si mesmo, tente salvar o seu dia. É mais fácil. “O dia de hoje foi repleto de boas obras? Posso dizer que colaborei hoje com a humanidade a partir das minhas pequenas e discretas obras? Isto é muito importante, filhos.
Quando os espíritas entenderem o que o Cristo quer de cada um deles, a realização dessas pequenas e preciosas obras de salvação diária, ah, o ambiente do Brasil muda. O ambiente espiritual, onde tiver uma pessoa assim, melhora! Isto é fundamental. Deus não quer que vocês cuidem do universo, porque Ele sabe cuidar, filhos, não tenham dúvida. E Ele tem incontáveis espíritos crísticos que O auxiliam. Deus quer que você cuide da tua pequena obra, da tua minúscula realização, mas que Ele olha com tanto amor e carinho quanto olha para o Cristo criando um planeta. Porque Ele te ama igualmente. Isto é muito importante. Deus ama infinitamente a tua pequena obra, tanto quanto ama a criação de uma galáxia.
Se você entende isso, você nunca ficará feito um tolo achando que não tem valor, porque haverá sempre, filho, incontáveis espíritos com obras superiores à tua. Mas haverá sempre, filho, incontáveis espíritos com obras inferiores à tua. A quem Deus ama mais: os que estão acima ou os que estão abaixo? Deus ama a todos. Entende isso?
E isso servirá para que você não caia na armadilha do desânimo, mas também evitará que você caia na armadilha terrível do orgulho e achar que a tua obra é mais importante. Quem somos nós, filhos, para pesar as obras do filho do Criador do Universo? Amemos nós a nossa pequena tarefa e o Cristo abençoará em nome de Deus.
Que vocês fiquem em paz,
Do amigo espiritual de sempre.