Perdão das nossas faltas |
Livro dos Espíritos
Terceira parte – As leis morais
Capítulo III – Lei do trabalho
Item – Necessidade do trabalho
Questão 676
676. Por que o trabalho é imposto ao homem?
“É uma consequência de sua natureza corporal; uma expiação e, ao mesmo tempo, um meio de aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância da inteligência; é por isso que deve seu alimento, sua segurança e seu bem-estar apenas ao seu trabalho e à sua atividade. Àquele que é extremamente fraco de corpo Deus deu a inteligência, como compensação; porém, é sempre um trabalho.”
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas.
Que o Cristo nos envolva a todos neste instante maravilhoso em que começa a se descortinar para a vossa compreensão a relação profunda, do Consolador com o Cristo, e, desses com as sementes maravilhosas do Antigo Testamento que foram se desenvolvendo, e ainda se desenvolvem.
O quanto à compreensão humana não se expandirá quando conseguirmos aprofundar esses estudos e estas reflexões. O quanto não aprenderemos quando formos capazes de, lidando com a estrutura dos símbolos, das narrativas, dos mitos antigos, observar que ali o próprio Cristo impulsionou a educação de todos os Espíritos da Terra.
Há grandes verdades em cada história da sabedoria antiga. Há grandes verdades em cada pequeno relato de o Novo Testamento. E o papel do Consolador é mostrar a vocês que o Amor de Deus, conduzindo cada um; para uma sabedoria superior, sempre esteve presente objetivamente no mundo da matéria densa.
É preciso entender que o Amor do Cristo não se faz presente apenas quando Ele nasce no mundo: o Amor do Cristo se faz presente quando Ele, amparado pelo Pai, cria o Planeta Terra! E desde então esse Espírito conduz, não apenas a formação da vida no globo. Não apenas o surgimento das espécies. De cada espécie; não apenas a vida no sentido geral, ou o desenvolvimento do espírito humano. Esse Espírito é o responsável pela integração da Terra com todos os outros planetas do universo! Ele não é apenas o Espírito que cuida da Terra.
Ele é o espírito que faz de forma objetiva, de forma real, a integração deste pequeno mundo com os mundos do universo. O que quero dizer com isso? É o Cristo que em última instância decide. Define estrutura e organiza todos os movimentos de migrações espirituais que o planeta terra já passou e passa cotidianamente. Cabe a Ele direcionar esses fluxos migratórios. Milhões de Espíritos que chegam, milhões de Espíritos que partem. Definir quando, como, em que lugar cada grupamento espiritual que aqui chega é acolhido.
A Ele cabe decidir como, quando e para aonde vão, os grupos de milhões de Espíritos que estão sendo preparados para deixarem o mundo. Desde orbes de Espíritos enlouquecidos, aos Espíritos muito inteligentes que resolveram se devotar para o mau. Cabe a Esse coração generoso avaliar todos os planos de migração, conduzido por seus assessores, por seus protegidos, embora sejam Espíritos puros. Entendamos a profunda ligação da Terra com todos os mundos realizada pelo Cristo, pelo Messias Divino, pelo Rei deste mundo, outorgado pelo Criador do Universo.
Filhos, o amparo do Cristo se fará cada vez mais presente no mundo difícil que vocês estão. Por isso pedimos: a cada dia vincularem o vosso coração ao do Cristo. Porque assim nós poderemos superar todas as ondas do mal e estar aqui firmes pro início do mundo de Regeneração.
Que vocês fiquem em Paz,
Do amigo espiritual de sempre.