Aula 1: Comunicação com o anjo guardião: a experiência de Allan Kardec

snow top mountain under clear sky

Comunicação com o anjo guardião: a experiência de Allan Kardec

Amigo invisível:

A experiência de Allan Kardec:

Livro dos Espíritos:

489. Há espíritos que se apegam a um indivíduo, em particular, para protegê-lo?

“Sim, o irmão espiritual; é o que chamais o bom espírito ou o bom gênio.”

490. O que se deve entender por anjo guardião?

“O espírito protetor de uma ordem elevada.”

491. Qual a missão do espírito protetor?

“A de um pai com relação aos filhos; a de conduzir seu protegido ao bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida.”

489. Há espíritos que se apegam a um indivíduo, em particular, para protegê-lo?

“Sim, o irmão espiritual; é o que chamais o bom espírito ou o bom gênio.”

490. O que se deve entender por anjo guardião?

“O espírito protetor de uma ordem elevada.”

491. Qual a missão do espírito protetor?

“A de um pai com relação aos filhos; a de conduzir seu protegido ao bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida.”

Obras Póstumas:

Minha Primeira Iniciação no Espiritismo

11 de dezembro de 1855. (Em casa do Sr. Baudin; médium: Sra. Baudin)

MEU ESPÍRITO PROTETOR

Pergunta (Ao Espírito Z.) — No mundo dos Espíritos algum haverá que seja para mim um bom gênio?

Resposta — Sim.

P. — Será o Espírito de algum parente, ou de algum amigo?

R.— Nem uma coisa, nem outra.

P. — Quem foi ele na Terra?

R.— Um homem justo de muita sabedoria.

P. — Que devo fazer, para lhe granjear a benevolência?

R.— Todo o bem possível.

P. — Por que sinais poderei reconhecer a sua intervenção?

R.— Pela satisfação que experimentarás.

P. — Terei algum meio de o invocar e qual esse meio?

R.— Ter fé viva e chamá-lo com instância.

P. — Reconhecê-lo-ei, depois da minha morte, no mundo dos Espíritos?

R.— Sobre isso não pode haver dúvida; será ele quem virá receber-te e felicitar-te, se houveres desempenhado bem a tua tarefa.

NOTA — Vê-se, por estas perguntas, que eu era ainda muito noviço acerca das coisas do mundo espiritual.

Diálogo mediúnico:

Como primeira pergunta tenho a seguinte questão: Nós podemos nos comunicar com nosso anjo da guarda?

A primeira comunicação mediúnica de qualquer ser humano é sempre com seu anjo guardião. Podemos dizer que a comunicação com o anjo não se interrompe: quando no plano espiritual é um diálogo direto, no processo de reencarne, já há a comunicação do indivíduo com seu anjo guardião antes mesmo do parto e, após o parto, podemos garantir, muitas vezes, a criança dialoga muito mais com seu anjo da guarda do que com aqueles que estão ao seu redor. 

Anjo e protegido aproveitam cada segundo para recapitular tudo o que foi planejado antes do nascimento, para observar os pontos que precisam de mais atenção em relação aos desafios que serão enfrentados e, acima de tudo, para que o espírito reencarnado possa ficar totalmente envolto das energias do seu anjo da guarda.

Podemos dizer que a comunicação com anjo guardião jamais é interrompida, nem antes, nem durante, nem após o nascimento do indivíduo. Sem ele, muitos dos processos de gestação seriam inviáveis, porque, também, é do anjo guardião que se partem as providências mais decisivas para que processo de gravidez ocorra segundo o planejado. A presença desse amigo é sempre intensa durante todo esse processo e durante toda a infância.

Pensar que, por qualquer motivo, o diálogo com o anjo da guarda é algo que deva ser proibido é desconhecer os fundamentos básicos da lei de Deus; é desconhecer a necessidade humana de relacionamento; é desconhecer a misericórdia do próprio Criador.

Deus permite que o nosso anjo da guarda se comunique conosco?

Como expus, não apenas permite, mas deseja. É um desejo do Criador que o anjo guardião esteja o mais vinculado possível a seu protegido e, por isso, sempre elege como anjo guardião espíritos que já possuem virtude, poder e capacidade de realizar essa ligação mais profunda. Porque a relação anjo da guarda e protegido é um ensaio da relação do indivíduo com Deus. 

O anjo da guarda, em última instância, é o espírito responsável de ensinar um padrão de relação superior.

Podemos dizer que é um ensaio da relação plena da criatura com o Criador. Quando um indivíduo evolui ao ponto de compreender em completude como deve se dar a sua relação com seu anjo da guarda, o seu anjo da guarda passa a ser o Criador do universo. Essa é a missão máxima dos anjos guardiões: guiar o espírito, ajudá-lo a amadurecer ao ponto em que Deus se tornará o seu anjo da guarda.

Como evitar ser enganado por algum espírito que diga ser o nosso anjo da guarda?

Desenvolver a relação com o anjo da guarda a tal ponto de conhecer a lógica, a vibração, os tipos de conselho. Podemos comparativamente ensinar que quando você tem uma amizade continuada e longa com alguém será quase impossível alguém substituir essa pessoa, passando-se por ela, porque você conhece o outro nos mínimos detalhes: nas expressões, nos hábitos, na forma de aconselhar, na forma de chamar atenção – a lógica interna da pessoa.

Quando o indivíduo conhece, ou melhor, quando o indivíduo relembra, devido a um convívio continuado, todas as nuanças da personalidade do seu anjo guardião, ele estará protegido de quaisquer mistificações.

Então, como estabelecer uma relação profunda com nosso anjo da guarda?

Esse é um imenso desafio para a criatura encarnada no planeta Terra atualmente. Se nos mundos superiores o diálogo com o anjo da guarda se dá de forma regular e natural como, por exemplo, de um aluno com seu tutor ou orientador, na Terra, dadas as complicações emocionais das criaturas, é um desafio imenso, mas que deve ser superado.

É importante entender que para que você consiga uma relação verdadeiramente sólida com seu anjo guardião é necessário uma dedicação sincera. E essa dedicação sincera se compõe de várias ações cotidianas. 

Uma delas, diariamente, com coração em paz orar a seu anjo guardião, não apenas com palavras, porque não é a palavra que o espírito protetor ouve. O espírito protetor ouve a vibração. Um espírito só se torna apto a se tornar anjo guardião quando ele é capaz de muitas coisas, dentre elas, essa capacidade específica: só pode ser anjo da guarda o espírito que é capaz de ouvir as vibrações do coração de seu protegido, mesmo estando a centenas de milhões de quilômetros de distância. 

Sei que isso pode assustar alguns, mas essas informações são essenciais para que se entenda como funciona a dinâmica da relação do protegido e de seu anjo guardião. Por isso, nem todos os espíritos podem ser anjo guardião. Então, ouvindo essa vibração do coração, o anjo guardião irá se comunicar constantemente com seu protegido. É necessário que seu protegido também se esforce. Esse é o primeiro esforço que Deus requer do espírito encarnado para que ele estabeleça uma sólida relação com seu anjo guardião: o exercício de vibrações verdadeiras.

Para quem deseja investir nesse tipo de relação é necessário, diariamente, tirar alguns minutos e investir nessas vibrações. 

Acalmar-se e vibrar, pensando, mentalizando, se possível, essas vibrações em direção ao seu anjo guardião, dizendo o que se deseja.

Sugiro inicialmente o pedido de estabelecer relações continuadas, vibrar com verdadeira vontade e intenção: meu anjo guardião, eu quero estabelecer com você um contato mais sólido. Eu quero estabelecer com você um contato mais continuado. Meu anjo guardião, eu quero sentir as suas energias me penetrando. Se a cada dia, minha amiga, você fizer isso, se a cada dia aqueles que nos ouvem fizerem isso, com toda certeza, porque estamos falando de lei de Deus, esse contato irá ser iniciado e esse contato irá definir muitas coisas da sua existência atual, porque você estará conquistando do ponto de vista da lei divina, mais espaço para uma relação, uma intervenção, mais amorosa do seu anjo guardião em sua vida. Porque, se todos possuem um anjo da guarda dado por Deus, quase ninguém, minha amiga, atualmente na Terra, utiliza essa verdadeira dádiva divina que é o anjo guardião de forma a ter mais paz e a crescer espiritualmente.

É preciso estabelecer uma relação continuada e intensa para que no futuro o anjo guardião posso intervir tornando a sua vida mais feliz.

Existem outros exercícios que podemos ir revelando, pouco a pouco, mas, como momento inicial, sugiro esse exercício: concentrar-se e vibrar com todas as forças e com toda a paz, falo de força de vontade, força espiritual, buscando atingir o próprio anjo guardião com o coração e pedindo a Deus que essas energias sejam multiplicadas.

Ao longo deste curso e ao longo dos anos, iremos sugerindo outras práticas e proporcionando exercícios para aqueles que já tiverem avançado nessas práticas iniciais.

Quando o anjo guardião não atende um pedido específico, por exemplo, nos enviar uma mensagem psicografada ou aparecer em nosso sonho, significa que a gente tenha que parar de pedir ajuda, parar querer nos comunicar com ele?

De forma nenhuma, significa que esse primeiro passo, que eu me referi anteriormente, ainda não foi dado.

A matéria impõe uma barreira a essa comunicação principalmente após a primeira infância. Ocorre então que caberá ao indivíduo investir sua emoção e suas vibrações para que seja restabelecida uma ligação mais intensa. Se o anjo guardião não responde prontamente é porque o indivíduo ainda não criou condições básicas e mínimas necessárias para que a sua resposta seja dada. Então investir nisso é criar uma ponte, uma ponte energética.

O anjo guardião tem plena capacidade, conquistada por ele, de estabelecer a ponte energética dele em relação ao indivíduo, mas manda a lei de Deus que o indivíduo, em suas limitações, deve fazer o esforço máximo para estabelecer a ponte do coração dele em direção ao seu anjo guardião e, aí sim, estabelecer uma comunicação continuada que irá ultrapassar, em muito, apenas mensagens psicografadas ou aparições em sonhos, irá verdadeiramente guiá-lo em toda a sua existência, em todo seu dia a dia.

Então como o nosso anjo da guarda pode nos auxiliar?

O anjo da guarda, em nome de Deus, pode auxiliar a você, que me ouve, em todos os lances de sua existência. O anjo da guarda pode vos auxiliar em cada momento específico de sua vida. 

A solidão, meus filhos, é um ato de revolta tua, de vosso coração, a solidão não é a lei de Deus. Se você se der conta que existe um poderoso e tenro espírito superior, que responde perante Deus o amparo que deseja dar a você e que basta você abrir seu coração para que isso aconteça, você irá sentir que a solidão é uma ilusão criada por um ato de auto isolamento voluntário.

Abri o vosso coração ao vosso anjo da guarda e ele estará presente em todos os instantes da vida, vos auxiliando em tudo. 

Em vossas escolhas mais difíceis e mesmo em vossas escolhas mais fáceis. Ele estará ampliando a vossa alegria e ele estará amenizando a vossa tristeza. Ele estará vos ensinando os prazeres intensos e saudáveis do espírito, ele estará potencializando a vossa inteligência, ele estará dando forças as vossas mãos e ele estará vos ensinando a melhor aproveitar o momento do repouso.

Em nossa tradição antiga o anjo da guarda é tido como aquele que ensina o espírito a viver cada sensação, cada sentimento e cada pensamento na vida, minha filha.

O que podemos pedir ao nosso anjo guardião?

Podeis pedir a sabedoria para saber sentir cada sensação do vosso corpo, podeis pedir a sabedoria para saber lidar com cada sentimento, baixo ou elevado, podeis pedir a sabedoria para corrigir todas as vossas ideias confusas e vos tornar lúcidos e sábios. Tudo isso podeis pedir e muito mais.

O anjo guardião não é simplesmente alguém que vem dar dádivas externas, é alguém que vem nos ensinar a saber transformar cada pequeno e grande acontecimento da vida em paz e em felicidade eterna. 

Não importa o que for, minha amiga, podeis pedir qualquer coisa ao vosso anjo da guarda se esse pedido vos leva a Deus. Não vos esqueçais: cabe ao vosso anjo da guarda vos preparar para uma relação eterna com o Criador do universo e ele tudo aproveitará para vos ensinar isso.

E o que não devemos pedir ao nosso anjo da guarda?

Não deveis pedir nada que magoeis seu coração desse espírito belo.

Nunca deveis pedir o apoio dele para a maldade, nunca deveis pedir o apoio dele para calúnia, nunca deveis pedir o apoio dele para se afastar do Pai Criador. Tudo aquilo que vos afasta de Deus não deve ser objeto de solicitação ao vosso anjo da guarda. Tudo aquilo que é aprendizado de conviver com o Pai interessa, em profundidade, ao vosso anjo da guarda.

 Que tipo de relação nosso anjo da guarda quer construir conosco? Que tipo de relação ele gostaria de construir conosco?

A relação da amizade mais profunda que jamais existiu a não ser quando se tem o coração aberto. A relação de amizade daquele que pode vos acompanhar ao longo dos milênios sem nunca perder a ternura, apesar de vossos os erros clamorosos.

O anjo da guarda é aquele amigo solícito que pode atravessar milênios de trevas para conquistar um sorriso de paz que brota de maneira espontânea no rosto de seu protegido.

O anjo da guarda é aquele que deseja que, depois de investir tantos milênios abnegadamente na felicidade de seu protegido, que ele seja capaz de se tornar o anjo da guarda daqueles que estão ao seu redor.

A relação que o anjo da guarda deseja com o seu protegido é a de transformá-lo, minha filha, em anjo da guarda daqueles que mais precisam. Porque uma vez que esse espírito superior ensinou ao seu protegido amparar aqueles que estão mais necessitados do que ele, com a mesma abnegação que ele dedica ao seu protegido, a sua missão estará praticamente comprida, porque ajudando os que mais sofrem, nós encontramos Deus.


A doutrina dos anjos guardiões é hoje uma das mais patentes e eloquentes manifestações da misericórdia e do amor de Deus que podeis ter acesso. É indispensável para que a criatura possa dulcificar o próprio coração dar-se conta e vivenciar essa relação tão especial estabelecida pelo próprio Criador do universo para que jamais nenhum de seus filhos, até que atinja o grau supremo de comunhão com Ele, sinta-se verdadeiramente só. 

Se a doutrina das almas gêmeas pode ter algum fundamento ou algum exemplo de relação mais próximo é esta relação de devoção, de apoio e de suporte, porque o ser na verdade nunca é só em suas dores e em suas angústias. Não estamos certamente defendendo nenhuma ideia de que os Espíritos são criados aos pares. 

A criação é muito mais complexa e, poderemos dizer, coletiva, porque o processo de individualização requer muitos milhões de anos. O que defendemos é a prova do amor de Deus que designa seres de elevada ordem para estabelecer relações, isso sim, especiais com seres relativamente pouco evoluídos. Um dia, quando conseguirmos uma integração plena com o Pai, Ele será o nosso próprio anjo guardião. Até lá, essas relações especiais serão a marca de praticamente todos os mundos, porque é ordem divina. Sob nenhum aspecto a criatura humilde e dócil deverá sentir-se abandonada. 

O abandono, portanto, é um sentimento que apenas num estado de revolta pode se manter. Não há como duvidar de que um espírito poderoso vela por vós e, portanto, para um coração que acolhe essas verdades dulcificantes jamais haverá abandono. Certamente, os testemunhos continuam a existir, as dificuldades serão inúmeras, mas jamais a insegurança extrema ou o abandono, porque o ser sentirá “alguém poderoso se posta ao meu lado e me ampara em todas as minhas limitações”. 

Podemos iniciar, minha amiga. 

Estamos muito felizes pela sua presença hoje. A nossa primeira pergunta é: qual o objetivo espiritual do módulo Anjo Guardião? 

Usando as palavras citadas de Allan Kardec, podemos dizer: este módulo objetiva a vossa primeira iniciação no Espiritismo. Porque, como a história do Mestre de Lion esclarece, a primeira iniciação é o estabelecimento da relação com o anjo da guarda. Todo e qualquer processo evolutivo para avançar para um patamar de espiritualização requer um suporte de um anjo guardião. Fiquemos portanto conscientes de que o vosso processo ascensão espiritual só poderá atingir patamares significativos com a ligação direta do anjo guardião. O objetivo é vos ensinar a viver esta primeira iniciação. Aprender e exercitar o contato com o vosso anjo da guarda de tal forma estabelecendo uma qualidade de vínculo emotivo e energético que estareis preparados para os maiores desafios da existência. Pois não basta enfrentar os desafios existenciais. É necessário, como ensina o Cristo, vencer o mundo. E vencendo-os você se tornará forte e elevado, mas essa vitória requer o suporte do vosso anjo guardião. Suporte inequívoco, direto e, podemos dizer, salvador. Não tenhamos, portanto, outro objetivo a não ser o primeiro e básico: a vossa primeira iniciação no Espiritismo. 

Muito obrigada pela sua resposta. A nossa segunda pergunta é: como aproveitar melhor os estudos do módulo? 

Desafiando-se a ter uma postura, nem que seja a título de exercício, uma postura verdadeiramente espírita. Que se teste, que se indague: caso eu, de fato, acredite em tudo isso, o que muda em minha vida? Caso exista um espírito superior, de ordem elevada, que possa atender ao meu chamamento, o que farei com esse fato universal? O que farei com essa realidade inegável? Questione-se, teste-se, desafie-se. E se nos meus momentos de angústia eu sentir a presença de um ser poderoso, elevado e nobre, como agirei? Este módulo, como afirmamos, é uma iniciação conforme definido nas palavras de Léon Denis. É um processo de transformação íntima. É um processo de reconfiguração interior de tal forma que seja possível uma ligação muito mais profunda com o vosso anjo da guarda. É necessário para que se aproveite este módulo vivenciar diariamente a proposta que está sendo apresentada. Que os exercícios visualizações sejam diários. Que se tenha a consciência. É um dos maiores investimentos que o ser encarnado poderá fazer na Terra: estreitar, ampliar, melhorar a qualidade do contato com o anjo guardião. Portanto, sairá vitorioso da Terra quem assim o fizer, pois o vosso anjo guardião poderá, literalmente, guiá-lo se o vosso coração estiver vinculado ao dele. Aproveitará melhor este módulo quem se dispor intimamente a viver essa proposta e que, além da disposição íntima, realizar os exercícios diariamente. Asseguramos que estes conseguirão avançar extraordinariamente e muitos terão experiências espantosas que, caso queira, o envio do relato será bem-vindo, pois irá auxiliar a outros. Precisamos estabelecer uma comunidade, mas essa comunidade precisa iniciar em um grupo menor, em uma dupla, você e seu anjo da guarda. Depois, reuniremo-nos todos, nós desencarnados com os vossos anjos guardiões, e vocês ajudando-se mutuamente muitas vezes por meio da comunicação eletrônica, para num passo seguinte nos integrarmos e formarmos uma grande comunidade. Essa é a nossa proposta.

Vivência emocional:

Esse exercício requer 10 minutos de atenção sem interrupção.

O ideal é fazer no decorrer da aula, mas se não for possível você pode fazer em outro momento.

Prepare-se em um lugar que impeça interrupções e excesso de barulho.

Uma vez assimilada a primeira experiência, você pode repeti-la.

%d blogueiros gostam disto: