
Anjo Guardião da nação brasileira: Ismael
Ismael
Tem o Brasil um anjo guardião?
Conheça Ismael:
Individualidade coletiva
517. Haverá espíritos que se liguem a uma família inteira para protegê-la?
“Alguns espíritos se ligam aos membros de uma mesma família, que vivem juntos e estão unidos pela afeição, mas não acrediteis em espíritos protetores do orgulho das raças.”
518. Os espíritos, sendo atraídos para os indivíduos pelas suas simpatias, igualmente o são para as reuniões de indivíduos por motivos particulares?
“Os espíritos vão, preferentemente, onde estão seus semelhantes; aí ficam mais à vontade e mais certos de serem ouvidos. O homem atrai para si os espíritos em razão de suas tendências, quer esteja sozinho, quer forme um todo coletivo, como uma sociedade, uma cidade ou um povo. Portanto, há sociedades, cidades e povos que são assistidos por espíritos mais ou menos elevados, conforme o caráter e as paixões neles dominantes. Os espíritos imperfeitos se afastam daqueles que os repelem; daí resulta que o aperfeiçoamento moral das coletividades, como o dos indivíduos, tende a afastar os maus espíritos e a atrair os bons, que estimulam e entretêm o sentimento do bem nas massas, como outros podem neles insuflar as más paixões.”
519. As aglomerações de indivíduos, como as sociedades, as cidades, as nações têm seus espíritos protetores especiais?
“Sim, porque essas reuniões são individualidades coletivas que caminham para um objetivo comum e que precisam de uma direção superior.”
Diálogo mediúnico:
Que o Cristo nos ampare nesse instante em que nos reunimos em seu nome buscando compreender não apenas os nossos compromissos individuais, mas também os compromissos vinculados à Pátria do Evangelho para que consigamos com a consciência máxima possível cumprir a parte que nos cabe nessa grande construção confiada diretamente pelo Cristo ao maravilhoso espírito Ismael.
Podemos iniciar, minha filha.
Estamos muito felizes com a sua presença hoje, amiga Patrícia. A nossa primeira pergunta é: qual a relação do espírito Ismael com o movimento espírita no Brasil?
A expectativa desse amigo sublime é de que o Espiritismo se torne a grande ponte de união entre todas as religiões por colocar em seu centro o próprio Cristo. É surpreendente que ainda, enquanto movimento não tenhais entendido que é no Cristo que devereis buscar o grande ponto e a grande ponte de integração entre toda a nação brasileira. À medida em que os espíritas começarem a estudar, a sentir e a compreender a aplicação prática do Evangelho do Cristo estaremos em condições de colaborar significativamente no trabalho desse espírito em tornar o Brasil uma Pátria do Evangelho. É importantíssimo entender que a nação brasileira não está destinada a ser a Pátria do Espiritismo. A proposta do Mais Alto é que o Espiritismo, ajudando espíritas e não espíritas a melhor compreender o Evangelho, torne-se uma pátria exemplar para o resto do planeta.
Podemos dizer, portanto, que a avaliação desse espírito em relação ao movimento espírita só poderá ser positiva quando espíritas compreenderem que possuem sublime: apresentar o Cristo de forma prática a todo o povo brasileiro. Observando isso podemos entender que Ismael envia emissários seus para que, juntamente com a Nova Geração, possamos integrar todos os esforços, deixando claro que a missão do Espiritismo no atual momento histórico é a mesma de o Evangelho Segundo o Espiritismo: mostrar de forma simples e prática como aplicar a moral do Cristo nas questões particulares e coletivas. E um estudo aprofundado da tradição judaico-cristã nos ensinará que todos na Pátria do Evangelho possuímos uma raiz comum. E que se um são folhas e outros são flores, todos compõem a árvore divina.
Muito obrigada pela sua resposta. A nossa segunda pergunta é: qual expectativa o anjo guardião da nação brasileira tem dos trabalhadores espíritas?
Destacando o que já dissemos, queremos agora falar de forma bem específica: que os trabalhadores espíritas se tornem os verdadeiros propagadores do Evangelho, fugindo das polêmicas estéreis, destacando o tanto de saber, o tanto de amor que é possível ser compreendido por cristãos e mesmo por não cristãos. Podemos dizer que a mensagem hoje estudada tem em si elementos mais do que suficientes para os espíritas aprofundarem e que serão temas comuns em todas as religiões. Ismael acompanhou de muito perto o trabalho da composição de o Evangelho Segundo o Espiritismo, porque, certamente, já estava em fase avançada de preparação para implantá-lo no Brasil. Entendamos as palavras de Kardec que seguem uma afinidade profunda com Ismael: importa a aplicação do Evangelho, não as estranhas discussões teológico medievais. Importa destacar o sacrifício do Mestre, porque ante tais fatos todos se calam e todos os de bom coração se dispõem a servir. Fiquemos, portanto, no terreno de edificação do Evangelho em tudo aquilo que será necessário aprendermos e também ensinarmos para a nação brasileira. A expectativa, portanto, é de um estudo profundo do Evangelho e uma exemplificação simples e clara do nosso dia a dia. É preciso que os espíritas assumam a tarefa de esclarecer a nação brasileira sobre a sublimidade e a grandeza de Jesus de Nazaré.
Muito obrigada pela sua resposta. A nossa próxima pergunta é: que sentimentos devemos cultivar para melhor sintonizar com o anjo guardião da nação brasileira?
Ismael, embora não nos caiba hoje aprofundar a biografia desse espírito, é alguém que depois das vivências descritas nunca se distanciou do Cristo, diríamos mesmo que foi o próprio Mestre que o amparou no deserto. Quem queira aproximar-se desse espírito poderoso deve cultivar as imagens de Jesus de Nazaré. Entendamos que a ponte de ligação do espírito na Terra não é o intelecto repleto de informações e não é apenas sentimentos frágeis, mas é a verdadeira absorção das imagens pungentes e das imagens alegres da vida do Cristo. Quem queira, pois, sintonizar com Ismael, medite entregando-se de corpo e alma a essa experiência sobre as vivências de Jesus de Nazaré.
Muito obrigada pela sua resposta. Não temos mais perguntas nesse momento e deixamos o espaço para a mensagem de encerramento.
Destacamos que abençoada é a nação que tem Ismael por guia e compromissados são todos aqueles que já sentiram, minimamente, a grandeza desse espírito. Todos nós que agimos amplamente na nação brasileira jamais poderemos esquecer o amparo profundo desse espírito. Para vós é inconcebível, para nós é um espetáculo de beleza extremo ver como um espírito é capaz de ao mesmo tempo comover-se e agir no socorro de tantos criminosos que habitam a nação brasileira. Pudemos observar uma cena de socorro espiritual em que Ismael ajoelhado amparava uma criança de rua recém abusada e, chorando copiosamente, abraçava aquele ser como o filho mais amado e, em silêncio, elevava o pensamento a Deus e dizia: Pai, não me permita que eu me afaste de todo esse povo até que todas essas lágrimas sejam enxutas.
Agradeçamos a Deus ter como guia da nação brasileira esse espírito e assumamos com ele esse compromisso, suplicando a Deus que daqui não nos afaste até que doemos tudo para que todas as lágrimas de tristeza sejam enxugadas dessa nação.
Paz,
De vossa amiga,
Patrícia
Em 2017 registramos por escrito o diálogo relativo ao módulo anjo guardião.
Agradecemos a sua presença, amiga Patrícia, com muita alegria e muita satisfação.
1ª pergunta: Como primeira pergunta, existem anjos guardiões de coletividades?
A tarefa dos anjos guardiões, como expusemos em nossos diálogos anteriores, se desdobra e se amplia em uma riqueza de detalhes e complexidades que apenas uma mente educada pelo Espiritismo e uma emoção sublimada poderia entender.
Há uma multiplicidade de tarefas que podemos classificar como tarefas de anjos da guarda, pois os anjos guardiões estendem a sua ação, minha amiga, não apenas para os indivíduos, mas para as pequenas e grandes coletividades humanas. E posso já, antecipando diálogos futuros, afirmar que existem os anjos guardiões também dos outros reinos da natureza. As florestas, as plantas, os animais, as espécies particulares possuem também espíritos que velam por elas, que as protegem e que as amam. Portanto, merecem também o título de anjo guardião.
2ª pergunta: Qual o objetivo do anjo guardião de uma coletividade?
Em certa medida, podemos dizer que é o mesmo do anjo guardião individual: guiar a coletividade ao coração do Mestre que irá levar até Deus. Mas, para isso, para cumprir esse objetivo específico, muitos aspectos particulares têm que ser considerados.
O anjo guardião de espíritos da época do homem de neandertal que guiava, que guiava esse grupos, não tem os mesmos desafios, por exemplo, de um espírito guia de um grupo de cientistas destinados a realizar uma descoberta relevante para humanidade.
O anjo guardião de espíritos que veem ao mundo com uma tarefa de espiritualizar a Terra não é o mesmo, não lida com as mesmas questões, que o anjo guardião de uma tribo da Amazônia, por exemplo.
Portanto, embora o objetivo seja o mesmo, impulsionar a evolução em direção ao Cristo, no caso da Terra, e a Deus, no caso de todos os mundos, a forma de agir, os meios e métodos serão sempre específicos dado a característica do grupo que o anjo tutelar é o responsável.
3ª Pergunta: Esse anjo pode ser, ao mesmo tempo, um anjo da guarda de uma coletividade e anjo da guarda de um indivíduo em particular?
É o mais comum, porque o espírito guardião, que se tornou o protetor de uma coletividade, iniciou a sua tarefa milênios atrás cuidando de indivíduos. Então encontrareis esse fato como sendo o mais frequente. Os anjos tutelares da coletividade cuidam, ao mesmo tempo, de indivíduos específicos e da coletividade em geral, embora isso não seja de nenhuma forma regra obrigatória e absoluta.
4ª Pergunta: Como se dá a relação entre o anjo da guarda de uma coletividade e os anjos da guarda de indivíduos?
O anjo da coletividade poderá muitas vezes solicitar o auxílio direto de anjo da guarda de determinados indivíduos pelo o papel que eles podem exercer na coletividade. Didaticamente darei um exemplo. Um grande governante terá o seu anjo guardião que não necessariamente será o anjo guardião da coletividade, porém, o anjo da coletividade irá participar de todo o processo de reencarne desse indivíduo e irá ter contato constante com o anjo guardião desse indivíduo para que, agindo assim, ele possa direcionar os aspectos da conduta desse indivíduo encarnado que irão afetar de forma mais profunda a coletividade, que é seu objetivo e objeto de sua preocupação maior.
Em outros casos, por exemplo, em casos de problemas coletivos graves o anjo da guarda da coletividade convoca reuniões e encontros com os anjos guardiões. Muitas vezes, esses encontros reúnem centenas e mesmo milhares de espíritos para dar-lhes orientações específicas. Em muitos casos, como é o momento atual, os anjos guardiões de coletividade voltam sua atenção para o grave problema do suicídio. Então, são realizados encontros do anjo tutelar coletivo com o anjo tutelar de indivíduos para passar orientações e elaborarem estratégias específicas para que, se não for possível erradicar o problema, minimizar seus efeitos e também organizarem-se no que se refere a providências de socorro.
5ª Pergunta: No caso do povo judeu, coube ao anjo guardião dessa coletividade prepará-la para receber Jesus?
Com toda certeza. Imagine que nobre tarefa desse amigo anjo do povo judeu antes da época do Cristo. Estruturar um povo embrutecido de sentimento e de mente para acolher o amor em forma humana. Uma tarefa de milênios. Talvez seja o exemplo que mais evidencia aos vossos olhos o trabalho de um anjo tutelar de uma coletividade, porque quando ele inicia sua tarefa sequer, minha amiga, existia um grupamento que pudesse ser chamado de nação hebraica.
Ele forma a própria nação, ele congrega indivíduo de outros grupos formando, ao longo dos séculos, um grupo com características específicas e, a partir desse momento, inicia um processo educativo que dura muitos e muitos séculos preparando este povo para receber o próprio governador do planeta.
6ª Pergunta: Se sim, no caso, como foi realizado todo esse processo de preparação?
Um dia, esperamos com esperança, teremos a oportunidade e as condições de transmitir para vocês em minúcias todo esse processo. Imagine, minha amiga, um processo de planejamento coletivo que envolve o planejamento detalhado do reencarne de cada profeta. Espíritos grandiosos que veem cumprir uma pequena etapa de um imenso planejamento. Imagina, o estudo das características das imagens mais poderosas que cada profeta tinha por missão fazer instalar no psiquismo de um povo. Imagens fortes, imagens suaves. Imagine a atuação de cada profeta contribuindo para a educação desta alma coletiva, muitas vezes, com ditos e palavras fortes; outras vezes, com experiências profundas para abalar a alma de um povo que deveria se tornar dócil para receber o cordeiro de Deus.
É um quadro imenso, que exigirá de nós, no futuro, condições muito particulares para que possamos desenvolver o estudo, de forma lúcida e razoável, de todo esse planejamento, século a século, destacando o comportamento destas pessoas, de homens e mulheres, que deixaram a sua marca na alma coletiva desse grupamento e como tudo isso está relacionado a dulcificação dos corações para que eles pudessem estar aptos, não apenas a entender, mas principalmente a sentir, a mensagem do Cristo.
7ª Pergunta: No caso do Brasil, qual a relação entre a missão do país e a ação do seu anjo da guarda coletivo?
Vejamos que paralelo importante vocês fazem ao me perguntar isso.
Ao anjo guardião do povo judeu foi dada a tarefa de preparar aqueles indivíduos para entenderem e receber em seus corações o Cristo. Ao anjo guardião da nação brasileira, o abnegado e nobre espírito Ismael, de mesma tradição, é delegada uma tarefa semelhante: congregar pessoas de diferentes nações para formar uma nova nação e receber o Cristo na Terra sob a forma de Consolador. Não parece algo extremamente semelhante, minha amiga? Não é isso fruto de um planejamento sábio do Mais Alto? Não é este o desejo de um coração e de um olhar que atravessa os milênios do passado e os milênios do futuro em sua sabedoria divina? É o mesmo projeto, minha amiga.
É importante que os brasileiros entendem isso. São eles os novos judeus, sendo composto do amálgama de diferentes nações, como foi o povo judeu. Enfrentando as amarguras do deserto, agora do deserto e dos espinhos emocionais. E como o povo judeu, terão uma postura respeitada pela lei divina. Acolherão ou não a luz do Mestre do mundo? Se tornarão doces aos ensinos do Senhor ou serão, mais uma vez, os polemizadores, os guerrilheiros, os debatedores que irão fechar seu sentimento ao convite da caridade verdadeira? É a mesma tarefa.
Portanto, não vos espanteis que o espírito responsável por essa tarefa seja um espírito de profunda atuação na formação da nação judaica. Porque, cabe a ele, mais uma vez, com sua paciência e ternura profunda, com sua simplicidade verdadeira e com sua vontade inquebrantável, acolher povos diversos e educar corações para que aprendam a sentir a mensagem do cordeiro de Deus.
Conclusão: Muito obrigada amiga Patrícia. Agora deixamos o espaço para a mensagem de encerramento.
Nosso pedido, nesse instante em que os brasileiros resolveram atuar socialmente, esquecendo-se do Evangelho, é que, a vocês, espíritas e pessoas que tem uma compreensão espiritual da vida, é que atuem de maneira evangélica.
Nosso país passa por graves conturbações emocionais. É necessário que cada um busque sintonizar com o guia espiritual da nação. É necessário que cada um observe em si antes de condenar o outro. Se o criminoso carece de punição, carece ainda mais de compreensão.
Quantos de vocês, meus irmãos e minhas irmãs, têm orado por esses espíritos hoje desmascarados, vítimas da própria ganância? Quantos de vocês tem orado para que o arrependimento toque os seus corações? Não precisa ser agora o arrependimento poderá vir daqui a milênios. Não importa. O que importa agora é que a tua oração seja imediata, que a tua compaixão esteja presente no momento atual. Porque a cada um caberá decidir a acolhê-la ou não.
Meus irmãos e minhas irmãs, que são espíritos convocados das mais diversas regiões do planeta para formarem a nova nação do Evangelho, estão vocês agindo como fariseus a aclamar em praça pública o apedrejamento? Ou estão vocês agindo como cristãos que se recusam a atirar a pedra da condenação sem olhar o próprio coração? Estão vocês agindo como aquele trabalhador fiel que sob sol e chuva permanecem fiéis ao dever? Ou estão vocês, e isso nós observamos que a grande maioria está fazendo, usando a torpeza do outro para desculpar as próprias falhas morais? É grave a postura psíquica do povo brasileiro, nesse instante, que apenas reclama e que apenas condena. Quantos estão buscando a misericórdia de Deus? Quantos estão sentindo a Verdade? A grande parte dos espíritos que aqui estão são criminosos do passado, porque, mais uma vez, solicita o Cristo que Ismael reúna os criminosos arrependidos ou com possibilidades reais de arrependimento para formar a nação do Evangelho.
Meus filhos, não é com a condenação e com a revolta que se constrói o Bem, meus filhos, é com amor ativo, é com a punição que educa, é com a luta íntima, para que saia do vosso coração a ternura evangélica. Porque, se a nação brasileira se tornar uma mera justiceira, como se tornou a nação judaica, ela não será capaz de acolher em seu coração coletivo as vibrações do Mestre. Porque a justiça se esgota, incapaz de construir a felicidade, se ela não estiver impulsionada pelo amor.
Mais uma vez, a nação que tem por obrigação recolher o Evangelho do Cristo, corre o risco de se tornar apenas um grupamento de justiceiros insensíveis. Por isso, nós transmitimos a vocês, essa mensagem que nos solicitou o querido amigo Bezerra de Menezes, dizendo: busquem intensamente uma justiça amorosa, uma justiça compassiva. Porque, se não, meus filhos, vocês se tornarão os novos judeus da Terra, espíritos que lutam apenas pela justiça sem amor e que se perdem no labirinto de suas batalhas, e não conseguem enxergar a maior luz do mundo, que veio trazer, acima de tudo, a misericórdia aos corações, Jesus de Nazaré.


Prática:
Torne o estudo de hoje espiritualmente significativo. São três passos importantíssimos a serem dados.
ESCOLHA ALGUÉM – Pense em uma figura pública que você acredita que não está colaborando com a Pátria do Evangelho como poderia.
ENTENDA A SITUAÇÃO – As consequências para os que traem a promessa feita ao Cristo e a Ismael antes de nascer no Brasil são graves. São débitos muitas vezes milenares.
AJA – Ore durante a semana por essa pessoa, pedindo a Deus que ajude a sua consciência despertar. Para que ela mude suas ações ou, pelo menos, diminua seus erros.
Ainda falta aos homens um imenso progresso a realizar: o de fazerem reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade para assegurar o bem-estar moral.
ALLAN KARDEC