
O Anjo da Guarda da Nova Geração: Eurípedes Barsanulfo
Problema
Você conhece a história do primeiro mártir do cristianismo?
Você sabe que Marcos morreu em Nazaré por anunciar que Jesus era o Messias, o Cristo enviado por Deus ao mundo?
Marcos tinha a época cerca de 15 anos de idade… Hoje, ele é o líder da nova geração.
História espiritual de um anjo da guarda
A GÊNESE
OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISMO
Capítulo XVIII – Os Tempos são Chegados Item 26 a 35. Editora Celd. Tradução: Albertina Escudeiro Sêco
Os Tempos São Chegados
A nova geração
26. Para que os homens sejam felizes sobre a Terra, é preciso que ela seja povoada somente por bons espíritos encarnados e desencarnados, que só queiram o bem. O tempo sendo chegado, uma grande emigração se verifica, neste momento, entre os que a habitam; a dos que fazem o mal pelo mal, e que o sentimento do bem não toca, não sendo mais dignos da Terra transformada, dela serão excluídos, porque, caso contrário, lhe trariam de novo a perturbação e a confusão, e seriam um obstáculo ao progresso. Eles irão expiar o endurecimento dos seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres atrasadas que serão o equivalente de mundos inferiores, para onde levarão seus conhecimentos adquiridos, e terão por missão fazê-las avançar. Serão substituídos por espíritos melhores que farão reinar entre eles a justiça, a paz e a fraternidade.
A Terra, no dizer dos espíritos, não deve ser transformada por um cataclismo que aniquilaria subitamente uma geração. A geração atual desaparecerá gradualmente, e a nova a sucederá da mesma maneira, sem que nada seja mudado na ordem natural das coisas.
Tudo, pois, se passará exteriormente, como de hábito, com uma única diferença, mas uma diferença capital, a de que uma parte dos espíritos que encarnavam na Terra não voltará mais a encarnar nela. Em uma criança que nasça, no lugar de um espírito atrasado e inclinado ao mal, que nela poderia encarnar, virá um espírito mais adiantado e propenso ao bem.
Trata-se, pois, muito menos de uma nova geração corpórea do que de uma nova geração de espíritos. Assim, aqueles que esperam ver a transformação ocorrer através de efeitos sobrenaturais e maravilhosos, ficarão decepcionados.*
27. A época atual é a da transição; os elementos das duas gerações se confundem. Colocados no ponto intermediário, nós assistimos à partida de uma e à chegada da outra, e cada uma já se assinala no mundo pelas características que lhe são próprias.
As duas gerações que se sucedem têm ideias e pontos de vista opostos. Pela natureza das disposições morais, mas, sobretudo, pelas disposições intuitivas e inatas, é fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.
Devendo fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por uma inteligência e uma razão, geralmente precoces, aliadas ao sentimento inato do bem e das crenças espiritualistas, o que é sinal indubitável de um certo grau de adiantamento anterior. Ela não será composta exclusivamente por espíritos eminentemente superiores, mas pelos que, já tendo progredido, estão predispostos a assimilar todas as ideias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.
O que, ao contrário, distingue os espíritos atrasados, é, em primeiro lugar, a revolta contra Deus, pela recusa em reconhecer algum poder superior à humanidade; depois a propensão instintiva às paixões degradantes, aos sentimentos antifraternos de egoísmo, de orgulho, de inveja, de apego a tudo o que é material.
São esses os vícios de que a Terra tem que ser expurgada pelo afastamento daqueles que se recusam em se emendar, por- que são incompatíveis com o reino da fraternidade, e porque os homens de bem sempre sofrerão com o seu contato; quando a Terra estiver livre deles, os homens caminharão sem empecilhos para o futuro melhor que lhes está reservado desde este mundo, como recompensa de seus esforços e de sua perseverança, en- quanto esperam que uma depuração ainda mais completa lhes abra a entrada dos mundos superiores.
28. Por essa emigração dos espíritos, não se deve entender que todos os espíritos retardatários serão expulsos da Terra e relegados a mundos inferiores. Muitos, ao contrário, aqui voltarão, uma vez que muitos cederam ao arrastamento das circunstâncias e do exemplo. Nesses, a aparência era pior do que o íntimo. Uma vez subtraídos à influência da matéria e dos preconceitos do mundo corporal, a maioria deles verá as coisas de uma maneira inteiramente diferente da que viam quando em vida, como nos provam numerosos exemplos. Nisso, eles são ajudados pelos espíritos benévolos que se interessam por eles e que se apressam em esclarecê-los e mostrar-lhes o falso caminho que seguiram. Nós mesmos, com as nossas preces e exortações, podemos contribuir para que se melhorem, porque há uma perpétua solidariedade entre os mortos e os vivos.
A maneira pela qual se opera a transformação é muito simples, e, como se vê, ela é toda moral, e não se afasta em nada das leis da Natureza.
29. Que os espíritos da nova geração sejam novos espíritos melhores, ou os antigos espíritos que se melhoraram, o resultado é o mesmo; desde o instante em que eles apresentem melhores disposições, é sempre uma renovação. Assim, segundo as suas disposições naturais, os espíritos encarnados formam duas categorias: de um lado, os retardatários que partem, e do outro, os progressistas que chegam. A situação dos costumes e da sociedade estará, portanto, no seio de um povo, de uma raça, ou do mundo inteiro, diretamente relacionada com aquela categoria que, entre as duas, tiver preponderância.
Para simplificar a questão, suponhamos, por exemplo, um povo com um grau qualquer de adiantamento, composto de vinte milhões de almas; a renovação dos espíritos se fazendo ao mes- mo tempo e proporcionalmente às extinções, isoladas ou em mas- sa, houve necessariamente um momento em que a geração dos espíritos retardatários prevalecia, em número, sobre a dos progressistas, que não comportava mais que raros representantes sem influência, e cujos esforços, para fazer predominar o bem e as ideias progressistas, estavam paralisadas. Ora, uns partindo e outros chegando, após um dado tempo, as duas forças se equilibram e sua influência se contrabalança. Mais tarde, os recém- vindos estão em maioria e sua influência se torna preponderante, embora ainda entravada pela influência dos primeiros; estes continuando a diminuir, enquanto que os outros se multiplicam, aca- barão por desaparecer. Chegará, então, um momento em que a influência da nova geração será exclusiva; mas isso não pode se compreender se não se admite a vida espiritual independente da vida material.
30. Nós assistimos a esta transformação, ao conflito que resulta da luta das ideias contrárias que buscam se implantar; umas marcham com a bandeira do passado, outras com a do futu- ro. Se examinarmos o estado atual do mundo, reconheceremos que, tomada no seu conjunto, a humanidade terrestre ainda está longe do ponto intermediário onde as forças se equilibram; que os povos, considerados isoladamente, estão a uma grande distância uns dos outros nessa escala; que alguns chegam a esse ponto, mas nenhum ainda o ultrapassou. Não obstante, a distância que os separa dos pontos extremos está longe de ser igual em duração, e uma vez o limite vencido, a nova rota será percorrida com muito mais rapidez, porque inúmeras circunstâncias virão aplaná-la.
Assim se realiza a transformação da humanidade. Sem a emigração, isto é, sem a partida dos espíritos retardatários que não devem voltar, ou que só podem voltar após se terem melhorado, a humanidade terrestre não ficaria por isso indefinidamente estacionada, porque os espíritos mais atrasados, por sua vez, avançam; mas seriam precisos séculos, talvez milhares de anos, para alcançar o resultado que meio século bastaria para realizar.
31. Uma comparação comum fará compreender ainda melhor o que se passa nessa circunstância. Imaginemos um regimento composto, na sua maioria, por homens turbulentos e indisciplinados, que nele provocam uma desordem que a severidade da lei penal terá, muitas vezes, dificuldade para reprimir. Esses homens são os mais fortes, porque são os mais numerosos; eles se amparam, se encorajam e se estimulam pelo exemplo. Os pou- cos bons não exercem influência; seus conselhos são despreza- dos; eles são escarnecidos, maltratados pelos outros e sofrem com a sua companhia. Essa não é a imagem da sociedade atual?
Suponhamos que se retirem esses homens do regimento um a um, dez a dez, cem a cem, e que sejam substituídos gradativamente por um número igual de bons soldados, mesmo por aqueles que foram expulsos, mas que seriamente se tenham cor- rigido. Ao cabo de algum tempo, teremos sempre o mesmo regi- mento, mas transformado. Nele a boa ordem terá substituído a desordem. Assim acontecerá com a humanidade regenerada.
32. As grandes partidas coletivas não têm somente por objetivo ativar as saídas, mas também transformar mais rapidamente o espírito das massas, livrando-as das más influências, e dar maior ascendência às novas ideias.
É porque muitos estão maduros para essa transformação, apesar das suas imperfeições, que partem, a fim de irem se retemperar em uma fonte mais pura. Enquanto que se ficassem no mesmo meio e sob as mesmas influências, teriam persistido nas suas opiniões e na sua maneira de ver as coisas. Uma estada no mundo dos espíritos basta para lhes descerrar os olhos, por- que ali eles veem o que não podem ver sobre a Terra. O incrédulo, o fanático e o absolutista poderão, então, voltar com ideias inatas de fé, tolerância e liberdade. Ao regressarem, encontrarão as coisas mudadas e sofrerão a influência do novo meio em que nascerão. Em lugar de fazer oposição às novas ideias, eles serão seus auxiliares.
33. A regeneração da humanidade, portanto, não tem absolutamente necessidade da renovação integral dos espíritos; basta uma modificação em suas disposições morais. Essa modificação ocorre com todos os que estão predispostos a ela, quando são subtraídos à influência perniciosa do mundo. Assim, os que voltam não são sempre outros espíritos, mas frequentemente os mes- mos espíritos, pensando e sentindo de uma outra maneira.
Quando essa melhora é isolada e individual, ela passa des- percebida e não tem influência ostensiva sobre o mundo. O efeito é muito diferente quando a melhora ocorre simultaneamente sobre grandes massas, porque, então, conforme as suas proporções, em uma geração, as ideias de um povo ou de uma raça po- dem ser profundamente modificadas.
É o que se observa quase sempre após os grandes choques que dizimam as populações. Os flagelos destruidores apenas des- troem o corpo, não atingem o espírito; ativam o movimento de vai e vem entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, por consequência, o movimento progressivo dos espíritos encarnados e desencarnados. É de se notar que, em todas as épocas da História, as grandes crises sociais foram seguidas de uma era de progresso.
34. É um desses movimentos gerais o que acontece neste momento, e que deve realizar a remodelação da humanidade. A multiplicidade das causas de destruição é um sinal característico dos tempos, uma vez que elas devem apressar a eclosão dos no- vos germens. São as folhas de outono que caem, e que serão substituídas por novas folhas plenas de vida, visto que a humanidade tem suas estações, como os indivíduos têm as suas idades. As folhas mortas da humanidade caem levadas pelas rajadas e pelos golpes do vento, mas para renascerem mais vivazes sob o mesmo sopro de vida, que não se extingue, mas se purifica.
35. Para o materialista, os flagelos destruidores são calamidades sem compensações, sem resultados úteis, uma vez que, segundo ele, aniquilam os seres para sempre. Porém, para aquele que sabe que a morte destrói apenas o envoltório, tais flagelos não têm as mesmas consequências, e não lhe causam o mínimo pavor. Ele compreende o seu objetivo, e também sabe que os homens não perdem mais por morrerem juntos do que por morre- rem isoladamente, uma vez que, de uma forma ou de outra, isso sempre terá de acontecer.
Os incrédulos rirão dessas coisas e as tratarão de quimeras; mas, digam o que disserem, não escaparão à lei comum; a seu turno, eles tombarão, como os outros, e, então, o que lhes acontecerá? Eles dizem: “Nada!” porém, viverão, apesar de si mesmos, e um dia serão forçados a abrir os olhos.
Diálogo mediúnico:
Que o Cristo nos auxilie sempre a permanecer em paz e confiantes. Que a nossa fé seja lúcida, que a nossa disposição sempre sincera. Porque o Mestre não é apenas o símbolo do amor que acolhe e consola, mas é, sobretudo, o amor operante que gera as transformações profundas no indivíduo e na sociedade para que um dia todos possam, junto com ele, desfrutar o amor, a felicidade do Reino de Deus.
Podemos iniciar, minha filha.
Estamos muito felizes com a sua presença hoje. Como primeira pergunta sobre esse tema, que característica do espírito Eurípedes Barsanulfo poderia ser destacada no seu trabalho de anjo guardião da Nova Geração?
Pensamos que a Nova Geração terá, dentre as suas principais características, o que chamaria de uma abnegação serena e tranquila, sem necessidade de nenhum tipo de exibicionismo. Esses espíritos irão abrir mão de tudo, muitas vezes de fortunas imensas, outras de uma vida extremamente tranquila para serem obedientes ao chamado que virá do Mais Alto e que irá ecoar de forma poderosíssima em seus corações.
Muito obrigada pela sua resposta. Como poderíamos identificar os espíritos que compõem a Nova Geração?
Eles serão tudo aquilo que os diferencia dos falsos líderes que hoje permeiam a sociedade. Não se exibirão nem direta nem indiretamente como acontece no movimento espírita. Não buscarão as vantagens materiais como prioridade sob nenhum disfarce, não quererão os primeiros lugares, ao contrário, serão verdadeiros amantes do trabalho solitário e silencioso, porque compreenderão, ainda na juventude, que o mundo não poderá compreender suas ideias senão quando elas estejam materializadas em forma de incentivo. Portanto, aqueles que buscam identificar a Nova Geração por sinais externos, por sinais de destaque social jamais a encontrarão. São espíritos discretos, submissos a Deus e profundamente desejosos em cumprir a parte que lhe cabe na tarefa. A disciplina, no sentido verdadeiro, é a alegria, o gozo de se cumprir a vontade do Criador. Aí eles encontram a verdadeira satisfação em sentir que suas ações refletem o desejo da inteligência infinita, aí eles encontram o consolo para todas as suas dores à medida em que entendam: essa dor faz parte da execução da vontade do Ser Infinito. Fiquemos, portanto, convencidos que o exibicionismo, que os destaques forçados jamais serão parte da Nova Geração. Apenas quando absolutamente obrigados a isso, esses espíritos terão alguma evidência, embora, podemos garantir, 99% desses espíritos não irão aparecer de forma destacada no mundo. Eventualmente encontrareis alguns deles, mas se os vossos olhares não estiverem purificados pelo vosso testemunho interior não os reconhecereis, porque eles agem a partir da lógica do Cristo e o fazem já há dois mil anos. Quem de vós sabe o que fizeram esses essênios? Quem de vos conhece quem são esses espíritos? Eles permanecerão ocultos à grande maioria, mas o trabalho que realizarão será tão poderoso que os estudiosos da Terra ficarão sem saber responder como, em tão pouco tempo, a sociedade se transformou tanto. Como, em tão pouco tempo, as pessoas mudaram. Apenas aqueles que se dedicarem à educação das massas irão aparecer. Ainda assim vos asseguro: muitos apenas com a utilização de pseudônimos, porque isso será também uma forma de educar. Serão espíritos que oferecerão gratuitamente grandes obras que irão arrancar lágrimas das multidões mais embrutecidas, elevando-lhes o sentimento. E tantos se perguntarão: quem são? A resposta será sempre a mesma: que importa?
Muito obrigada pela sua resposta. A próxima pergunta é: a Nova Geração já está encarnada na Terra?
É importante entender que não existe simplesmente uma Nova Geração no sentido de uma geração encarnada. Se não, podereis pensar que miraculosamente um grupo de espíritos reencarna e muda para sempre a história milenar do planeta. Entendamos: a Nova Geração significa vários ciclos de espíritos, cada um continuando o trabalho do outro. Uma parte desse grupo, sim, já nasceu. Outra parte não. Eles se observam e se amparam. Pode-se entender a Nova Geração como um imenso grupo de encarnados e desencarnados, pois agir num mundo como a Terra é algo extremamente delicado. E como é ordem do Cristo que haja impactos sociais significativos são multidões de espíritos iluminados que se mobilizam encarnando e outro tanto apoiando desencarnado para, em seguida, haver a troca de posições. Observe: o espírito desencarnado que ajuda outro encarnado hoje, será extremamente capaz de continuar a tarefa, pois quando o atual estiver para desencarnar ele irá nascer e dar continuidade, em alguns casos uns serão discípulos de outros. Esse é o modelo apresentado e ainda não entendido de Lisandro e Marcos. Muitos de hoje, jovens que estão aprendendo a lidar com as amarguras da Terra serão os anciãos que irão acolher outros luminares da Nova Geração. Podemos dizer que a geração de abertura já está no mundo, mas quando esses espíritos estiverem perfeitamente maduros virá uma outra geração. Por isso, para quem entende o plano do Cristo sabe que a Terra, sem nenhuma dúvida, será um mundo superior.
Muito obrigada por essa resposta. Que mudanças sociais podemos esperar quando a Nova Geração estiver atuando de forma mais objetiva no mundo?
Falaremos do Brasil, pois a questão é por demais complexa para abordarmos aqui as situações do planeta. A Nova Geração irá conseguir liquidar com, praticamente, todo o desvio de verba pública. Espíritos extremamente conscientes dessa tarefa já estão no mundo. Tudo o que se discute hoje se tornará obsoleto em poucas décadas, pois estará no mundo operando aparelhos de alta fidelidade que simplesmente irão dar o diagnóstico se o indivíduo está mentindo ou não. E se tornará prática de todos aqueles que manuseiam os recursos da sociedade serem examinados por tais aparelhos. É preciso que algumas coisas ainda mudem, mas isso será uma característica da sociedade brasileira. A população brasileira está sendo a duras penas educada a não compactuar com a corrupção. Uma vez que esse ponto seja de fato amadurecido, em que a maioria não ame a corrupção, esses espíritos, da forma adequada, apresentarão tais possibilidades. A partir disso, outros espíritos irão realizar transformações intensas na sociedade. É preciso que isso ocorra antes, porque espíritos superiores não se disponibilizam para compactuar com a corrupção de espíritos inferiores. E hoje, falando-se de ampla atuação, é impossível equacionar os problemas sociais do Brasil quando se tem que enfrentar em praticamente todas as esferas quadrilhas tenebrosas que sugam os recursos públicos. Após essa depuração, que já se iniciou, e chegando-se a um ponto que a tecnologia permitirá a atuação dos espíritos honestos vereis verdadeiras maravilhas jamais conhecidas na Terra em termos de regeneração do tecido social. Como o Cristo curou os corpos apodrecidos dos leprosos, a Nova Geração irá curar, quase instantaneamente do ponto de vista histórico naturalmente, as grandes chagas da população brasileira. Após esse passo, minha afilha, não haverá mais violência, miséria, desamparo, desemprego e angústias na sociedade brasileira. Se vivemos hoje um momento de intensas trevas, nós que daqui observamos o processo histórico temos uma esperança extraordinária, na verdade, temos uma certeza de que alguns passos a mais em direção à luz irá libertar para sempre a nação brasileira de suas principais mazelas. Como o Cristo, repito, a lepra do tecido social será curada a olhos vistos e ninguém poderá negar a grandeza do Evangelho, porque ele irá ser a seiva curadora, a energia restauradora de todas as principais mazelas dessa sociedade tão sofrida que o Cristo elegeu dar por missão difundir o Evangelho no mundo.
Muito obrigada pela sua resposta. Não tenho mais nenhuma pergunta nesse momento, deixo o espaço para a mensagem de encerramento.
Entendamos, o desalento é natural daqueles que não conhecem Jesus de Nazaré. Nosso Mestre abandonado, preso numa cruz, nos ensinou que o momento de maior dor não é para ser desperdiçado com a inação ou com o desespero, mas é o momento da verdadeira vitória. A transformação do mundo se consumou, do ponto de vista espiritual, no calvário do Cristo. Tenhamos nós a certeza que após o calvário íntimo, vivido nesse momento de loucura na Terra, teremos a nossa verdadeira redenção. Que os espíritas criem coragem de mergulhar no pensamento do Cristo e dali, auferindo energias extraordinárias, recobrem as forças e o bom ânimo, desvinculem-se das brigas loucas e estúpidas do movimento espírita e se candidatem, com o coração empolgado, a serem amigos da Nova Geração, a serem os adultos que valorizam o Cristo e que apoiam todas as nobres iniciativas em nome do Evangelho. Sejamos aqueles espíritos que, ao ver a grandeza do Cristo e daqueles que o representam, possam dizer: Senhor, eu não sou digno de nada fazer por ti, mas eu te suplico: aceita o meu serviço insignificante e transforma-o como uma pedra iluminada na construção da Pátria do Evangelho. Nada temo, mas estou aqui para te servir. Aponta-me como te ajudar e eu serei o obreiro humilde e pequeno, mas devotado a tudo aquilo que representa o teu amor. Se assim fizermos, conseguiremos a renovação psíquica necessária e faremos parte, sim, da Nova Geração. Porque esta é liderada por quem o Cristo escolhe, mas a orientação do Mestre é clara e precisa: ninguém, ninguém que desejar colaborar será deixado de fora. Abri, portanto, os vossos corações, porque o Cristo já abriu os seus braços para vós.
Paz,
De vossa irmã e amiga,
Patrícia.
Contato com a nova geração
Esse exercício requer 10 minutos de atenção sem interrupção.
O ideal é fazer no decorrer da aula, mas se não for possível você pode fazer em outro momento.
Prepare-se em um lugar que impeça interrupções e excesso de barulho.
Uma vez assimilada a primeira experiência, você pode repeti-la.
Amparar emocionalmente
Torne o estudo de hoje espiritualmente significativo. São três passos importantíssimos a serem dados.
OBSERVE – Observe quantas mudanças que se apresentam como caos são necessárias para a evolução da humanidade.
ENTENDA A DOR – Muitas pessoas que não conhecem as Leis de Deus podem ficar assustadas.
ESCLAREÇA – Escreve um pequeno texto mostrando que estamos em um período de mudança, transformação e evolução e que Deus e os anjos guardiões estão atentamente cuidando de nós.
Compartilhe seu texto!
Aprofundar
Ainda falta aos homens um imenso progresso a realizar: o de fazerem reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade para assegurar o bem-estar moral.
Allan Kardec