Encontro 03 – Migração espiritual coletiva, caso de capela

 

Baixar áudio (opção 1) 

Baixar áudio (opção 2)


Baixar Capítulo 3 em PDF 


 Capítulo 03 – Migração espiritual coletiva, caso de capela

A história de Adão e Eva, aquela história que fala do paraíso, que pode parecer sem graça e sem emoção, é uma história radical, pelo menos para o Adão, porque se trata de uma mudança de planeta de um imenso grupo de espíritos. Consequentemente, você já pode perceber que Adão é um símbolo!  Depois de estruturar a Doutrina Espírita, Kardec, que é um grande iniciado do passado, um dos mais lúcidos e inteligentes apóstolos do Cristo, segundo o Emmanuel, mergulha no estudo dos símbolos antigos. Não dava para fazer tudo, mas ele inicia esse estudo fascinante para entender as profundas verdades espirituais contidas nas histórias simbólicas, nos mitos.

Ele estuda o mito mais famoso e que mais influenciou todo o ocidente, o mito de Adão e Eva.  Se você algum dia resolver estudar as verdades espirituais que os símbolos contém, não esquece, começa entendendo a metodologia de Kardec que, ainda hoje, é mais avançada do que a metodologia acadêmica. Para entender os ensinos espirituais contido nos mitos, é preciso entender de espírito e de mundo espiritual. Se não, você vai viajar na maionese… E chegar a lugar nenhum.

50. A espécie humana começou por um só homem? 

Não; aquele que chamais Adão não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra.

51. Podemos saber em que época viveu Adão?

Mais ou menos naquela que lhe assinalais: cerca de quatro mil anos antes de Cristo.

Allan Kardec. Livro dos Espíritos. Editora Lake.

Em O Livro dos Espíritos, em 1857, os espíritos dão a dica para Kardec, dizem o que o Adão não foi o primeiro dos seres humanos nem o único dos seres humanos que viveu na Terra; falam que ele começou a viver aqui mais ou menos 4.000 anos antes de Cristo. Depois de dez anos de estudos espíritas no mundo, ele achou que já dava para entender melhor o nosso tema de hoje, migração espiritual e aprofundou no último livro da codificação, A Gênese. Aliás, um livro com muita coisa interessante que você pode consultar por assunto.

No capítulo XI, Kardec vai falar claramente, o grupo que tem como símbolo o nome de Adão veio de outro planeta. Por quê? O motivo é um pouco chato, mas quem frequentou escola sabe que acontece… Expulsão. Sim, existe expulsão planetária, segundo Allan Kardec. Ou se você preferir, “convidado a se retirar…” Para quem vive isso, não é nada fácil. Na verdade, é duríssimo.  Expulso, por quê? Porque comeu o tal fruto proibido… A história do Adão é contada no primeiro livro da Bíblia, no Antigo Testamento, que é um livro da tradição do povo hebreu. Este livro, chamado Gêneses ou Gêneses de Moisés, conta a história simbólica da criação do mundo e de Adão e Eva.

A expulsão do paraíso

Resumindo, Deus criou o Éden (paraíso) e tudo o que existe, e disse a Adão que ele poderia fazer tudo o que quisesse, mas que não devia comer o fruto de determinada árvore. Alguém deu a ideia para Eva, ela convenceu Adão (parece que ela era mais inteligente do que ele) e eles comeram o fruto de única árvore que não podia! Advinha o que aconteceu? Deus descobriu, deixa eu explicar: não é um boa estratégia querer enganar Deus, Ele sempre sabe de tudo… Ele é Deus! Resultado, eles foram expulsos do paraíso.  Não sei quem inventou que esse fruto era o sexo. Simplesmente não faz sentido, porque uma das ordens que Deus deu a Adão e a Eva foi que ele deveriam ter filhos, e, como sabemos, eles não são trazidos pela cegonha e Deus já sabia disso naquela época! Como Kardec explica a expulsão de Adão e de Eva do paraíso?

Estes espíritos que Adão e Eva simbolizam foram expulsos, quando o mundo em que estavam iria se tornar um mundo excelente de se viver, que, comparado com a Terra de muitos milênios atrás, era o paraíso. Vou dar um exemplo, imagine que você dorme hoje e acorda em um grupo de indivíduos que vivem em cavernas! Quando você lembrar da sua casa, da sua cidade, não vai ter dúvida, você terá a certeza que perdeu o paraíso! Não quero entrar muito nos detalhes, mas imagine como deve ter sido o teu primeiro beijo em um mundo primitivo… Décadas sem escovar os dentes! Melhor mudar de assunto para não desarmonizar! Rs… O que, no texto da Bíblia,  é dito no momento da expulsão?

       Adão conquistarás o alimento com o suor de teu rosto. 

Traduzo assim, de técnico em informática ou de executivo de multinacional a caçador de mamute com pedaços de pau. 

A Eva foi dito, darás a luz entre dores. 

Traduzo assim, nada de medicina e cuidados médicos! Anestésicos e anti-inflamatório daqui a alguns milênios, se tudo der certo.

Bem, se eu fosse você, pensaria seriamente em se espiritualizar, estamos no meio de um processo de expulsão… Em nossa mediúnica atendemos alguns espíritos que irão ser expulsos, é uma realidade muito dura.

Ser expulso é algo tão doloroso que eu, e a maioria de nós, ainda carregamos um certo sentimento de inferioridade… Para explicar essa dor profunda, surgiu, em todas as partes do mundo, o mito do paraíso perdido. Em poucas palavras é isso. Para saber mais, consulta A Gênese de Kardec ou assiste algumas excelentes das palestras que tem no youtube do Haroldo Dutra Dias.

Emmanuel, 70 anos depois de Kardec explicar a expulsão, achou que dava para ampliar esse estudo e aprofundou a história da expulsão. (Não comenta com ninguém, mas eu acho que ele também foi expulso.)

Adão e Eva simbolizam um dos grupos de um migração mais ampla. A migração que Emmanuel descreve não foi a única, mas para este momento, talvez seja a mais importante. Primeiro, porque ela moldou os últimos 27 mil anos de nossa história e ainda hoje estrutura a nossa vida.

Segundo, porque, agora, está sendo feito uma nova seleção, espíritos serão expulso da Terra – desta vez é para ficarmos! Não vacila! É a vez da Terra se melhorar e quem não se melhorar, não poderá ficar. O critério é exatamente o mesmo.  Adão e Eva foram expulsos por não obedecerem a Deus (Não tem nada a ver com comer maçã, tangerina ou goiaba), fomos expulsos por sermos rebeldes em relação às Leis de Deus, por querer fazer do “seu jeito” e do “meu jeito”. Enfim, nos demos mal. Fomos rebeldes, contrários a Lei do amor e da fraternidade.  Comer o fruto proibido é não seguir a Lei de Deus, A Lei do amor e da compaixão. Por isso, os espíritos podem garantir que a Terra vai se tornar um mundo bom, um lugar ótimo para se viver, com pessoas interessantes, sensíveis e fraternas, porque quem assim não for, não fica.

A vida na Terra

No próximo texto, vamos falar sobre as datas de chegada e partida. Vejamos agora quem chegou e o que fez. Nos primeiros milênios, reencarnamos separados, no meio dos povos primitivos da Terra. Sabemos o que é solidão e incompreensão. Porém, esse sofrimentos tem um objetivo elevadíssimo, não foi por raiva ou maldade de Deus, que nos ama incondicionalmente e nunca nos deixará de nos amar. Existe um música do folclore brasileiro que diz assim, “tu em ensina a fazer renda, que eu te ensino a namorar…”  Esse é o objetivo da expulsão! Viemos aqui para ajudar no progresso intelectual, a “fazer renda”, a desenvolver a tecnologia e para aprender a amar.

Depois de vários milênios,  pudemos nos reunir. E aos poucos, formamos quatro grupos: hindus, europeus, egípcios e hebreus.

Os hindus foram os primeiros a se reunir na região hoje chamada Índia. Deste grupo, os mais revoltados, se afastaram e formaram os povos da Europa, que até hoje carregam um profunda dificuldade em sua relação com Deus. Os egípcios, no norte de África, formaram a mais extraordinária civilização que se tem notícia, uma civilização verdadeiramente espiritualizada e sábia. Por isso, após o aprendizado, puderam voltar a seu mundo de origem, ao paraíso perdido. Os Hebreus formaram o povo que recebeu o governador do planeta em sei meio, o Cristo optou para nascer neste povo. Quem dos quatro corresponde ao símbolo de Adão?

Os egípcios antigos, não. Eles foram para suas casas. Dos outros três, hindus, hebreus e europeus muitos espíritos também puderam voltar em migrações de pequenos grupos ou mesmo sozinhos.. Os que ficaram, tornaram-se habitantes da Terra. Sabe o que significa Adão? O terreno, o habitante da Terra. Portanto, quem está aqui, dos exilados, por rebeldia espiritual, é Adão ou Eva.

Povos Adão e Eva

Os hindus, apesar do imenso conhecimento espiritual, perderam-se por causa do orgulho, criando castas, isolando-se dos mais simples. Isso é comer o fruto proibido. O orgulho é uma afronta a Deus que ama a todos por igual independente da evolução ou da fama social.

Os hebreus, o primeiro povo a educar a humanidade no monoteísmo, isolou-se achando os outros povos impuros, excluindo-os de seu convívio. Excluir o outro, é agir contra Deus. É revoltar-se contra o Criador, é comer o fruto proibido, o fruto da morte, porque Ele ama a todos.

Os europeus – latinos, celtas, gregos, germanos, escandinavos etc – souberam confraternizar-se, não se isolaram, mas esqueceram de alimentar o amor, o sentimento. Quem bloqueia os próprios sentimentos agride Deus que é Amor e deseja que sintamos o Seu amor a cada dia. Eva quando propõe comer o fruto, age com desamor, Adão quando aceita, age com desamor. Quem ama, não propõe e não aceita nada que fira a si mesmo ou a outro. Não importa o quanto pode ser agradável uma experiência, quem se ama e amo ao outro, não aceita experiências que destroem.

Atenção: os símbolos permitem várias interpretações, por isso, são símbolos! 

Adão e Eva podem ser entendidos como nossas dimensões femininas e masculinas, nossas dimensões do pensar e do sentir, do aguardar e do agir. Revoltar-se contra Deus é pensar e sentir de forma não fraterna. É omitir-se de ajudar e também agir prejudicando.

Pense em cada pergunta, sentindo. Apenas sinta o que essa pergunta te traz e responda.

Por onde você andou nos últimos 27 mil anos? 

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Quando você excluiu alguém por considerá-lo inferior?

______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Quando você achou alguém impuro?Quando você prejudicou alguém que ama? 

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s