Iniciação à Psicologia Crística

Começamos nosso estudo dia 29 de agosto em homenagem ao nascimento de Bezerra de Menezes em 29 de agosto de 1831.

1 - Iniciação pelo sentimento: o Cristo e os essênios

Estudamos o papel da dor na ampliação de nossa capacidade emocional e espiritual. A relação do Cristo com o grupo essênio, liderado por Lisandro e por Marcos, nos ensina que o Amor precisa de amadurecimento emocional para se manifestar de forma mais profunda.

2 - Iniciação pelo sentimento hoje: desencarne agendado

Estudamos o exemplo de de Yvonne do Amaral Pereira, como ela lidou com a dor e foi capaz de se dedicar aos outros. De como, ela tornou sua vida um exemplo para todos os que desejam redimir-se e aproximar-se do Cristo.

3 - Complexo de inferioridade e cristianismo: a mulher que sangrava

Existe um drama central na vida de cada espírito; uma caminhada que devemos realizar; um desafio que, ao ser vencido, tem como resultado nossa felicidade eterna. O desafio é viver em sintonia com Deus.

4 - Complexo de inferioridade e cristianismo hoje: o resgate de Gregório

Estudamos um caso relatado por André Luiz que narra o resgate de Gregório, um líder das trevas, conduzido por um espírito extremamente evoluído que se candidata para ser sua mãe em uma encarnação na Terra.

5 - Rejeição social e cristianismo: a cura do leproso

Estudamos o papel de rejeição social em nossas vidas e como aprender a lidar com ela segundo o exemplo do Cristo ao lidar com um dos maiores preconceitos de sua época, a rejeição do leproso.

6 - Rejeição social e cristianismo hoje: a solidão de Eurípedes

Refletimos como Eurípedes Barsanulfo, no início do século XX, no interior de Minas Gerais, enfrentou a mais completa rejeição da toda a sociedade de Sacramento, inclusive de sua família ao tornar-se espírita e como superou essa difícil situação

7 - Vício e Cristianismo: rigorismo farisaico.

Estudamos como o Cristo agia em relação aos fariseus formalista e rigorosos. Como ele lidava com aqueles que o atacavam e o ameaçavam por causa do vício do prestígio e da polêmica? Esse é nosso tema central. A resposta nos ensinará como devemos lidar com os nossos opositores.

8 - Vício e Cristianismo, hoje: crítica destrutiva

A partir de um texto de Humberto de Campos, psicografado por Francisco C. Xavier, dialogamos com Cairbar Schutel sobre a postura adequada ante as polêmicas, o que pode nos prejudicar e como evitar envolver-se nelas sem deixar de cumprir nosso deveres com a Doutrina Espírita.

9 – Rejeição da Luz e Cristianismo: crucificação

Vamos relatar nesse texto o acontecimento mais doloroso da história do planeta. Não apenas pela dor que causamos nesse coração que doou-se a cada um de nós, mas, também, pela maldade expressada por nosso coração, pois a maldade é a negação da misericórdia, é não querer viver em função do Amor, da fraternidade universal.

10 - Rejeição da Luz e Cristianismo, hoje

Nesse encontro, refletimos sobre a negação da luz, do Cristo, em nosso dia a dia. Como e de que forma negamos o amor do Cristo? Em algum momento nos recusamos a acolher o carinho divino de Jesus? Estudamos o caso de Ernestina, trazida por André Luiz, na obra Os Mensageiros.

11 – Ascensão Espiritual: ensino da cruz

O processo de crucificação do Cristo exigirá de nós muita reflexão para ser compreendido em sua essência. Cada etapa traz ensinos sublimes de libertação espiritual para os que desejam superar a própria inferioridade, embora nossa infantilidade espiritual nos leve a querer ignorar ou negar o valor das lições da Cruz.

12 – Ascensão Espiritual, hoje: Allan Kardec

Estudamos o exemplo de Allan Kardec por meio de uma bela história em que o Livro dos Espíritos previne um bom homem de se matar… Em nosso diálogo, fomos premiados com uma belíssima mensagem de encerramento de um convidado especial trazido por nosso coordenador Cairbar Schutel.