Conceitos utilizados – Encontro 3


complex1

 

COMPLEXO

De forma objetiva, podemos definir complexo como um conjunto de experiências traumática que carregamos de forma inconsciente e que direcionam nosso comportamento sem que tenhamos controle sobre elas.
Afirma Carl Jung que o complexo é como se fosse um sub-personalidade que possui uma vida relativamente autônoma em relação ao nosso EU.


 

complex

 

COMPLEXO DE INFERIORIDADE

Um complexo de inferioridade é a falta de auto-estima, uma dúvida e incerteza sobre si mesmo e os sentimentos de não atingir os padrões sociais. Muitas vezes, é subconsciente, e induz aos indivíduos a super compensar (chamado como complexo de superioridade) seja com conquistas espetaculares ou com comportamentos anti-social.

Fonte https://en.wikipedia.org


 

complex4

 

COMPLEXO DE SUPERIORIDADE

O Complexo de superioridade, o achar-se sempre melhor do que tudo e todos, na verdade é apenas um expressão do complexo de inferioridade.
O que parece oposto é tem a mesma causa. Se observarmos um comportamento saudável ou um comportamento perfeito – o de Jesus – veremos que não há nem o pieguismo da falsa humildade nem a alucinação do eu sou indispensável.