Texto principal – Encontro – 5

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Jesus e Zaqueu Pintura a óleo da artista japonesa Soichi Watanabe que escreveu sobre a pintura: … Eu queria mostrar sua alegria em forma de flores e com a cor amarela. Durante a pintura, eu senti a ressonância da alegria entre Jesus e Zaqueu. Fonte: http://www.miat.org.au


A dor da rejeição é uma das maiores dores que o ser humano pode viver. Em nossa memória inconsciente, a rejeição vincula-se ao abandono do grupo e a morte. Ser exilado na antiguidade era uma das piores punições.
Há ainda uma dor de rejeição mais angustiante. A expulsão de um planeta que se aperfeiçoa. Por isso, ser rejeitado hoje ativa profundas dores ainda não totalmente curadas. Talvez por essa razão, em nossa jornada de crescimento espiritual, precisamos enfrentar rejeição de tal forma que curemos os temores que nos prendem a um padrão vibratório infeliz.
Outro aspecto da rejeição é o nosso comportamento rejeitador. Quer dizer, frequentemente, conscientes ou não, rejeitamos o outro e a nós mesmos com todos os “justos motivos” de um comportamento de desamor.
Surge a questão: como lidar com tais atitudes infelizes? Como agir da tal forma que não corrompamos o amor puro que Deus nos envia constantemente? Vamos avaliar uma situação muito especial: como Jesus lidou com o comportamento excludente, rejeitador, de alguns de seus discípulos diretos.
Estudiosos do mundo todo dariam muito para ter acesso ao tesouro que nós, espíritas, carregamos nas mãos de forma, às vezes, desatenta. Falo das sérias e confiáveis revelações mediúnicas sobre Jesus e seus apóstolos.
Estudaremos o caso da rejeição dos ricos por parte dos apóstolos Felipe, Tiago e Pedro que teve seu desfecho cerca de uma semana antes da crucificação. Essa experiência educativa ocorreu em Jericó, quando Jesus estava a caminho da Jerusalém. Era sua última viagem como encarnado para a cidade sede do judaísmo no mundo. Ele estava próximo de sua crucificação.
Vejamos como Lucas relatou essa experiência. Em seguida veremos os bastidores da narrativa evangélica e suas lições para nossas vidas.

JESUS E ZAQUEU
Lucas 19

19:1 Entrando {na cidade}, atravessava1 Jericó. 19:2 E eis que um varão chamado pelo nome de Zaqueu, que era chefe dos publicanos e rico, 19:3 procurava ver quem era2 Jesus, mas não podia, por causa da turba, porque era pequeno na estatura. 19:4 E, 3correndo adiante4, subiu em um sicômoro5, a fim de vê-lo, porque estava prestes a 6passar por aquele {lugar}. 19: 5 E, quando chegou ao local, 7olhando para cima, disse Jesus para ele: Zaqueu, apressando-te8, desce, pois hoje é necessário 10permanecer em tua casa. 19:6 Ele, apressando-se, desceu e o hospedou com alegria. 19:7 Ao verem {isso}, todos murmuravam, dizendo: Ele foi pernoitar10 com um varão pecador. 19:8 Ficando de pé, disse Zaqueu ao Senhor: Senhor, eis que dou metade dos meus bens aos pobres11 e, se extorqui12 algo de alguém, restituo13 em quádruplo. 19:9 Disse-lhe Jesus: Hoje, houve salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. 19:10 Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que está perdido.
Vejamos agora os detalhes não registrados no texto do Novo Testamento.

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Livro Boa Nova, Capítulo 23
O SERVO BOM

A condenação das riquezas se firmara no espírito dos discípulos, com profundas raízes, a tal ponto que, por várias vezes, foi Jesus obrigado a intervir de maneira a pôr termo a contendas injustificáveis. De vez em quando, Tadeu parecia querer impor aos assistentes das pregações do lago a entrega de todos os bens aos necessitados; Filipe não vacilava em afiançar que ninguém deveria possuir mais que uma camisa, constituindo uma obrigação tudo dividir com os infortunados, privando-se cada qual do indispensável à vida.
— E quando o pobre nos surge somente nas aparências? Replicava judiciosamente Levi. Conheço homens abastados que choram na coletoria de Cafarnaum, como miseráveis mendigos, apenas com o fim de se eximirem dos impostos. Sei de outros que estendem as mãos à caridade pública e são proprietários de terras dilatadas. Estaríamos edificando o Reino de Deus, se favorecêssemos a exploração?

— Tudo isso é verdade — redarguia Simão Pedro. — Entretanto, Deus nos inspirará sempre, nos momentos oportunos, e não é por essa razão que deveremos abandonar os realmente desamparados.
Levi, porém, não se dava por vencido e retrucava:
— A necessidade sincera deve ser objeto incessante de nosso carinhoso interesse; mas, em se tratando dos falsos mendigos, é preciso considerar que a palavra de Deus nos tem vindo pelo Mestre, que nunca se cansa de nos aconselhar vigilância. É imprescindível não viciarmos o sentimento de piedade, a ponto de prejudicarmos os nossos irmãos no caminho da vida.
O antigo cobrador de impostos expunha, assim, a sua maneira de ver; mas Filipe, agarrando-se à letra dos ensinos, replicava com ênfase:
— Continuarei acreditando que é mais fácil a passagem de um camelo pelo fundo de uma agulha do que a entrada de um rico no Reino do Céu.
Jesus não participava dessas discussões, porém sentia as dúvidas que pairavam no coração dos discípulos e, deixando-os entregues aos seus raciocínios próprios, aguardava oportunidade para um esclarecimento geral.
*
Pode ser surpreendente e mesmo impactante essa informações, mas a verdade é que a escola dos apóstolos, dirigida por Jesus, é formada por espíritos de diversos graus evolutivos. Podemos afirmar com base nos relatos históricos e mediúnicos que a média evolutiva do grupo de discípulos era baixa. Quer dizer, não se trata de um grupo de espíritos puros ou superiores. Por quê? Simples.
A tarefa do Cristo ao encarnar no mundo é cuidar de nós, espíritos atrasados. Se ele organizasse um grupo de seguidores de elevadíssimo nível não haveria lições para nós. Na verdade, sequer entenderíamos a maior parte do que eles falavam. Eis a sabedoria do Cristo: ele reúne espíritos necessitados como nós mesmos, assim ao ensinar e amparar os seguidores diretos, ele cuida também de nossas necessidades emocionais. Além de nos enviar uma belíssima mensagem: eu não rejeito nenhum de vocês!

Continuemos. Vamos ver o que acontece.

*

Passava-se o tempo e as pequenas controvérsias continuavam acesas.
Chegara, porém, o dia em que o Mestre se ausentaria da Galileia para a derradeira viagem a Jerusalém. A sua última ida a Jericó, antes do suplício, era aguardada com curiosidade imensa. Grandes multidões se apinhavam nas estradas.
Um publicano abastado, de nome Zaqueu, conhecia o renome do Messias e desejava vê-lo. Chefe prestigioso na sua cidade, homem rico e enérgico, Zaqueu era, porém, de pequena estatura, tanto assim que, buscando satisfazer ao seu vivo desejo, procurou acomodar-se sobre um sicômoro, levado pela ansiosa expectativa com que esperava a passagem de Jesus. Coração inundado de curiosidade e de sensações alegres, o chefe publicano, ao aproximar-se o Messias, admirou-lhe o porte nobre e simples, sentindo-se magnetizado pela sua indefinível simpatia.
Altamente surpreendido, verificou que o Mestre estacionara a seu lado e lhe dizia com acento íntimo:
— Zaqueu, desce dessa árvore, porque hoje necessito de tua hospitalidade e de tua companhia.
Sem que pudesse traduzir o que se passava em seu coração, o publicano de Jericó desceu de sua improvisada galeria, possuído de imenso júbilo.
Abraçou-se a Jesus com prazer espontâneo e ordenou todas as providências para que o querido hóspede e sua comitiva fossem recebidos em casa com a maior alegria. O Mestre deu o braço ao publicano e escutava, atento, as suas observações mais insignificantes, com grande escândalo da maioria dos discípulos. — “Não se tratava de um rico que devia ser condenado?” — perguntava Filipe a si próprio. E Simão Pedro refletia intimamente: — “Como justificar tudo isto, se Zaqueu é um homem de dinheiro e pecador perante a lei?”
A breves instantes, porém, toda a comitiva penetrava na residência do publicano, que não ocultava o seu contentamento inexcedível. Jesus lhe conquistara as atenções, tocando-lhe as fibras mais íntimas do Espírito, com a sua presença generosa. Tratava-se de um hóspede bem-amado, que lhe ficaria eternamente no coração.
Aproximava-se o crepúsculo, quando Zaqueu mandou oferecer uma leve refeição a todo o povo, em sinal de alegria, sentando-se com Jesus e os seus discípulos sob um vasto alpendre. A palestra versava sobre a nova doutrina e, sabendo que o Mestre não perdia ensejo de condenar as riquezas criminosas do mundo, o publicano esclarecia, com toda a sinceridade de sua alma:
—Senhor, é verdade que tenho sido observado como um homem de vida reprovável; mas, desde muitos anos, venho procurando empregar o dinheiro de modo que represente benefícios para todos os que me rodeiem na vida. Compreendendo que aqui em Jericó havia muitos pais de família sem trabalho, organizei múltiplos serviços de criação de animais e de cultivo permanente da terra. Até de Jerusalém, muitas famílias já vieram buscar, em meus trabalhos, o indispensável recurso à vida!…
—Abençoado seja o teu esforço! — replicou Jesus, cheio de bondade.
Zaqueu ganhou novas forças e murmurou:
— Os servos de minha casa nunca me encontraram sem a sincera disposição de servi-los.
— Regozijo-me contigo exclamou o Messias —, porque todos nós somos servos de Nosso Pai.
O publicano, que tantas vezes fora injustamente acusado, experimentou grande satisfação. A palavra de Jesus era uma recompensa valiosa à sua consciência dedicada ao bem coletivo. Extasiado, levantou-se e, estendendo ao Cristo as mãos, exclamou alegremente:
— Senhor! Senhor! tão profunda é a minha alegria, que repartirei hoje, com todos os necessitados, a metade dos meus bens, e, se nalguma coisa tenho prejudicado a alguém, indenizá-lo-ei, quadruplicadamente!..
Jesus o abraçou com um formoso sorriso e respondeu:
— Bem-aventurado és tu que agora contemplas em tua casa a verdadeira salvação.
Alguns dos discípulos, notadamente Filipe e Simão, não conseguiam ocultar suas deduções desagradáveis. Mais ou menos aferrados às leis judaicas e atentando somente no sentido literal das lições do Messias, estranhavam aquela afabilidade de Jesus, aprovando os atos de um rico do mundo, confessadamente publicano e pecador. E como o dono da casa se ausentasse da reunião por alguns minutos, a fim de providenciar sobre a vinda de seus filhos para conhecerem o Messias, Pedro e outros prorromperam numa chuva de pequeninas perguntas: Por que tamanha aprovação a um rico mesquinho? As riquezas não eram condenadas pelo Evangelho do Reino? Por que não se hospedarem numa casa humilde e, sim, naquela vivenda suntuosa, em contraposição aos ensinos da humildade? Poderia alguém servir a Deus e ao mundo de pecados?
O Mestre deixou que cessassem as interrogações e esclareceu com generosa firmeza:
— Amigos, acreditais, porventura, que o Evangelho tenha vindo ao mundo para transformar todos os homens em miseráveis mendigos? Qual a esmola maior: a que socorre as necessidades de um dia ou a que adota providências para uma vida inteira? No mundo vivem os que entesouram na Terra e os que entesouram no Céu. Os primeiros escondem suas possibilidades no cofre da ambição e do egoísmo e, por vezes, atiram moedas douradas ao faminto que passa, procurando livrar-se de sua presença; os segundos ligam suas existências a vidas numerosas, fazendo de seus servos e dos auxiliares de esforços a continuação de sua própria família. Estes últimos sabem empregar o sagrado depósito de Deus e são seus mordomos fiéis, à face do mundo.
Os apóstolos ouviam-no, espantados. Filipe, desejoso de se justificar, depois da argumentação incisiva do Cristo, exclamou:
— Senhor, eu não compreendia bem, porque trazia o meu pensamento fixado nos pobres que a vossa bondade nos ensinou a amar.
— Entretanto, Filipe — elucidou o Mestre —, é necessário não nos perdermos em viciações do sentimento. Nunca ouviste falar numa terra pobre, numa árvore pobre, em animais desamparados? E acima de tudo, nesses quadros da natureza a que Zaqueu procura atender, não vês o homem, nosso irmão? Qual será o mais infeliz: o mendigo sem responsabilidade, a não ser a de sua própria manutenção, ou um pai carregado de filhinhos a lhe pedirem pão?
Como André o observasse, com grande brilho nos olhos, maravilhado com as suas explicações, o Mestre acentuou:

— Sim, amigos! ditosos os que repartirem os seus bens com os pobres; mas, bem-aventurados também os que consagrarem suas possibilidades aos movimentos da vida, cientes de que o mundo é um grande necessitado, e que sabem, assim, servir a Deus com as riquezas que lhes foram confiadas!

*

Em seguida, Zaqueu mandou servir uma grande mesa ao Senhor e aos discípulos, onde Jesus partiu o pão, partilhando do contentamento geral.
Impulsionado por um júbilo insopitável, o chefe publicano de Jericó apresentou seus filhos a Jesus e mandou que seus servos festejassem aquela noite memorável para o seu coração.

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Nos terreiros amplos da casa, crianças e velhos felizes cantaram hinos de cariciosa ventura, enquanto jovens em grande número tocavam flautas, enchendo de harmonias o ambiente.
Foi então que Jesus, reunidos todos, contou a formosa parábola dos talentos, conforme a narrativa dos apóstolos, e foi também que, pousando enternecido e generoso olhar sobre a figura de Zaqueu, seus lábios divinos pronunciaram as imorredouras palavras: “Bem-aventurado sejas tu, servo bom e fiel!”
A verdade é todos nós possuímos muitas riquezas, muitos talentos. Nós, os espíritos da Terra, temos um longa trajetória evolutiva em que desenvolvemos muitas capacidades. Seja na área da arte, da ciência, da religião. Somos seres que não mais podem ser chamados de simples e ignorantes. Nosso desafio atual é aceitar nossos potenciais e com honestidade de Zaqueu nos dedicarmos, apesar das críticas sociais, a aplicá-los em benefícios de todos, nos vinculando aos que mais sofrem.

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