Conceitos utilizados – Módulo – Cristo – 2018 – Encontro – 1 – Iniciação pelo Sentimento – Pedro

entenda-as-diferencas-entre-fermento-quimico-e-biologico

O Fermento é um símbolo utilizado ao longo da história do povo Judeu tanto em sentido positivo, mas principalmente em sentido negativo. O que é o fermento? O fermento ou levedura é formado por um fungo que de forma invisível aos olhos faz a massa crescer. Jesus compara o fermento como o Reino dos Céus que cresce sem nos darmos conta. uma imagem positiva. Ele também utiliza o fermento como símbolo do que penetra, sem nos darmos conta, e destrói. É o caso das distorções dos ensinos religiosos pelo pelos sacerdotes que é O fermentos dos Fariseus (os sacerdotes da época de Jesus).

 

 


white-dove

O pombo é um símbolo utilizado desde o livro do Genesis. É um pombo que ao pousar na arca de Noe com um ramo de oliveira que garante: o dilúvio acabou. Por suas características de não agressividade e de simplicidade, muitas vezes, foi caracterizada como símbolo dos ingênuos e tolos. Porém, os pombos possuem uma excelente defesa: voar. Elevar-se.
Essa talvez seja a conduta indicada por Jesus ao termos que lidar com o mal: a não-agressão, a elevação da compreensão e da emoção.

 

 


serpente

Para nossa cultura, formada por referências bíblicas incompletas, o símbolo da serpente pode ser sempre associado a algo negativo e mal. Assim não é no texto bíblico. Certamente, a serpente simboliza, muitas vezes, o mal, a mentira e o engano. Porém, há outros sentidos.
Isaías, Jeremias e Job utilizam essa símbolo com expressão de beleza e fluidez. A serpente é o símbolo daqueles que podem antecipar o ataque dos adversários e precaver-se.
A serpente, em seu aspecto positivo, é o observador atento e tranquilo que se diferencia do sedutor falso e manipulador que aos outros engana.

 

 


Snarling-Gray-Wolf-006


 Em uma comunidade de pastores, nenhum símbolo mais apropriado para um inimigo destrutivo do que o Lobo. um predador que em poucas horas pode literalmente devorar todas as provisões de uma família. Lembremos que a grande maioria dos rebanhos são formados por poucas ovelhas que compõe a base da sobrevivência de numerosa família. O lobo simboliza, a agressão, a destruição e a maldade humana é o símbolo dos falsos profetas, dos falsos religiosos que tudo fazem para saciarem a custa da destruição dos mansos. Contudo, afirma Isaías, haverá um dia em que o lobo conviverá pacificamente com as ovelhas. Quer dizer, há um processo de transformação para todos.

 

 


 

sheep-white-offal.jpg

A ovelha é um dos mais importantes símbolo de toda a bíblia. Muitas são as significações e ensinos deste símbolo. Na passagem que estudamos, a ovelha é o símbolo do pacifista que não possui armas externas para se defender. Bem como, o lobo é o símbolo do predador. Jesus sofistica essa compreensão ao falar dos lobos que se fantasiam de ovelhas para enganar os desatentos. É o alerta a todos os seus seguidores, pois em todas as épocas os falsos que se interessam pela satisfação de sua vaidade tem atacado as ovelhas. Porém, Jesus não autoriza a violência contra os lobos.Cabe aos mansos serem prudentes, auxiliando na medida do possível, o processo de educação dos lobos.