Livros consultados – Módulo – Cristo – 2018 – Encontro – 1 – Iniciação pelo Sentimento – Pedro


 

vida-e-atos-dos-apostolos-cairbar-schutel-8573570520_600x600-PU6eb504fc_1

Vida e Atos dos Apóstolos é uma compilação de “Atos dos Apóstolos” comentada e ampliada com dados históricos que pudemos obter sobre a vida dos Apóstolos e sua ação sob os auspícios dos Espíritos mensageiros de Deus, ante a suprema direção de Jesus Cristo.
Esforçamo-nos o quanto nos foi possível para dar nesta obra uma interpretação espiritual sobre a Doutrina que os Discípulos de Jesus anunciaram e pela qual viveram e se sacrificaram.
De acordo com a orientação Espírita, que tem por fim restabelecer a Religião de Jesus Cristo, desnaturada pelos papas e concílios, a “Vida e Atos dos Apóstolos” vem revestida de uma exegese nova, em harmonia com a lógica, a razão, e os fatos, que constituem o seu princípio fundamental. É uma obra didática para os estudantes do Novo Testamento que, estamos certos, encontrarão nela, novas luzes para se aproximarem da Verdade e bem se orientarem no Caminho que vai ter a Jesus, o supremo autor e consumador da Fé.
“Vida e Atos dos Apóstolos” foi escrita ao correr da pena, em um mês e cinco dias numa época de lutas intestinas que ensangüentaram o solo paulista.
Os leitores devem encontrar nela muitas lacunas que nos teriam passado desapercebidas. Além disso, a nossa incompetência intelectual não nos permitia fazer obra de mestre.
Mas esforçamo-nos tanto quanto nos foi possível para, dóceis às inspirações dos Caros Espíritos que dirigem o nosso movimento, expor com clareza e precisão, o que sabíamos sobre os Apóstolos, bem como fazer um estudo sintético das elucidações doutrinárias, pondo de lado dissertações inúteis e logomaquias vãs.
Se esta obra alcançar o fim a que se destina, isto é, esclarecer de certo modo a vida e os atos dos Apóstolos, e guiar mesmo que seja uma única alma para Deus, nós nos daremos por felizes.

Matão, 3 de outubro de 1932. Prefácio do livro.

 


NT

Tradução dos originais gregos, realizada por Haroldo Dutra Dias.
O novo testamento apresenta o texto das escrituras sagradas estruturado de tal forma que respeita as questões culturais, históricas e teológicas da época em que Jesus viveu entre nós. Enriquecida com notas auxiliares à ambientação de expressões idiomáticas e às tradições religiosas, a obra aborda os temas direta e sucintamente, o que favorece o entendimento textual e conserva a pureza comum aos sentimentos e conselhos ofertados por Espíritos superiores. (Apresentação extraída site Feb Editora).

 


Livro-Cronicas-de-Alem-Tumulo-17-edicao-Chico-Xavier-2447147

Psicografado em 1937, por Humberto de Campos, renomado escritor brasileiro desencarnado em 1934.
O prefácio do livro é uma resposta aos intelectuais da época assombrados com a possibilidade do famoso escritor não apenas provar sua imortalidade, mas também dedicar-se a humilde tarefa de repórter da vida espiritual.
A síntese de sua resposta é expressa em outro prefácio em que ele afirma: É que existem Espíritos esclarecidos e Espíritos evangelizados, e eu, agora, peço a Deus que abençoe a minha esperança de pertencer ao número destes últimos.

 


pauloestevao1

Romance histórico do espírito Emmanuel, , psicografado por Francisco Cândido Xavier, em 1941 e publicado em 1945 Federação Espírita Brasileira (FEB).
É um extraordinário que segundo Herculano Pires
… É uma obra que justificaria, sozinha, a existência e o apostolado mediúnico de Chico Xavier, na atualidade.
O objetivo da obra, segundo o autor, é apresentando no prefácio da obra, intitulado Notícias Breves.
(…)
As Igrejas amornecidas da atualidade e os falsos desejos dos crentes, nos diversos setores do Cristianismo, justificam as nossas intenções. Em toda parte há tendências à ociosidade do espírito e manifestações de menor esforço. Muitos discípulos disputam as prerrogativas de Estado, enquanto outros, distanciados voluntariamente do trabalho justo, suplicam a proteção sobrenatural do Céu. Templos e devotos entregam-se, gostosamente, às situações acomodatícias, preferindo as dominações e regalos de ordem material.
Observando esse panorama sentimental é útil recordarmos a figura inesquecível do Apóstolo generoso.

 


 

Dictionary

Extenso e bem elaborado dicionário, com mais de 3.200 páginas, composto por um equipe de estudiosos de diferentes formações.
O objetivo da obra é expresso em seu prefácio,
Este dicionário de imagens bíblicas foi concebido como um livro de referência para auxiliar leitores, estudantes e comunicadores da Bíblia ao explorar o fascinante e mundo variado das imagens, metáforas e arquétipos de a Bíblia.
O dicionário possui referências cruzadas (de diversos períodos e profetas) de imagens e temas literários além da indicação de artigos e estudos sobre temas específicos.
Infelizmente, não tenho conhecimento da tradução desta obra para o português. Caso aja, peço que quem conhecer nos avise.