A Escala Espírita é um dos conceitos centrais da Doutrina Espírita e dos mais práticos, pois somente entendendo a Escala Espírita, podemos dialogar com os espíritos de forma inteligente e com proveito, bem como, entender as dificuldades da vida social na Terra. Espero que você goste deste programa! Abraço!
Hoje é com alegria que falamos a todos vocês, jovens amigos do ideal espírita.
Estudastes um dos pontos centrais do tesouro que o codificador deixou a todos nós, a doutrina de luz que guia encarnados e desencarnados que buscam com sinceridade, o coração doce e meigo de Jesus de Nazaré. Queremos afirmar que a comunicação com os espíritos é algo saudável e nobre, quando se entende como se deve dialogar com cada um, de acordo com a sua classificação na Escala Espírita.
Não deixeis que os espíritos da terceira ordem penetrem os vossos corações, porque, muitas vezes, são eles que de forma oculta vos insuflam à busca dos vícios, à busca dos prazeres mórbidos e doentios, à adequação aos modismos levianos do mundo. Portanto, entender a Escala Espírita também significa proteger-se da influencia dos maus. Toda a vez que em vossos pensamentos encontrares ideias de crueldade, de desespero, de malícia, façais uma prece, porque aí está um espírito da terceira ordem, visando vos induzir para o caminho do mal.
Cultivar pensamentos, mesmo que ocultos, inferiores, atrairá estes espíritos. É importante entender que não falamos de hipóteses e de teorias vazias, falamos de uma realidade que obervamos a cada dia. Mas há, também, a segunda ordem. São esses espíritos que muitas vezes sofrem ao vosso lado. São familiares que, após entenderem a vida espiritual, pedem a Deus para acompanhar filhos, netos, sobrinhos, para os proteger no caminho do bem. É através da oração que vocês poderão cultivar a presença destes amigos-familiares que vos amam e querem vos proteger.
Existem, também, os espíritos superiores que desejam o bem de todos, o bem da Humanidade. Todas as vezes que vocês se decidirem servir abnegadamente, renunciar para que o outro sofra menos, esquecer o lazer em troca de um trabalho voluntário, são esses espíritos que vocês atrairão. São a esses amigos que vocês devem dirigir as vossas preces, buscando paz, buscando ternura em vossos corações, buscando coragem para enfrentar os valores e as tendências inferiores. São esses amigos que, se vocês orarem com fé, estarão convosco em vossas casas, em vossos quartos, aguardando o vosso sono e vos levarão as regiões superiores, porque o desejo que eles possuem é que vocês aprendam a amar a Deus, ao vosso próximo e a si mesmo.
Não resta dúvida: Jesus de Nazaré é o maior exemplo da primeira ordem. Não apenas um espírito puro, mas o espírito puro da mais elevada hierarquia dos espíritos puros desse planeta.
Depois viremos detalhar para vocês as subdivisões dessas ordens, estudaremos juntos. Enviem as suas dúvidas, nós responderemos, porque é desejo desse espírito da mais elevada ordem, que nós, desencarnados, possamos dialogar convosco, jovens espíritas, porque queremos que vocês superem o medo da morte, que vocês entendam que a vida na Terra é apenas um teste provisório e rápido, para que vocês caminhem na ascensão de paz, de luz e de harmonia, porque o nosso Pai nos criou a todos simples, mas quer que, ajudando uns aos outros, encarnados e desencarnados, aprendamos a subir na Escala Espírita, porque um dia, todos nós, alcançaremos o ponto máximo e saberemos o que é a verdadeira felicidade para sempre.
Muita paz, do amigo que estará com vocês sempre e que deseja ouvir as vossas questões, as vossas perguntas, para que aproximemos os nossos corações e nos conheçamos cada vez mais.
Nos despedimos aguardando o vosso contato. Estaremos aqui felizes para o próximo programa.