PodSim A Grande Espera

 

 Realizamos 17 programas voltados ao estudo da obra A Grande Espera. Uma psicografia incomum pela grau de segurança mediúnica envolvida em seu processo de recepção que conta a história de um dos grupamentos essência que se vinculou ao Cristo antes do início de sua missão pública no mundo.

Sobre o recebimento da obra, podemos resumir o que escreveu Corina Novelino no prefácio do livro. Quando começou a psicografar em outubro de 1995, Tia Amália, abnegada secretaria de Eurípedes e excelente médium vidente, foi uma das pessoas que acompanhou as psicografias. No início ficou cismada por não reconhcer o autor espiritual. Nesse período Chico Xavier, sem que Corina solicitasse, escreve dizendo que Emmanuel estava acompanhando a psicografia. Dois messes depois, Emmanuel, por orienta Chico que avise que o autor da obra é Eurípedes.

Durante o recebimento, Tia Amália visa todas as cenas que estavam sendo psicografadas e antes que Corina lesse, elas as narrava e ambas conferiam, era exatamente o que estava escrito!  O livro foi revisado por Chico Xavier que afirmou ser Eurípedes Barsanulfo um dos personagens (Marcos), a psicografia foi concluída em 1956. De1970 a 1974, Wallace Rodrigues revisou toda a obra, nada alterando. Outros personagens da obra são Bezerra de Menezes (Lisandro) e Cairbar Schutel (Josafá). Seguem os programas realizados comentando aspectos desta grande obra, sabemos das limitações para fazer um comentário completo deste livros, cada programa é apenas uma conversar, um comentário inicial para que possamos pouco a pouco entender a importância da história que trata o livro – a cristificação da Humanidade.

 

01 – Apresentação do Livro – A Grande Espera – Clique no nome para ouvir

Apresentamos a obra A Grande Espera que relata a vida dos essênios descrito por Eurípedes Barsanulfo, um iniciado essênio na adolescência, que tem a oportunidade de encontrar com Jesus que também está adolescência.
A Grande Espera contém o história de grandes espíritas que foram essênios, trabalhadores da primeira hora. Para o que desejam compreender a história do cristianismo, este é um livro indispensável.

Algum dos temas: A relação de Jesus de Nazaré com os essênios; a médium Corina Novelino e sua a relação com Eurípedes Barsanulfo; o processo da psicografia; e a afinidade entre Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo e Cairbar Schutel.


02 – Infância de Marcos

 Vejamos como foi a infância de Marcos, sua família e seu caminho antes de encontrar o grupo dos essênios. Destacamos a psicologia de Marcos, um espírito evoluído, que tem que lidar com as injustiças da sociedade em que vive. Observemos como Marcos lida com as duras realidades sociais e como a fortaleza espiritual verdadeira se expressa em um mundo atrasado como a Terra.
Partilhe conosco o caminho dos essênios e do verdadeiro cristianismo.


03 – Lisandro e Marcos: Bezerra de Menezes e Eurípedes Barsanulfo, amigos

Conversemos sobre a amizade de Bezerra de Menezes e Eurípedes Barsanulfo  à época do Cristo no grupamento essênio do mar morto.  Não por acaso são estes dois espíritos os dirigentes do movimento espírita e Eurípedes Barsanulfo o responsável espiritual pela Nova Geração que é a continuação do Cristianismo Primitivo.


04 – Perceber a Beleza, diálogos entre Marcos e Lisandro

É com muita alegria que lançamos nosso Podsim 27 no dia do aniversário de Bezerra de Menezes, em 29 de Agosto de 2014. Como preparar-se para apreciar as sutis e tocantes belezas da Criação? É a pergunta que nos guiará hoje. Para nossa feliz surpresa, o amigo homenageado foi o autor de nossa comunicação final, endereçando aos jovens e adolescentes da Nova Geração apelo e orientação amorosas.


05 – Mente e Mãos Ocupadas sob a Grande Voz do Silêncio 

Vamos refletir sobre a importância do lema essênio a partir de O Livro dos Espíritos, bem como, dos exemplos de Marcos, Léon Denis, Gandhi e Eurípedes Barsanulfo. Diferente do que muitas vezes pensamos, o silêncio é uma prática essencial ao desenvolvimento espiritual. Ensina o grande Léon Denis.

É no silêncio que se elaboram as obras fortes.

O ruído é dos homens, o silêncio é de Deus.


06 – Vida Essênia 

 Conversemos um pouco sobre o dia a dia do grupo essênio de Lisandro e Marcos e como relação destes dois espíritos expressa um padrão de amor maduro e verdadeiro.


07 – Bezerra de Menezes e Jesus de Nazaré 

Qual a relação de Bezerra de Menezes e Jesus? Desde à época em que o Cristo veio ao mundo estes espírito já eram amigos. Vejamos o que a obra A Grande Espera nos revela sobre essa relação.


08 – Tarefas Terapêuticas 

Como eram as tarefas de atendimento aos que sofrem no povoado essênio? Que postura mental e emocional eles eram mantinham? Vejamos a atuação de Marcos e Alexandre enquanto atendem os enfermos que lhe buscam o amparo.


09 – Caridade que nos aproxima do Cristo 

Como conduzir-se ante aquele que nos causa imensa dor?  Vejamos o exemplo tocante de como Marcos age ante uma triste calamidade e, em particular, com a sua causadora. Um emocionante história que nos revela como os espíritos superiores entendem a Caridade.


10 – Jesus e Marcos: Encontro do Cristo com os Essênios

A chegado de Jesus no povoado essênio é pleno de lições, observemos em que condições se dá o encontro do grupo liderado por Marcos com Jesus.


11 – Responsabilidade do Amor

Vamos conhecer o conteúdo do primeiro encontro em grupo do Cristo na Terra. Jesus tem em torno de quinze anos quando visita o povoado essênio dirigido por Marcos. O conteúdo deste encontro constitui as primeiras orientações dadas ao grupo que deu suporte a implantação o cristianismo no mundo.


12 – Tempo de Jerusálem 

Vejamos a análise de Lisandro e de Marcos sobre as dificuldades da evolução humana. A compreensão destes dois espírita nos ajuda a perceber o quanto ainda estamos, mesmos nos dias de hoje, presos aos “compromissos” com a vaidade e o egoísmo.


13 – Cristo e Prisão 

Observemos a maneira que Deus e o Cristo nos amparam no mundo. Muitas vezes, quando nossas expectativas são frustradas, torna-se necessário entender a “lógica divina” que tanto difere da lógica humana.


14 – Lições do Cristo 

 Ouçamos as lições do Cristo para Marcos e a todos nós. Qual a postura ideal ante as adversidades? O que esperar e o que os amigos espirituais esperam de nós? São questões que abordamos.


15 – Tesouro que Pesa


Observemos como as ilusões podem prejudicar nossa verdadeira ascensão espiritual e a necessidade que temos nos integrar em um processo de crescimento espiritual verdadeiro. 


16 – Santuário do Carmelo 

Conversamos sobre as estruturas de organização dos grupos essênios e dos grupos espíritas, bem como acompanhamos o desencarne de um querido líder essênio e a reação emocional de seus seguidores mais próximos.


 17 – Testemunho Supremo 

Marcos desencarna pregando o Evangelho em Nazaré, cidade em que viveu Jesus, condenado por afirmar que o Cristo estava no mundo. Por isso, foi condenado à morte. Marcos permanece em paz e ao chegar ao mundo espiritual, Lisandro capta seu pensamento, queria colaborar mais com a obra do Mestre. Captando seus pensamentos, esclarece Lisandro: retomaremos, tu e eu, ao cenário terreno a fim de recomeçar a tarefa interrompida. Marcos sorri.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s