Reflexões Educacionais I – Diálogos com Ivan de Albuquerque



 

Baixar Áudio


Clique no nome para acessar a página do livro


Reflexões Educacionais I


Apresentação do Livro

    Amiga e amigo educador,

   Este livro é um diálogo, um encontro. Deve ser uma daquelas conversas que nos fazem rir, pensar e,acima de tudo, que nos tornam melhores e mais idealistas.

Esse foi o resultado do meu contato com o espírito Ivan de Albuquerque, se eu for capaz de partilhar o idealismo com que ele me contagiou e as ideias que me apresentou, ficarei feliz por ter colaborado na árdua tarefa, a qual ele se propôs e que também é a nossa: aperfeiçoar os métodos da educação espírita para que esta espiritualize educador e educando em um processo que nos direcione ao encontro do Cristo. Antes de apresentar essa proposta, falarei como ela foi sendo construída em um processo que envolveu dezenas de pessoas e de experiências práticas.

  Foi amadurecida, estudada e experienciada em Centros Espíritas de diversas situações socioculturais e com pessoas de todas as idades. Consequentemente, é impossível citar todos os que colaboraram com seu desenvolvimento e ajudaram a aprofundar a compreensão dos métodos propostos sem cometer muitas injustiças. Para complicar, Ivan de Albuquerque afirmou que as ideias que nos transmitia não pertenciam a ele, mas eram fruto do estudo de extensa equipe espiritual, formada por psicólogos, pedagogos, sociólogos, entre outros, que visavam contribuir para a educação espírita, sob a a coordenação superior de Eurípedes Barsanulfo.