Reflexões Educacionais 1 – Diálogos com Ivan de Albuquerque.

Reflexões Educacionais 2 – Criatividade

Didática Espírita 1

Sobre o livro

Nova Geração 119- Especial

Apresentação

Amiga e amigo educador,

Este livro é um diálogo, um encontro. Deve ser uma daquelas conversas que nos fazem rir, pensar e, acima de tudo, que nos tornam melhores e mais idealistas. Esse foi o resultado do meu contato com o espírito Ivan de Albuquerque, se eu for capaz de partilhar o idealismo com que ele me contagiou e as ideias que me apresentou, ficarei feliz por ter colaborado na árdua tarefa, a qual ele se propôs e que também é a nossa: aperfeiçoar os métodos da educação espírita para que esta espiritualize educador e educando em um processo que nos direcione ao encontro do Cristo. Antes de apresentar essa proposta, falarei como ela foi sendo construída em um processo que envolveu dezenas de pessoas e de experiências práticas. Foi amadurecida, estudada e experienciada em Centros Espíritas de diversas situações socioculturais e com pessoas de todas as idades. Consequentemente, é impossível citar todos os que colaboraram com seu desenvolvimento e ajudaram a aprofundar a compreensão dos métodos propostos sem cometer muitas injustiças. Para complicar, Ivan de Albuquerque afirmou que as ideias que nos transmitia não pertenciam a ele, mas eram fruto do estudo de extensa equipe espiritual, formada por psicólogos, pedagogos, sociólogos, entre outros, que visavam contribuir para a educação espírita, sob a a coordenação superior de Eurípedes Barsanulfo.

Sobre o livro

Nova Geração 120- Especial

Apresentação

Amiga educadora e amigo educador, este pequeno livro trata de um tema esquecido, a criatividade. É nosso sincero desejo despertar em você a reflexão e o sentimento de busca pelo aperfeiçoamento constante. Todos os nosso exemplo e comentários tem esse objetivo se, vez ou outra, nos referimos ao nosso movimento é como intuito de reconhecer as nossas próprias falhas para superá-las. Nenhuma mudança real se faz sozinha, seja íntima, seja social é sempre fruto de interações, contatos humanos verdadeiros. É a isso que nos propomos, aproximar nosso coração para que juntos, escutando as dores um do outro, sejamos aqueles que caminham com determinação. Esperamos que esse livro contribui a nossa transformação real.

Sobre o livro

Didática Espírita 1

Prefácio

Caros amigos e amigas educadores,
Uma nova hora soou para as atividades educacionais espíritas. Hora de grave compromisso de todos aqueles que sabem e sentem seu compromisso com a educação de espíritos que vieram ao mundo contando com o apoio do Consolador para lhes orientar as vidas.
Cabe a vós a tarefa de apresentar-lhes Kardec e o Cristo; ninguém irá realizar a tarefa que pedistes e que o Cristo confiantemente depositou em tuas mãos.
Amigo, não adie o compromisso da renovação de ti mesmo e, consequentemente, da educação espírita. Apenas aprofundando o processo de cristificação que já iniciastes, somente renovando o sentir, o agir e as tuas aulas espíritas é que sairás vitorioso da batalha no mundo.
Contamos contigo! Amigos e amigas renasceram cientes de teu compromisso, asseguras-te a eles tua dedicação, teu empenho em apresentar-lhes o caminho da verdadeira vitória espiritual. Crianças contam contigo; jovens esperam que lhes diga “há algo maior na vida, algo pelo qual vale lutar e sofrer”; adultos sem rumo precisam encontrar o amor em forma orientação e consolo.
Educador cristão, tua tarefa é imensa e bela! Confiamos em ti, contamos contigo, é por teu intermédio que nós – os amigos da educação da espiritualidade – queremos chegar a todos os corações e, em nome do Cristo, tocá-los e neles despertar os anseios sublimes, a coragem cristã e a ação transformadora do mundo. Amigo, confia no Cristo. Te asseguramos: não te faltará apoio na tarefa de renovação da educação espírita. Os tempos são chegados; que o Cristo ilumine o teu coração para que tu cumpras fielmente o
trabalho em Sua vinha.
Muita paz,
De vosso amigo,
Ivan de Albuquerque. 

Deixe seu sobre o livro