0% Completo
0/23 Passos

Referências

Livros

Obra que inicia o Espiritismo no mundo, publicada em 18 de abril de1857.

Prefácio

Palavras nossas

Em outubro de 1955 , quando iniciamos nosso segundo livro mediúnico , tínhamos ao lado , no Lar de Eurípedes , em Sacramento , MG , extraordinária equipe de sustentação , constituída pelas inesquecíveis Tia Amália e Maria da Cruz , que nos ofereciam reconfortante circuito de implementos propiciadores de singular integração espiritual .

O serviço iniciante produzia em nosso reduzido círculo um clima de paz , de júbilos e de certa curiosidade pelo desenvolvimento do tema , que se nos afigurava como os desenhos delicados de uma obra de lavor valioso , levando – nos a considerar a responsabilidade do trabalho .

Tia Amália – médium clarividente de respeitável bagagem – mostrava – se encabulada por não perceber a Entidade comunicante a não ser pela alva mão sobre o meu braço direito .

Nosso querido Francisco Cândido Xavier , então domiciliado em Pedro Leopoldo , escrevia – nos com frequência , no devotado empenho de conduzir – nos os vacilantes passos de médium incipiente , aos roteiros da disciplina . Até o iluminado Guia Emmanuel , caridosamente , empenhou – se , espontaneamente , através do seu médium , em nosso favor , com orientações incentivadoras .

Dessa forma , dois meses após a recepção do primeiro capítulo do livro , eis que o abençoado médium de Pedro Leopoldo nos remete uma carta , anunciando que Emmanuel lhe comunicara que Eurípedes estava ditando um livro por nosso intermédio .

Ante o inesperado da notícia , pusemo – nos a chorar de alegria , sentindo a responsabilidade do compromisso assumido .

Decorriam os meses . Cada vez nos sentíamos mais empolgadas pelo trabalho . Quando surgiram as primeiras páginas , em que se relacionavam as estruturas sociais e educativas da vida essênia , no sul da Judeia , o assunto era completamente estranho ao pequeno círculo e de tal sorte envolvíamo – nos na projeção mental do Autor Espiritual que as paisagens , os locais , as pessoas , tudo , tornara – se – nos extremamente familiar .

As montanhas , o mar , o povoado essênio apareciam aos olhos de todas nós como elementos já conhecidos .

Tia Amália habituara – se a solicitar – nos , todas as vezes que concluíamos os trabalhos mediúnicos da noite : “ Não leia o capítulo , antes que eu descreva os quadros e cenas que me foram mostrados . ”

As descrições de Tia Amália coincidiam de modo perfeito com as narrativas recebidas por nós .

Francisco Cândido Xavier , após a leitura da primeira parte do livro , afirmou – nos que Eurípedes aparece nestas páginas encarnado num de seus personagens .

A obra foi concluída em 16 de dezembro de 1956 . Entrega – mo – la em 1970 à experiência do notável escritor e publicista espírita Wallace Leal Rodrigues , que no – la devolveu em 1974 sem as correções , que lhe solicitamos . Assinalou o ilustre confrade , em carta , que o livro deveria ser divulgado como estava , sem modificações sofisticadoras , capazes de alterar – lhe a singeleza do estilo , vazado em termos didáticos facilmente assimilável a todas as idades , a começar pelas faixas etárias infanto-juvenis .

Evidencia Wallace L . Rodrigues que o livro contém a verdade , por isso também deve ser publicado.

Desse modo , entregamos A GRANDE ESPERA a você , leitor amigo , esperando em Jesus , venha o livro oferecer modestas sugestões ao seu bom ânimo , na jornada santificante do Bem.

Sacramento , janeiro de 1977 .

Corina Novelino

Áudio

Pintura