Curso
0% Completo
0/163 Passos

Codificação Espírita




O Livro dos espíritos

Segunda parte.  Do mundo Espírita ou Dos Espíritos. Capítulo IV: Transmigração  Progressiva. Questão 196 e 196-a. Edição Lake. Tradução: José Herculano Pires. 

Alllan-kardec-rosto-1

196. Só podendo os Espíritos melhorar-se pelo sofrimento e as tribulações da existência corporal, segue-se que a vida material seria uma espécie de crivo ou de depurador, pelo qual devem passar os seres do mundo espírita, para chegarem à perfeição?
– Sim, é bem isso. Eles melhoram através dessas provas, evitando o mal e praticando o bem. Mas somente depois de muitas encarnações ou depurações sucessivas é que atingem, num tempo mais ou menos longo, e segundo os seus esforços, o alvo para o qual se dirigem.
196-a. É o corpo que influi sobre o Espírito, para o melhorar, ou o Espírito que influi sobre o corpo?
– Teu Espírito é tudo; teu corpo é uma veste que apodrece; eis tudo.



Comentário de Allan Kardec a questão 196 e 196-a

Temos, no suco da vinha, uma imagem material dos diferentes graus de depuração da alma. Ele contém o licor chamado espírito ou álcool, mas enfraquecido por grande quantidade de matérias estranhas que lhe alteram a essência, e não chega à pureza absoluta senão depois de muitas destilações em cada uma das quais se despoja de alguma impureza. O alambique é o carpe no qual ele deve entrar para se depurar; as matérias estranhas são como o perispírito, que se purifica a si mesmo, à medida que o Espírito se aproxima da perfeição.