Magnetismo - Iniciação aos Princípios do Magnetismo

Destaques da mensagem

Avanço espírita

A “boa nova” oferecida pelo Espírito Quinemant à Sociedade Espírita diz respeito à relação entre Magnetismo e Mediunidade.

Primeiramente, ele vai tratar o Espiritismo da uma forma como muita gente compreendia em seu tempo, entendendo-o como sinônimo de manifestação espiritual, ou, no termo empregado por ele: mediunidade. Quer dizer, o Espiritismo é descrito aqui como o mecanismo de intercâmbio entre Espíritos (os desencarnados) e a humanidade (os encarnados).

Daí, ele vai propor uma definição para esse Espiritismo — ou seja, o intercâmbio mediúnico, a mediunidade em si, que no entender dele ainda era uma faculdade muito incompreendida:

"É pura e simplesmente uma variedade da ação magnética exercida por um ou vários magnetizadores desencarnados, sobre um paciente humano agindo no estado de vigília ou no estado extático, consciente ou inconscientemente."

Quinemant (Espírito)​

Portanto, o fenômeno mediúnico é um tipo de ação magnética, quando o Espírito que produz a manifestação (seja uma comunicação ou um efeito físico) age como um magnetizador. Tanto que, Quinemant vai exemplificar o procedimento do Espírito (magnetizador) para efetivar o fenômeno mediúnico através de um médium, da mesma forma como um magnetizador tradicional faz para pôr em transe hipnótico um sensitivo sonambúlico. O procedimento do Espírito sobre o médium é este:

"Ele envolve o médium com o seu fluido; ele o possui em certa medida, sem jamais conseguir fazer dele uma coisa sua, um instrumento puramente passivo."

Quinemant (Espírito)​

O aprendizado fundamental colhido dessa definição é que, necessariametne havendo magnetismo em todo fenômeno mediúnico, é certo que os Espíritos que o produzem são magnetizadores no mínimo bem iniciados, e quão melhores magnetizadores sejam eles melhor o fenômeno poderá ser produzido.

E, da outra parte, os médiuns melhor poderão exercar a prática mediúnica quanto melhor forem instruídos quanto ao magnetismo, visto que não há mediunidade sem a ação magnética.

Em suma: quem quiser ser um bom médium precisa estudar o magnetismo.

Quem quer ter uma boa relação com o seu anjo guardião, precisa conhecer bem o magnetismo.

A propósito disso, depois de dizer outras coisas igualmente importantes, Quinemant vai terminar sua mensagem dizendo:

 

"De tudo isto concluo que o magnetismo, desenvolvido pelo Espiritismo, é a pedra angular da saúde moral e material da Humanidade futura"

Quinemant (Espírito)​