Resumo

Conversamos sobre as interessantes pesquisas de Frans de Waal sobre a moralidade dos animais, inclusive, a capacidade dos animais sentirem empatia por outros animais. Como eles reagem a alegria e a dor do outro? É um tem interessantíssimo que nos afeta a todos.


  Baixar opção 01                                                          Baixar opção 02

Mensagem Encerramento

Que a paz e a alegria esteja sempre em vossos corações, queridos filhos e queridas filhas.

A luz do Cristo, ainda tão pouco aceita, poderá revelar a todos vocês a grandeza da obra do Nosso Pai, que envia ele como irmão, amigo mais velho, para mostrar como se pode conquistar a verdadeira felicidade.

Vocês já podem perceber que a felicidade também pode ser conquistada por uma compreensão científica quando esta é profunda e quando esta faz o ser aperfeiçoar o próprio comportamento. Em nosso plano, vemos com muita piedade a situação de vocês, porque é tão tolo, filhos, querer ser feliz mentindo, querer ser feliz enganando o próximo, querer ser feliz à custa de sofrimento de irmão. É impossível. E nos perguntamos, como será que eles conseguem se enganar tanto? É uma área de estudo complexa em nosso mundo, porque tudo é claro para aquele que quer ver. É muito fácil hoje em laboratório provar o que gera felicidade real, com reflexos no próprio sangue de vocês. Muito fácil em laboratório mostrar zonas do cérebro, tensão muscular, tudo que se altera quando se age no bem com intenção sincera e verdadeira, filhos. Mas vocês ainda pensam “o mundo não é assim”. Ora, como o mundo não é assim, se todas as leis são assim? Vocês é que vivem com uma imensa ilusão pensando que mais forte é quem tem mais poder de oprimir. E, coitado, vocês não vêm que aquele que oprime à noite passa por angústias terríveis. Vocês não notam que aquele que é vitorioso à custa de sacrifício do outro se torna profundamente deformado; as próprias células do corpo adquirem características monstruosas. Não duvidem disso. Não está longe de isso ser comprovado.

Importante entender sem medo: existe uma lei que rege tudo! Células do meu corpo, nervos, sistemas transmissores do meu cérebro, tudo! Emoção, angústia, alegria, prazer, dor –  tudo é regido por mesma lei. Lei de amor, lei que fará tudo sempre para encaminhar todos os seres da criação para uma vida plena de amor e virtudes. Por isso, filhos, importante olhar também ciência e pensar, com o pensamento voltado para Deus e pela lógica do Espiritismo, que coisa maravilhosa! Animais se sentem felizes quando fazem bem. Como será que pode ser diferente  com o ser humano? Como será que vocês ainda acreditam que vencedor é quem trapaceia o outro? Não! São pobres seres coitados que precisam de muito amparo, porque, mesmo que tenham tudo, o seu próprio corpo não permite que seja feliz. Não permite. Tem que viver uma vida de alucinados para que consigam suportar, porque a felicidade é proibida para eles. Entendam: aquele espírito que deseja o mal, por definição, proíbe-se da verdadeira felicidade. Essa é a grande meta dos Espíritos evoluídos: ajudar vocês a entender isso. Não é religião que traz felicidade, não. Não é ciência, não é filosofia, não. O que traz felicidade é estar ligado a lei do amor. Espiritismo é importante? Não é. Espiritismo só é importante para aqueles que o seguem de coração. Para os outros, não vale nada. Às vezes torna-se negativo, porque pesará na consciência. Ah, o budismo é importante? Não. É importância para aqueles que seguem verdadeiramente os ensinos sinceros de esse imenso e grandioso apóstolo do Mestre Maior, que é Jesus. E isso posso dizer de todas as escolas, de teorias, de pesquisa, de tradição, de mitos de crenças: serve muito! Muito precioso, se você a utilizar para ligar seu coração a lei do amor, a vibração do Pai que está em tudo; se não, não serve!

Portanto, filhos, vamos sempre pensar: é importante aprender seguir impulso de Deus, mais do que qualquer coisa. Se o Espiritismo os ajuda a isso, é uma santificada doutrina. Aqueles que seguem o Espiritismo utilizando para ligar-se a Deus e a Jesus, tornam para si o Espiritismo uma abençoada e santificada doutrina. Aqueles que apenas falam de Espiritismo são miseráveis e tristes, porque não colherão nada e só poderão culpar a si mesmos.

Filhos, que a boa semente do Cristo, que é o consolador prometido e enviado, ajude a vocês a guiarem os próprios corações a esse amigo maior, que é Jesus de Nazaré, que tem por missão sublime conduzir a todos nós ao Pai Criador do universo.

Muita paz, de vosso irmão e amigo espiritual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s