Nova Geração – 109 – Paixão de Cristo

Resumo

Refletirmos a partir da mensagem de Emmanuel – A Palavra da Cruz –  sobre o significado espiritual do período da Páscoa e da crucificação de Jesus de Nazaré.

 


Baixar 01    Baixar 02

Mensagem de encerramento


Baixar 01     Baixar 02


Que o Cristo possa iluminar os nossos corações, nos dando tranquilidade, porque apenas com o sentimento de tranquilidade íntima poderemos atravessar os momentos de grandes testemunhos, que todos, sem nenhuma exceção, somos convocados a viver.

A palavra do Cristo que é a palavra do amor e da misericórdia sempre, em todos os instantes, por isso, precisamos nos preparar para que, quando chegar o momento de nossos testemunhos, não percamos a referência do amor e da misericórdia dentro de nós.

Somos espíritos necessitados da compreensão, do amor e da paz de Jesus de Nazaré. Todos nós precisamos exercitar o vibrar com compaixão, no momento em que somos mais atacados, no momento em que mais sofremos. No momento em que a dor se faz mais intensa.

Esta é a lição que eu quero muito destacar no dia de hoje, em que lembramos o momento do intenso sofrimento do Mestre de Nazaré. Isso deve ficar marcado em nós. Ele nos ensina isso. Misericórdia, com o que abandono, misericórdia com o que humilha, misericórdia com todos aqueles que foram tão ajudados e que gritaram: crucifica Jesus, porque cederam às pressões do mundo, cederam às pressões da vaidade e do medo de punições sociais.

Muito importante que você pense nisso meu amigo, minha amiga. Será que eu serei capaz no momento em que se espera acolhimento, vier uma calúnia? Serei capaz de agir com compaixão? Senão é importante pedir ajuda daquele que veio a este mundo nos ensinar isso, porque testemunho supremo significa:

  • Agir como o Mestre no momento de maior dor;

  • Agir como o Mestre no momento de maior solidão;

  • Agir como o Mestre no momento de maior abandono.

E agir como o Mestre significa:

  • Sentir compaixão;

  • Ser capaz de olhar para aquele que trai e ver pelo ângulo de que o outro também é fraco, o outro também é doente e que o outro terá também sua estrada de amargura, e não apenas sentir-se a vítima, o coitado, o sofredor maior de todos.

Entender isso é muito importante porque o coração que faz esse exercício diariamente, se prepara para uma importantíssima ascensão espiritual. Cada dia pensar: quem me magoou hoje e tentar entender de uma forma elevada, que a situação que trouxe mágoa. Quem me fez sentir mal… Tentando entender de uma forma elevada, principalmente vendo a vantagem espiritual que a dor traz.

  • O que posso ganhar com isso se eu souber lidar de uma maneira cristã?

  • O que posso ganhar com isso se souber lidar como o Cristo lidou com aqueles que trouxeram tantas dores para o seu corpo e seu coração?

Esse exercício é simples, mas que, ao mesmo tempo, traz muitas reflexões e ensinos preciosos.

Que possamos, neste momento, ficar em paz refletindo sobre isso. Pois aquele que quer chegar preparado ao seu testemunho supremo, precisa, obrigatoriamente, treinar todos os dias a perdoar as pequenas coisas. Não apenas dizer perdoo, mas aprender a traduzir em paz, em misericórdia, em compaixão, a dor que foi trazida durante o dia.

Se você fizer isso, estará aproximando seu coração ao do Mestre. No dia do testemunho supremo, que todos nós temos de sofrer, que toda a encarnação obrigatoriamente tem. Estará muito mais preparado e conseguirá ser fiel ao Cristo na própria crucificação, que acontece de várias formas, mas que devemos contar como algo certo.

Que todos, nesse período de reflexão tão elevada, sobre a morte do governador do planeta, possam pensar também: ele não fez isso à toa, ele fez isso para que eu aprenda uma lição, porque também terei meu testemunho, posso aprender com ele e sair vitorioso.

Que todos tenham muita paz e que seja um período de intensas reflexões.

Do amigo espiritual de sempre.

 

BAIXAR PDF 1   BAIXAR PDF 2

A PALAVRA DA CRUZ

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus.” — I CORÍNTIOS 1:18

A mensagem da cruz é dolorosa em todos os tempos.

Do Calvário desceu para o mundo uma voz, a princípio desagradável e incompreensível.

No martirológio do Mestre situavam-se todos os argumentos de negação superficialmente absoluta.

O abandono completo dos mais amados.

A sede angustiosa.

Capitulação irremediável.

Perdão espontâneo que expressava humilhação plena.

Sarcasmo e ridículo entre ladrões.

Derrota sem defensiva.

Morte infamante.

Mas o Cristo usa o fracasso aparente para ensinar o caminho da Ressurreição Eterna, demonstrando que o “eu” nunca se dirigirá para Deus, sem o aprimoramento e sem a sublimação de si próprio.

Ainda hoje, a linguagem da cruz é loucura para os que permanecem interminavelmente no círculo de reencarnações de baixo teor espiritual; semelhantes criaturas não pretendem senão mancomunar-se com a morte, exterminando as mais belas florações do sentimento.

Dominam a muitos, incapazes do próprio domínio, ajuntam tesouros que a imprudência desfaz e tecem fios escuros de paixões obcecantes em que sucumbem, vezes sem conta, à maneira da aranha encarcerada nas próprias teias.

Repitamos a mensagem da cruz ao irmão que se afoga na carne e ele nos classificará à conta de loucos, mas todos nós, que temos sido salvos de maiores quedas pelos avisos da fé renovadora, estamos informados de que, nos supremos testemunhos, segue o discípulo para o Mestre, quanto o Mestre subiu para o Pai, na glória oculta da crucificação.

Emmanuel

Livro Fonte Viva de Emmanuel, Edição Feb. 

Uma resposta para “Nova Geração – 109 – Paixão de Cristo”

  1. A mensagem de encerramento foi simplesmente perfeita. Que nós reflitamos e aprendamos a transformar nossos tormentos voluntário em lições. Que sempre tenhamos o Mestre Jesus como único guia e modelo seguro !!!

O que você achou?

%d blogueiros gostam disto: