Nova Geração # 216 – Invenções Coletivas

Estudamos o curioso fato da história da ciência. Existem centenas de importantes descobertas e inventos científicos realizados, ao mesmo tempo, por diferentes pesquisadores que não se conheciam.

Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho
e sobre ele lança toda a força de sua alma,
todo o universo conspira a seu favor.

J.Goethe

Livro dos Espíritos

419. Qual a causa de uma mesma ideia, a de uma descoberta, por exemplo, se produzir em vários pontos, ao mesmo tempo?

“Já dissemos que, durante o sono, os espíritos se comunicam entre si; pois bem! Quando o corpo desperta, o espírito se lembra do que aprendeu e o homem acredita tê-lo inventado. Assim, muitos podem, simultaneamente, descobrir a mesma coisa. Quando dizeis que uma ideia está no ar, é uma figura mais justa do que supondes; cada um contribui para propagá-la, sem o suspeitar.”

Desse modo, nosso espírito revela frequentemente, ele próprio, a outros espíritos e sem nosso conhecimento, o que constituía o objeto de nossas preocupações, durante a vigília.

Nosso Espírito revela assim, muitas vezes, a outros Espíritos, e à nossa revelia, aquilo que constitui o objeto das nossas preocupações de vigília.

Mensagem de Encerramento

Que o Cristo nos ampare agora e sempre.

Vamos entender queridos amigos e amigas: por que é tão importante termos o nosso coração aberto ao mais alto? Por que é tão valiosa essa sintonia com o Mestre, com os espíritos verdadeiramente evoluídos? É porque eles nos alimentam! Porque se vamos ao sair do corpo em busca dos sonhos elevados, dos ideais verdadeiros, sempre acordaremos com as intuições maravilhosas para resolver todos os enigmas, que são barreiras a serem superadas em nossas vidas.

Sim! A solução dos problemas humanos requer elevada sintonia, é isso que muitas vezes a criatura inferior se recusa a entender. Ela pensa: eu preciso resolver este problema material, e acha que o problema material é resolvido do ponto de vista inferior, material. Tenho de lidar com isto… Nada de intuição, nada de espiritualidade… Isto daqui é um problema material… Como vocês são tolos quando pensam assim…

Não é um problema de comunicação, um problema material, objetivo, concreto? Como falar com uma pessoa que está longe? Como é que resolve? Indo em planos muito superiores aos da Terra, e de lá se encontra a solução. Assim é com cada problema da vida de vocês. Problema do corpo, dinheiro, vocês só resolvem verdadeiramente indo num plano muito acima… E lá encontra uma solução verdadeira! Porque não entende isto, vocês que tem conhecimento do Espiritismo? O problema da família, trabalho, profissional de tudo… Só se resolve quando vocês saem do corpo e vão a lugar muito acima e de lá vocês vão ver o problema completo, e vão entender, e quando vocês entendem o problema, vocês podem entender a orientação espiritual para resolvê-lo…

Muitos dizem: porque o espírito não vem e dá uma comunicação e resolve tudo? Porque é impossível ensinar a solução de um problema para quem não o compreendeu. Como explicar os passos de resolução de uma equação matemática para quem não sabe o que é equação matemática? Pelo menos entender o problema, vocês necessitam. E para entender o problema vocês precisam olhá-lo de forma elevada, ampla.

Ah, tenho problema de diabetes, o que é isto? É problema de muito açúcar… Penso ser outra coisa, mas enfim… Mas o que espírito vai fazer, além de dizer o óbvio ou não dizer nada… Mas, se vocês realmente se devotam a curar-se, a entender o motivo, a saber porque aquilo acontece, sair do corpo e olhar de um ângulo mais amplo e profundo… E ai nós podemos dizer: olha, este problema tem uma história e tem uma relação com isto e aquilo, então vocês começam a acordar com alguma intuição. Faz-se isto ao longo dos dias, semanas, e vão estudar um pouco e consulta um e consulta outro, a intuição começa a brotar e vocês começam a entender o porquê tem este problema…

Ah, Tudo em minha vida dá errado! Por quê? Se devote a isto, ore, crie uma sintonia profunda e você vai para uma assembleia, grupos de espíritos que têm semelhante questão e vocês vão estudar e vão amadurecer em grupo, coletivamente, e depois vão estar aptos a receber as instruções. Ah… Quer dizer que é por isto que a minha vida dá errada? Pois ajo assim, ou porque tenho de aprender tal coisa, e depois de aprendido, muda… Ah… Eu vivo esta situação, pois é um aprendizado neste sentido… Deixe-me aprender logo para resolver. Os problemas da vida, repito: só se resolvem quando são olhados do mais alto.

Quando vocês pensam que resolvem agindo de uma forma inferior, vocês resolvem uma coisa e criam três piores. Por isto que os espíritos não estão a toda hora dando orientações de detalhes, pois não adianta. Vão ajudar numa coisa e atrapalhar noutras dez. A vida só se resolve olhando do mais alto! É isto que eu queria muito que vocês pensassem. Enquanto vocês não olham um problema do mais alto, tudo é sempre confuso.

Vou dar apenas um exemplo: você está preso em um engarrafamento de trânsito, e ai às vezes o aparelho de vocês, GPS, diz: vá por outro lado e assim escapa de tudo. Porque ele sabe disto? Pois tem satélite, ele está olhando do mais alto… Ele está juntando várias informações e tem uma visão do mais alto, não vou discutir com uma tecnologia faz isto de diversas formas. Mas o que posso fazer é: juntar as informações de tudo e como que cria uma figura e olha do mais alto e diz: ah… Ali tem um caminho melhor. Para sair dos engarrafamentos de todos os setores da vida de vocês, só há uma saída meus filhos: olhem do mais alto, elevem-se, criem sintonia, saiam do corpo, observem do mais alto senão vocês serão estúpidos, esbarrando em tudo, tropeçando, derrubando, sofrendo.

Ainda tem alguns que acham que são mártires. São mártires da estupidez e burrice, não da elevação. É necessário lutar, enfrentar, mas com inteligência, com capacidade intelectual bem empregada. Com orientação técnica elevada. Por isto, nunca pensem que vão resolver algo na marra, de qualquer jeito, com força, isto é estupidez! Quem pode fazer isto é um boi, um touro…

É preciso olhar do mais alto, por isto sempre estamos repetindo: vinculem-se ao Cristo, elevem-se e seus problemas serão resolvidos.

Muita paz a todos,

Do amigo espiritual de sempre.

Categories: Nova Geração

O que você achou?