Nova Geração 121 – O Início de O Livro dos Espíritos

Iniciamos com este programa a série que irá estudar O Livro dos Espíritos. Inicialmente, fazemos um breve apanho histórico que nos revelará a grande e o valor espiritual deste obra. Espero que gostem e participem!

Baixar Áudio 1          Baixar áudio 2

 


 

Nova Geração 121

O Livro dos Espíritos significa a chegada do Consolador ao mundo. É o início das revelações da Doutrina Secreta à Humanidade de forma mais ampla e direta. É fruto de um trabalho de uma equipe composta pelos grandes espíritos que atuaram no impulsionamento da evolução espiritual da Terra em todas as épocas.

Allan Kardec foi o membro desta equipe escolhido por Deus para liderar a estruturação desta obra no mundo material por ser uma dos mais lúcidos espíritos desta falange. Contudo, é preciso entender que O Livro dos Espíritos nasce de uma intensa colaboração entre centenas de Espíritos elevadíssimos sob a coordenação do Cristo e de João Evangelhista, amigos milenares de Kardec.

Não por acaso este livro é registrado em forma de diálogo, simbolizando não apenas a integração amorosa entre estes espíritos, mas também a disposição destes Espíritos em dialogar com toda a Humanidade desde que esta queria viver a Verdade revelada.

Nota. A Doutrina Secreta segundo León Denis.

 Um primeiro exame, uma comparação superficial das crenças e das superstições do passado conduz, inevitavelmente, à dúvida. Mas, se se afasta o véu exterior e brilhante que escondia da multidão os grandes mistérios, se se penetra no santuário da ideia religiosa, encontramo-nos na presença de um fato de envergadura considerável. As formas materiais, as cerimônias dos cultos tinham como objetivo chocar a imaginação do povo. Atrás desses véus, as religiões antigas apareciam sob um outro aspecto; revestiam um caráter grave, elevado, ao mesmo tempo científico e filosófico. Seu ensino era duplo: exterior e público, de um lado, interior e secreto, de outro, e, neste caso, reservado, unicamente, aos iniciados. Este pôde ser reconstituído, recentemente, nas suas grandes linhas, através da sequência de pacientes estudos e de numerosas descobertas epigráficas. Desde então, a obscuridade e a confusão que reinavam nas questões religiosas dissiparam-se, a harmonia se fez com a luz. Adquiriu-se a prova de que todos os ensinos do passado se religam, que uma única e mesma doutrina encontra-se na sua base, doutrina transmitida de idade em idade a uma longa sequência de sábios e pensadores. Todas as grandes religiões tiveram duas faces, uma aparente, a outra, secreta. Nessa é o espírito; naquela, a forma ou a letra. (Livro Depois da Morte, Capítulo A Doutrina Secreta, p. 19-20.)

Mensagem de encerramento

Meus filhos, é com muita alegria que elevamos neste instante nosso pensamento ao Cristo rogando que o Senhor abençoe este projeto de paz e de luz, rogando que o Senhor nos torne dignos de servir, falando desta obra extraordinária, que o futuro da humanidade irá render as justas homenagens aplicando-a em seu dia a dia.

Vamos Senhor com a tua ajuda entender que as páginas que estão muitas vezes diante de nossos olhos representem o saber desenvolvido na Terra ao longo dos milênios. Ajuda-nos Senhor a nos tornar dignos da equipe do Consolador, da equipe liderada pelo teu coração e de Espíritos que tu amas, que fizeram esforços sublimes de traduzir as complexas realidades da vida universal para os homens limitados, nascidos da matéria.

Senhor, que tu nos guie nos labirintos das reflexões muito reveladoras, para que não magoemos os corações ainda envoltos no preconceito e na materialidade.

Ajuda-nos Senhor, acima de tudo, que possamos mostrar para os corações amantes da verdade, as luzes que nunca se apagarão expressas nestas páginas maravilhosas.

Eu pude acompanhar, por tua misericórdia, o dia da chegada deste livro ao mundo, Senhor. E neste dia eu te pedi, neste dia eu te roguei, que se fosse da Tua vontade, eu pudesse, sob quaisquer condições, colaborar na divulgação destas páginas generosas, que é a expressão de teu amor puro e sincero.

Hoje, Senhor, tu me concedes começar este trabalho e rogo a ti, ainda uma vez, que me sustente nesta caminhada, que nos ajude e a todos.

Ajuda aos pequenos na Terra e aos jovens também a entenderem a vida verdadeira, a entenderem as verdades espirituais que libertam do vício e da maldade; a entenderem que o Reino de nosso Pai é belo, é generoso, é sublime e que está aberto para todos nós, desde que desejemos viver segundo a Verdade.

Mestre, que a minha gratidão consiga, com a tua ajuda, se expressar em luz no coração, mas principalmente no coração de todos aqueles que nos ouvirão e que eu possa em minha pequenez, amigo divino, conseguir espraiar esta obra luminosa para que seja feita a Tua vontade para que os pequenos sejam consolados, que todos sintam e que todos entendam que a harmonia e o amor de nosso Pai estará sempre à disposição envolvendo as moléculas, as criaturas mais pequeninas e as galáxias.

Nós somos feitos do amor, só fomos feitos para o amor e que, por isto, acima de tudo, devemos amar. Que eu possa Mestre, apesar de minha pequenez, conseguir expressar para todos os que me ouvirão, que o nome verdadeiro deste livro se chama o Amor de Jesus pela  Humanidade.

Que assim seja.

Baixar Texto 1     Baixar Texto 2

 

4 comentários

  1. Estou querendo encontrar um caminho na espiritualidade, inspirada pelo meu filho. Espero ter entendimento para compreender as verdades

    Curtir

  2. Carlos, obrigado mais uma vez por compartilhar seus conhecimentos !!! Excelente assunto e essencial para a Doutrina Espírita !!! O Livro dos Espíritos, marco inicial da codificação da mesma e uma das fontes mais importantes de informações … Estarei acompanhando com muita dedicação !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s