Nova Geração 130 – Deus: suporte do Espírito

Nesse programa, conversamos sobre a ideia do panteísmo. Afinal, Deus é a soma de tudo ou é algo mais? Ensinam os sábios é Deus é tudo e muito mais, que Ele é tudo e está além do Infinito! Como apoio teremos a questão 14 de O Livro dos Espíritos.


Baixar opção 1   Baixar opção 2 


Texto

Nova Geração 130 – Deus: suporte do Espírito

0001

Baixar texto PDF opção 1      Baixar texto PDF opção 2

Livro dos Espíritos – Questão 14

14. Deus é um ser distinto, ou seria, segundo a opinião de alguns, o resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo, reunidas?

— Se assim fosse, Deus não existiria, porque seria efeito e não causa; ele não pode ser, ao mesmo tempo, uma coisa e outra. Deus existe, não o podeis duvidar, e isso é o essencial. Acreditai no que vos digo e não queirais ir além. Não vos percais num labirinto, de onde não poderíeis sair. Isso não vos tornaria melhores, mas talvez um pouco mais orgulhosos, porque acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, pois, de lado, todos esses sistemas; tendes que vos desembaraçar de muitas coisas que vos tocam mais diretamente. Isto vos será mais útil do que querer penetrar o que é impenetrável.

Deus: suporte do Espírito

Filhos, que o Cristo nos ajude a compreender o que significa a verdadeira caridade que é, nada mais nada menos, o atendimento objetivo, simples e sincero da vontade de Deus. Caridade é fazer a vontade do Pai em relação as nossas vidas. Não esqueçamos jamais: a relação com Deus necessita de muitas pontes até que nos tornemos espíritos puros. Qual a ponte central? Cristo! Quais são as outras pontes? As doutrinas que ampliam a nossa visão, as experiências que ampliam a nossa capacidade de sentir. Não pensem que estou fugindo do tema, estou preparando vocês para dizer: é preciso ampliar a compreensão da vida, para penetrar passo a passo a compreensão de Deus. Isso é um postulado central da codificação espírita, isto é central, entender que Deus fala com você a cada instante. Deus fala com você quando uma criança abandonada é posta em sua porta. Deus fala com você quando um pequeno incidente te leva a refletir sobre a importância da prudência. São pontes também de diálogo com o Pai. Podemos entender Deus como um ser que projeta mil pontes, a cada instante, de diálogo. Podemos entender Deus como o ser que envia mil chamadas que se concretizam a cada dia, para que possamos vê-lo e interagir com ele.

Deus, para ser compreendido, precisa ser sentido. Sentir Deus é o passo inicial para uma compreensão mais ampla do Pai. Está sentindo Deus hoje? Como? Ao invés de estar discutindo, excessivamente, tantas teorias, por que não sentir Deus em cada coisa? Deus é além do universo, mas também está presente no Universo.

Então, assim sendo, podeis sentir Deus em tudo, sabendo que a soma de tudo não é Deus, mas Deus está em cada parte. Assim, filhos e filhas, sintam Deus no sol, sintam Deus na árvore, sintam Deus na chuva, porque não é o Criador, mas é uma expressão do Criador mediada por infinitas transformações, ainda assim, é expressão do Pai. Podeis ver em cada coisa algo de Deus, da mesma forma que podeis sintonizar com o pintor pelo quadro, com o escritor pelo texto, com o compositor pela música. Podem sintonizar com Deus à em medida que abrindo o seu coração para uma de suas milhares de expressões.

São coisas mais diretas, preparações adequadas para ampliar vossa compreensão em relação ao Pai. Uma última coisa: podeis, meus filhos, reconhecer Deus em vós mesmos e isso é sublime, vocês não existem sozinhos. Vocês existem com Deus. Pensem nisto. Esta é a ideia verdadeira que tantas vezes distorceram. É impossível viver só, impossível. Da mesma forma, que você podem ver que é impossível em corpo sem vocês, sem perispírito. Apenas comparativamente dizemos: espíritos apenas existem estruturados por Deus. Se corpo material só existe estruturado por corpo perispiritual, espíritos só existem estruturados pela divindade. Então, Deus está em vocês da mesma forma que seu corpo espiritual sustenta o corpo físico. O espírito só existe sustentado pelo Criador. Este é o saber verdadeiro que vocês distorceram. Recomponham em seus corações, vocês só existem porque Deus está em vocês. Se por uma pequena fração de tempo Deus se distanciasse, vocês deixariam de existir. Da mesma forma, que quando há o desligamento, corpo deixa de existir como é. Exercício verdadeiramente iniciático que sempre dou aos meus discípulos: sintam Deus em você.

Se Deus não está em você, você não existe. Sinta que o Criador de tudo está em você. O Criador de tudo existe em você. Em conjunto com você, ligado a você. Acima de tudo, filho, te sustentando. Sua consciência existe apenas sustentada por Deus. Isto é uma verdade profunda, que vocês deveriam sentir, uma vez que vocês sentem da mesma forma: minha mão se estrutura pelo meu corpo espiritual, eu me estruturo por Deus. Não dá para viver sem Deus, para existir sem Deus. Não falo de necessidade emocional, falo de algo mais profundo. Da mesma forma que a chama da vela só existe porque existe a vela, a chama do espírito só existe porque existe Deus. Impossível de ter chama sem vela. Impossível ter espírito sem Deus. Deus é toda a estrutura que permite ao espírito existir. Vela é toda a estrutura para ter chama. Um dos rituais iniciáticos que passávamos era este: observar e sentir sua chama como chama de vela. Se Deus não está em mim, não existo. Não é uma pretensão filosófica, mas, sim, uma realidade inegável. Eu, chama, não existo sem estrutura divina. Chama de vela não existe sem estrutura de vela. Imagem perfeita para quem quer sentir Deus. Façam, vivam e sintam. Vocês serão felizes.

Do amigo espiritual de sempre. 

Baixar texto PDF opção 1      Baixar texto PDF opção 2

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s