Conversamos baseados nas questões 23 Aa 26 de O Livro dos Espíritos. Destacamos a definição de Espírito e como ele se manifesta em cada etapa do processo evolutivo. A evolução compreendida como um processo de bilhões de anos nos inspira na busca da espiritualização cristã.
Baixar Áudio opção 1 Baixar Áudio opção 2
Espírito: mineral, vegetal, humanos e anjos – Nova Geração 139
Livro dos Espíritos
http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/135.pdf
Capítulo II – Elementos Gerais do Universo
I. Conhecimento do princípio das Coisas
23. Que é o espírito?
– O princípio inteligente do Universo.
23-a. Qual é a sua natureza íntima?
– Não é fácil analisar o espírito na vossa linguagem. Para vós, ele não é nada, porque não é coisa palpável; mas, para nós, é alguma coisa. Ficai sabendo: nenhuma coisa é o nada e o nada não existe.
24. Espírito é sinônimo de inteligência?
— A inteligência é um atributo essencial do espírito; mas um e outro se confundem num princípio comum, de maneira que, para vós, são uma e a mesma coisa.
25. O espírito é independente da matéria ou não é mais do que uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?
— São distintos, mas é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência a esta.
25-a Esta união é igualmente necessária para a manifestação do espírito? (Por espírito, entendemos aqui o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades designadas por esse nome).
— É necessária para vós, porque não estais organizados para perceber o espírito sem a matéria; vossos sentidos não foram feitos para isso.
26. Pode-se conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito?
– Pode-se, sem dúvida, pelo pensamento.
Obs. Em breve, colocaremos a transcrição.